LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 9 Pie promete ser rápido, inteligente e funcional | Preview do TudoCelular

07 de agosto de 2018 46

Depois de vários meses de teste, Google finalmente lançou a versão final do Android 9, que recebe o nome de Pie (ou torta, em nosso bom português). O sistema ganhou uma interface reformulada, suporte nativo a navegação por gestos e entalhe na tela, além de diversas melhorias para entregar uma experiência superior.

O que separa o Android 9 dos seus antecessores é a integração com inteligência artificial, que busca aprender com o usuário para otimizar o sistema a fim de manter o alto desempenho com baixo consumo.

Liberado inicialmente para a linha Pixel e alguns aparelhos que participaram do programa de teste, depois de termos publicado resumos dos recursos na fase beta (1) (2), nós atualizamos um Pixel 2 XL para conferir as novidades da nova versão do robozinho verde e apresentar para você no vídeo acima e neste texto.

Inteligência artificial

O Android Pie é capaz de analisar os hábitos do usuário para prever suas próximas ações. Ao conectar um fone de ouvido no aparelho e abrir o app Spotify, o Android continuará a playlist que você estava ouvindo anteriormente, por exemplo.

A inteligência artificial também promete reduzir o consumo de bateria ao priorizar os apps mais importantes, deixando os demais congelados em segundo plano. Claro que já ouvimos essa conversa anteriormente com o Doze lançado no Marshmallow. Será que o Android finalmente terá um bom gerenciamento de energia?

Suporte a gestos

Depois de 7 anos usando três botões para controle do Android, o sistema móvel da Google finalmente recebeu novidades. Agora os usuários podem navegar por gestos, deslizando para cima para acessar os apps abertos, e indo para direita ou esquerda para alternar entre eles. Essa mudança será nativa na linha Pixel, mas em aparelhos de outras marcas podemos ainda esperar o método tradicional para navegação.

Suporte nativo a entalhe

A tendência que tomou conta do mercado de smartphones Android este ano foi o entalhe. Agora o sistema do robozinho vem com suporte nativo, o que deixa claro que os próximos smartphones da Google seguirão esta tendência ao mesmo tempo que adapta a interface, como o relógio que passa para o lado esquerdo da tela.

Painel de controle

O Android Pie registra o uso por cada aplicativo, além de permitir definir um tempo máximo de uso. O que pode ser uma boa para quem está viciado nas redes sociais e passa o dia inteiro grudado no smartphone. Além disso, ele ajudará a controlar os recursos de filtro de luz azul e Não Perturbe, para evitar que o usuário tenha seu sono atrapalhado.

Tema escuro

A interface do Android recebeu mudanças consideráveis com a versão 9, sendo parte da nova diretriz do design Material. Agora os usuários podem escolher aplicar um tema escuro, para que não curte toda a interface clara nativa. Ainda é possível optar pela opção automática, que muda para o tema preto quando você aplica um papel de parede com cores escuras.

Ações de apps

Na gaveta de apps do Android normalmente vemos os aplicativos mais usados no topo. Agora com a versão 9, o sistema também exibirá alguns atalhos para funções específicas mais usadas pelo usuário. Um exemplo disso seria um link para a página do TudoCelular, sem a necessidade de abrir o Chrome e buscar pelo favorito.

Rotação de tela

O Android vem com rotação de tela no modo automático por padrão. Ao usar o aparelho em modo paisagem, o conteúdo da tela é rotacionado para facilitar a leitura. No Android Pie, a rotação não é mais automática, mas há um atalho na barra de navegação para que o usuário decida qual será o modo de exibição do conteúdo, podendo escolher entre retrato e paisagem.

Gerenciamento de memória

Atualmente temos smartphones com até 8 GB de RAM, o que ajuda a manter vários apps rodando em segundo plano. No entanto, o sistema Android tenta encerrar aplicativos que consomem muita memória, como jogos pesados. O que muda na versão 9 é que caso você saia acidentalmente de um jogo ou alterne rapidamente entre aplicativos, o jogo continuará em execução.

Animações mais ágeis

O Android vem evoluindo a cada versão, trazendo um sistema cada vez mais rápido, e com o Android Pie não seria diferente. Google não apenas reformulou a interface, mas também reduziu o tempo das animações, o que faz com que o tempo de resposta do sistema tenha sido aprimorado.

Claro que isso é na linha Pixel, que traz o Android em sua forma pura. Veremos como essas animações mais ágeis serão aproveitadas pelas interfaces modificadas pelas fabricantes. Mas podemos esperar uma diferença considerável na usabilidade.

Considerações Finais

O Android está mais inteligente, rápido e funcional. A versão 9 promete alto desempenho com menor consumo de bateria. Ainda é cedo para saber se a promessa realmente será cumprida, mas o que vimos até aqui tem nos agradado bastante.

Lembrando que a nova versão já está disponível para a linha Pixel e também aparelhos que participaram do programa de teste, como o Essential Phone. Google já repassou o código para as fabricantes parceiras para que a atualização seja liberada nas próximas semanas ou meses. Podemos esperar que os principais lançamentos recebam a novidade até o final do ano.

O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

46

Comentários

Android 9 Pie promete ser rápido, inteligente e funcional | Preview do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista