LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oppo Find X2 Pro é líder na análise de câmera do DxOMark ao lado do Xiaomi Mi 10 Pro

06 de março de 2020 15

A briga pela primeira posição do pódio de análise de câmeras do DxOMark continua animada. Após o Xiaomi Mi 10 Pro desbancar o Huawei Mate 30 Pro 5G por um ponto a mais, agora é a vez do novo Oppo Find X2 Pro repetir a história ao atingir também a marca de 124 pontos e figurando ao lado do flagship da Xiaomi na primeira posição.

Com um conjunto de três câmeras poderosas incluindo um sensor principal de 48 MP Quad-Bayer com 1/1,4 polegada de tamanho que produz fotografias de 12 MP (dividindo pixels maiores para formar uma imagem de 48 MP com os pixels menores). Os sensores secundários incluem mais um sensor de 48 MP para lente grande-angular e um sensor de 13 MP para a lente periscópio com alta aproximação em fotos e vídeos sem perda de qualidade.

Configuração do conjunto de câmeras traseiras

  • Sensor principal de 48 MP com tecnologia Quad-Bayer, 1/1,4" e lente equivalente a 25mm de abertura f/1.7 e OIS
  • Sensor de 48 MP Quad-Bayer, 1/2" e lente equivalente a 16mm de abertura f/2.2
  • Sensor de 13 MP de 1/3,4" equivalente a 128mm de abertura f/3 e OIS
  • Foco PDAF em todas as lentes
  • Flash Dual-LED
  • Gravação de vídeo em 4K/60fps com HDR

Como revelado pelo DxOMark, tanto o Oppo Find X2 Pro como o Mi 10 Pro não apenas compartilham a mesma pontuação geral de 124 pontos como também os sub-scores de 134 pontos para fotografia e 104 pontos para vídeo, mas também apresentam diferenças que tornam cada um mais forte e mais fraco em determinadas áreas.

Enquanto o modelo da Xiaomi é excelente em categorias como textura e zoom, é também mais fraco em outras áreas, diz o site. "Em contraste, o [smartphone da] Oppo oferece performance mais balanceada, com resultados que são mais próximos do melhor que temos visto em quase todas as sub-categorias de foto e vídeo", e sugere ainda que aqueles com dúvida entre qual smartphone comprar prestem atenção nos detalhes de cada uma das análises para decidir o que é mais importante para as necessidades particulares de cada indivíduo.


A análise do DxOMark destaca que o software entrega uma exposição muito boa dos alvos em todos os níveis de iluminação, incluindo até mesmo a baixa luz com cenários mais desafiadores. O alcance dinâmico é amplo, permitindo que a câmera lide bem com regiões muito brilhantes e muito escuras tornando a foto homogênea, consistente e mais natural. Os detalhes são bons tanto em regiões de sombra e bilho.

Enquanto isso, a capacidade de reprodução de cores é outra forte característica da câmera, "com imagens mostrando boa renderização, boa saturação e balanço de branco preciso em condições de luminosidade externa ou em cenários internos", mas ainda assim é levemente perceptível a queda do balanço de branco em cenários internos, com algumas cores aparecendo ligeiramente mais lavadas do que o normal.

Outro ponto muito elogiado fica para o equilíbrio entre os detalhes da cena e o gerenciamento de ruído do software, que são bons em todas as condições de luz. Mesmo que a captura de detalhes seja boa, o DxOMark lembra que ainda pode ser fraca comparando com o Mi 10 Pro, por exemplo.

O nível de ruído também é bem controlado nas fotos e raramente perceptível em condições externas. Nas cenas internas é possível notar o ruído em regiões mais escuras e de sombras, "mas a Oppo realiza um trabalho muito bom, produzindo a imagem mais limpa em nossa comparação."

Outro destaque do smartphone fica para o sistema de foco automático considerado "excelente" pelo DxOMark. "Em nosso laboratório de testes, a câmera travou [o foco] nos gráficos de teste quase imediatamente pós o desfoque em toda as condições de luz."

A lente grande-angular do Find X2 Pro é semelhante ao do Mi 10 Pro com equivalência de 16mm, mas fica atrás do iPhone 11 Pro Max que apresenta lente de 13mm e dos modelos da Samsung com 12mm. Ainda assim, a qualidade fotográfica no geral é muito boa, com bons níveis de exposição, balanço de branco preciso e distorção bem controlada ao redor do enquadramento, diz o site.

Um ponto mais fraco da lente grande-angular fica para o alcance dinâmico menor do que a câmera principal, com áreas claras parecendo muito claras e estourando de tão brancas que acabam ficando.

O modo retrato do smartphone cria um ótimo isolamento dos sujeitos e tem estimativa precisa, "mesmo em elementos complexos como cabelo", com um bom gradiente entre as distâncias da paisagem e bons formatos e contraste.

A performance em cenários noturnos é "uma das melhores performances da categoria que vimos até agora", diz o site. Paisagens urbanas fotografas a noite com o flash desligada apresentam boa exposição e cor, mas apresentam menos detalhes no geração. Nas fotos acima é possível notar que o Mi 10 Pro apresenta as fotos mais brilhantes no geral, com o iPhone tendo a imagem menos saturada das três.

Já na foto abaixo o site afirma que "sujeitos podem ficar subexpostos sem flash", mas que com retratos com o flash ativado "mostra bons detalhes e exposição". Em laboratório a iluminação extra do smartphone também apresentou "bom balanço de branco, pouco ruído e bons detalhes" quando as fotos foram capturadas em cenários completamente escuros.

Apesar disso, nem sempre o smartphone oferece as melhores condições com as configurações automáticas. Abaixo, o contraste é muito mais baixo que os competidores e o rosto aparece muito plano.

Na conclusão, o DxOMark reforça que "já tinhamos visto câmeras excelente da Oppo antes, mas o Find X2 Pro é a obra prima da empresa até agora", posicionando-se ao lado do Mi 10 Pro com as maiores pontuações do site. "O Find X2 Pro provavelmente não vai te desapontar, tornando-se o dispositivo para fotógrafos mobile que queiram um dispositivo preparado para uma ampla variedade de situações."

Entre os pontos positivos encontram-se a excelente performance do foco automático, boas cores, bom alcance dinâmico, baixo ruído em todas as condições de luz, bons detalhes em fotos com zoom, boas capturas da lente grande-angular com pouca distorção e modo retrato realista com amplo alcance dinâmico.

Já entre os contras o site destaca a queda de detalhes em fotos com zoom de média alcance, o HDR falho às vezes em cenas internas e uma falta de maiores detalhes em fotos com a lente grande-angular.

O Oppo Find X2 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

Oppo Find X2 Pro é líder na análise de câmera do DxOMark ao lado do Xiaomi Mi 10 Pro

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas