LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É de maçã? Android Pie é lançado oficialmente pelo Google

06 de agosto de 2018 163

E finalmente terminou a espera pelos usuários para ver a versão final do Android 9.0, chamado anteriormente de Android P, chegar a sua versão final, com o Google confirmando hoje que o nome do sistema será Android Pie.

Todos os detalhes referentes a versão final, que estará disponível já para os aparelhos da linha Pixel, foram revelados. Confira!

Inteligência Artificial para adaptar ao uso

O Android 9.0 Pie vem com foco pesado em Inteligência Artificial e como o sistema pode ajudar a melhorar a vida dos usuários. Os principais destaques ficam por conta da “Bateria adaptativa”, que aprende o uso e prioriza os aplicativos mais usados, limitando aplicativos menos importantes para o usuário e o “Brilho adaptável”, que aprende como o usuário define o brilho em diferentes configurações e passa a fazê-lo de forma automática.

Outro ponto que vale citar são as “ações do aplicativo”, que prevê o que o usuário deseja fazer e oferece sugestões destacadas no smartphone. Um exemplo citado pelo Google é o de, na parte da manhã, o launcher oferecer a navegação pelo Google Maps ou o consumo de um audiolivro. Também é citado como exemplo o reconhecimento do final do dia de trabalho, sugerindo ligar para um contato específico ou a execução de uma playlist favorita.

Também foi anunciado que no final do outono americano, ou seja, no mês de dezembro, será lançado o “Slices” que mostra informações relevantes dos apps favoritos quando necessário. Basicamente, o sistema identifica que você digitou o nome de um aplicativo e já sugere ações relacionadas a ele, como pode ser visto abaixo, que, ao digitar o aplicativo Lyft, automaticamente são sugeridos os principais itinerários.

Navegação reformulada

O Google fez mudanças também na parte de navegação do sistema, baseado em um único botão inicial, visando facilitar o uso especialmente em aparelhos maiores e mais longos, permitindo operar apenas com uma mão.

Será possível visualizar a lista de aplicativos recentes, sendo em formato de cards verticais e não horizontais como é disponível no Android Oreo, por exemplo. Também foi implementado um sistema de seleção inteligente do texto, que reconhece o que está marcado e sugere ações relevantes baseadas no significado delas.

As configurações rápidas também foram redesenhadas, fornecendo melhorias, por exemplo na captura e edição de prints, controle de volumes mais simples, gerenciamento de notificações facilitado entre outras possibilidades.

Hora de desconectar um pouco!

Outro ponto destacado pelo Google como de destaque no Android 9.0 Pie é o como gastamos tempo em nossos telefones. Segundo a empresa, em pesquisa realizada, mais de 70% das pessoas disseram que querem ajuda para conseguir se desconectar mais facilmente e assim, poder ter tempo livre para realizar outras atividades.

Com isso, funções as funções apresentadas no Google I/O em maio desse ano passam a estar disponíveis oficialmente através do Android Pie, dentre os quais vale citar o "App Timer”, que permite definir limites de tempo em aplicativos, deixando o ícone cinza quando o tempo termina, o novo “Não perturbe”, que silencia todas as interrupções visuais que podem apareceriam na tela e o “Wind down”, que liga o modo luz noturna e não incomode, deixando a tela em tons de cinza perto do horário de ir dormir.

Além disso, será disponibilizado o "Bem-estar digital" (primeira tela da esquerda, na animação abaixo), que deverá chegar em breve nos aparelhos da linha Pixel e com Android One, podendo ser ativados agora para testes.

Segurança reforçada

Esse é um ponto que sempre entra em discussão quando ocorre uma briga entre usuários de Android e iOS e pelo visto, o Google está ciente que precisa melhorar mais o sistema nesse sentido.

Segundo eles, o Android Pie vem com aprimoramentos relacionados a biometria, somando a recursos de segurança de hardware, usando hardware dedicado, permitindo a proteção de dados confidenciais, dentre os quais podemos citar os financeiros como cartões de crédito.

Também foram implementadas melhorias de privacidade como o uso do protocolo TLS (evolução do SSL) como padrão e o DNS sobre TLS, visando maior proteção no transito de informações na internet, mantendo-as mais seguras e privativas.

Quem recebe o Android 9.0 Pie?

O Android 9.0 Pie já está disponível para aparelhos da linha Pixel e o Essential Phone, conforme noticiamos aqui. Já os aparelhos participantes do programa Beta, ou seja, o Nokia 6.1, Nokia 7 e Plus, Nokia 8 Sirocco, OnePlus 6, Oppo R15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21UD, Vivo X21 e o Xiaomi Mi Mix 2S deverão receber até o final do ano.

Segundo o Google também, há o trabalho com outros parceiros para o lançamento ou atualização do Android 9.0 Pie ainda nesse ano.


163

Comentários

É de maçã? Android Pie é lançado oficialmente pelo Google

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas