LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Seguindo Microsoft e Samsung, Oppo registra nova patente para dispositivo dobrável com 'airbags'

04 de julho de 2018 2

Definitivamente todas as companhias estão de olho no futuro dobrável dos smartphones. Após dezenas de vazamentos a respeito do Surface Phone e do Galaxy X nos últimos meses, grandes concorrentes se preparam para entrar neste mercado o mais rápido possível para que marquem o mercado com essa potencial revolução.

Agora é vez da Oppo surgir, mais uma vez, com patentes sobre dispositivos dobráveis, ou smartphones que podem virar tablets graças ao seu corpo diferente e tela flexível. Após registrar conceitos em novembro de 2017 e novamente em janeiro de 2018, a chinesa continua patenteando ideias.

Patente de design de dispositivo dobrável da Oppo (imagem: reprodução)

Uma das ideias registradas tem a ver não com o dispositivo em si, mas com a sua dobradiça. Utilizar um dispositivo dobrável todos os dias durante anos pode acabar desgastando a dobradiça do aparelho de uma forma muito mais rápida do que de costume, e talvez este possa ser o grande problema das fabricantes atualmente.

Mas a Oppo apresenta uma abordagem diferente. Para evitar danos com a abertura e fechamento constante do seu smartphone dobrável, a empresa pode utilizar minúsculas bolsas de ar (airbags) em cada metade da tela, assim, quando o dispositivo for aberto, o ar aprisionado nos casos se move para a dobradiça e atua como uma almofada para alinhar todo o corpo com a tela.

Outra patente imagina dispositivo com três telas (imagem: reprodução)

Uma segunda patente foi publicada em fevereiro deste ano, revelando que o dispositivo poderá contar com três telas no total: uma fixa e duas móveis que o usuário poderia puxar para estender o conteúdo que estiver lendo ou assistindo, por exemplo. Os dois primeiros modelos interpretam o dispositivo na parte da frente, enquanto a última imagem do modelo cinza seria a parte traseira, sem exibição de conteúdo ou telas.

Abaixo você confere outra patente, agora mais tradicional, que faz com que o modelo dobre na metade e tenha tanto um "modo smartphone" quando fechado como um "modo tablet" quando completamente aberto. Na patente também vemos outros detalhes como câmeras, sensores, alto-falante e o logo da Oppo na parte da frente.

Terceira patente para dispositivo dobrável da Oppo (imagem: reprodução)

Como dito, a companhia já patenteou e até mesmo já produziu protótipos funcionais como o que você pode ver no GIF abaixo. O modelo ainda não possui data para estreia, mas com tantas patentes, registros e vazamentos, não apenas da própria Oppo como também de todas as outras fabricantes, é possível que vejamos novidades sendo lançadas durante o ano de 2019.

Além da Oppo, Microsoft e Samsung, outras companhias definitivamente já estão se preparando para o futuro dos dispositivos dobráveis nos próximos anos. Prova disso são os constantes registros de dispositivos dobráveis da Huawei, LG, Sony e até mesmo da própria Apple.

Com a crescente revolução do mercado pelas mãos das fabricantes chinesas, como vimos o primeiro Xiaomi Mi Mix alavancar ainda em 2016 a corrida por smartphones sem bordas e as câmeras retráteis que chegaram com a linha vivo NEX e o Oppo Find X, serão estas empresas chinesas que apresentarão os primeiros dispositivos dobráveis do mercado?


2

Comentários

Seguindo Microsoft e Samsung, Oppo registra nova patente para dispositivo dobrável com 'airbags'

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas