LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xperia XA2 não repete desempenho do XA2 Ultra, mas supera Moto G6 Plus

08 de julho de 2018 19

O mercado brasileiro já teve boas adições no setor intermediário de smartphones em 2018. O TudoCelular já testou desempenho do Moto G6 e G6 Plus, do Galaxy A8, A8 Plus e A6 Plus, além do Xperia XA2 Ultra.

Agora, é a vez do modelo mais compacto da Sony, o Xperia XA2. Que tem o mesmo hardware de alguns dos citados, o chipset Snapdragon 630, e vem com apenas 3 GB de memória RAM, igual ao Moto G6. E aí, será que ele consegue manter o bom nível de seus concorrentes?

É o que vamos ver nos parágrafos a seguir, e também pode ser conferido no vídeo que abre esta matéria. Fizemos o nosso tradicional teste de velocidade, passamos alguns benchmarks e testamos o desempenho em jogos. Vai descendo a página para ver os resultados.

Teste de velocidade

O nosso teste de velocidade, para aqueles que não conhecem, consiste em abrir 12 aplicativos, começando pelo relógio, para cronometrar o tempo, e partindo para câmera, galeria, configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix e encerrando com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

O teste é realizado em duas voltas, ou seja, depois de abrir cada app, a gente reabre todos eles para ver se o processo precisa ser recarregado.

E a primeira volta aqui no Xperia XA2 levou 1min09s, quase 10 segundos a mais que o mesmo processo no modelo maior. E, com menos memória RAM, o dispositivo teve um pouco mais de dificuldade na segunda volta e, apesar de não precisar recarregar nenhum aplicativo, precisou de mais 26 segundos.

Ou seja, o tempo total ficou em 1min35s, ficando à frente apenas dos concorrentes da Motorola entre os citados na abertura desse vídeo. Ou seja, o XA2 acabou com tempo superior ao Galaxy A8 (reveja aqui), A8 Plus (reveja aqui) e A6 Plus (reveja aqui).

Esse tempo ficou abaixo também do Moto G6 Play, o que nos leva a crer que, se tivessem um multitarefas decente, os outros modelos da linha Moto G6 seriam mais velozes que o Xperia XA2. Tanto o G6 quanto o G6 Plus ficaram acima dos dois minutos em seus respectivos testes, que você pode conferir aqui (G6) e aqui (G6 Plus).

AnTuTu

E agora vamos aos testes de benchmark. No AnTuTu, que mudou recentemente seu algoritmo e agora traz resultados mais precisos, mas também entre 25% e 35% mais altos do que antes da atualização da ferramenta, o Xperia XA2 somou 89.333 pontos.

Ficou na mesma faixa dos outros dois aparelhos com o Snapdragon 630 que já testamos, ou seja, do Moto G6 Plus e do Xperia XA3 Ultra.

GeekBench

Já o GeekBench tem dois testes distintos, sendo um focado na performance do processador existente no chipset, e outro focado na GPU, ou seja, o chip gráfico, que também integra a plataforma, que nesse caso é da Qualcomm.

E os oito núcleos do Snapdragon 630, que podem alcançar clock de até 2,2GHz, conseguiram alcançar 856 pontos no single-core e 4.198 pontos no multi-core.

Já a GPU Adreno 508 presente no chipset do dispositivo alcançou pontuação de 3.896 na ferramenta GeekBench.

3D Mark

O 3D Mark é outra ferramenta utilizada nos testes do TudoCelular, que traz análises do desempenho gráfico do dispositivo. Esta ferramenta também teve uma atualização recente, que incluiu uma sunga API gráfica no teste.

Na original, a OpenGL, o Xperia XA2 conseguiu 816 pontos. Já na API Vulkan, esse número cai para 696 pontos. Ambos estão próximos do obtido tanto pelo XA2 Ultra como pelo G6 Plus.

GFX Bench

E a última ferramenta de testes frios que passamos é o GFX Bench. São dois testes, realizados em duas etapas, uma com a tela ligada e outra, digamos, em segundo plano. Os testes são o Manhattan e o T-Rex.

O resultado final ficou, novamente, dentro da faixa vista nos outros dois dispositivos que levam o Snapdragon 630 em seu interior. Veja abaixo:

  • Manhattan:
    • Onscreen - 643,4 (10 fps)
    • Offscreen - 594,8 (9,6 fps)
  • T-Rex:
    • Onscreen - 1.714 (31 fps)
    • Offscreen - 1.647 (29 fps)
Jogos (Gamebench)

Mas ainda falta analisar os jogos. Com o auxílio da ferramenta Gamebench, analisamos a taxa de quadros por segundo e a qualidade da performance do Xperia XA2 em sete títulos.

Asphalt 8 chegou a 30 fps, que é o máximo permitido pelo game, travado nessa taxa. Que foi a mesma obtida pelo smartphone no Injustice 2. Clash Royale, Subway Surfers e Vainglory ficaram no máximo de 60 fps ou bem próximo disso. Modern Combat 5 chegou a 44 fps, mas foi o jogo que mais usou a CPU, chegando a 21%.

Por fim, em PUBG Mobile, que rodou com gráficos no mínimo, a gente conseguiu 26 fps com 13% de CPU e quase 700 MB de RAM, ficando bem acima dos outros jogos nesse quesito.

Mesmo assim, todos os jogos rodaram de maneira satisfatória, e o XA2 deve agradar a maior parte dos usuários menos exigentes.

Jogo FPS Estabilidade CPU GPU Memória
Asphalt 8 30 89% 7% - 422 MB
Clash Royale 59 96% 6% - 355 MB
Injustice 2 30 74% 9% - 544 MB
Modern Combat 5 44 34% 21% - 416 MB
PUBG Mobile 26 88% 13% - 692 MB
Subway Surfers 60 96% 12% - 244 MB
Vainglory 61 93% 10% - 489 MB

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Xperia XA2 ficou um pouco abaixo de outros smartphones intermediários com relação ao desempenho. O preço sugerido pela Sony é o mesmo do cobrado pela Motorola pelo Moto G6 Plus, que tem 1GB a mais de RAM, mas cujo multitarefas não funciona.

No fim das contas, o XA2 é uma opção interessante para quem busca um aparelho intermediário e não quer gastar muito. Isso, claro, considerando que os preços no mercado brasileiro estão em nível bem alto. Quem quer um smartphone com garantia e suporte oficiais por aqui, não tem muito como fugir.

Para quem não entendeu, a gente está tentando dizer que o aparelho não vale o preço cobrado, mas está dentro do que é praticado atualmente por aqui. O XA2 sai por R$ 1.700 no site da Sony, e pagando à vista sai por R$ 1.520.

O Sony Xperia XA2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Xperia XA2 não repete desempenho do XA2 Ultra, mas supera Moto G6 Plus

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas