LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministro das Comunicações assina portaria que obriga fabricantes a ativar rádio FM em celulares

05 de maio de 2021 89

Atualização - 05/05/2021

No início de 2021 vimos o Ministério das Comunicações receber um grande apoio das emissoras para obrigar as fabricantes a incluir o rádio FM nos celulares. Hoje um novo capítulo desta história se consolidou: Fábio Faria, Ministro das Comunicações, assinou uma portaria que obriga as fabricantes de celular a ativar o rádio FM em celulares compatíveis.

De acordo com o Poder 360, o ministro afirma que assinou a portaria após todas as fabricantes de celular no Brasil terem concordado com a exigência. Apesar disso, o Faria não deu detalhes sobre como a negociação se procedeu.

A nova exigência será aplicada a todos os celulares fabricados no país, dessa forma, todos devem ter o equipamento de rádio FM ativado para uso. O argumento do ministro é que aproximadamente 90% dos celulares vendidos no país já possuem o chip que permite a captação de ondas FM, mas a função é desativada propositalmente por razões comerciais.


Ainda, segundo o governo, o recurso é essencial para aqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos, onde a recepção de sinal de celular geralmente é fraca e impossibilita a conexão móvel, mas a frequência FM geralmente está presente, levando conectividade, informação e mais qualidade de vida para estas pessoas.

As pessoas estão em casa. […] E muita gente ainda não tem internet: 40 milhões de brasileiros e quase todo mundo tem rádio e ouve o rádio e tem celular. E uma coisa que eu não sabia antes de virar ministro é que 90% dos celulares do Brasil, eles têm rádio, mas eles não são ligados.

De acordo com a portaria, a Anatel será a responsável pelas regras que deverão ser seguidas pelas fabricantes a partir de 1º de junho. Por outro lado, vale dizer que nem sempre uma atualização de software é suficiente para fazer o rádio FM funcionar em certos aparelhos, afinal alguns deles não contam com antenas FM ou componentes que direcionem a captação por meio de algum acessório, como um fone de ouvido, por exemplo.

Por fim, esperamos que a Anatel defina e divulgue as regras para novos modelos o quanto antes, visto que muitos dos atuais não têm hardware compatível como citamos acima, o que tornaria o lançamento de dispositivos, como os iPhones, mais complexo no Brasil.

Matéria original - 22/01/2021

Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares

Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmar que pretende exigir a presença de rádio FM habilitado em todos os celulares fabricados no Brasil, associações de emissoras de rádio e televisam já afirmaram que há “irrestrito apoio” à proposta. A lista inclui Abratel, Abert e outras entidades estaduais.

De acordo com o comunicado, a ideia é considerada “urgente” e colocaria o Brasil junto a outros países de vanguarda. No entanto, não indica quais seriam essas outras nações. Atualmente, o Chile é o principal que conta com uma regulamentação semelhante – desde 2020.


A nota acrescenta que a obrigatoriedade de rádio FM nos smartphones traz benefícios à população, ao garantir o acesso à informação e servir como fonte de cultura e lazer aos seus usuários.

“A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.”


Associações de rádio e televisão

No caso específico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ainda há uma campanha – “Smart é ter rádio FM no celular” – para incentivar a compra apenas de aparelhos com suporte ao recurso.

Fabricantes são contra

Enquanto as associações de emissoras de rádio e TV já declararam seus apoios, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – representante das fabricantes – já se pronunciou contrária à obrigatoriedade de rádio FM nos dispositivos produzidos no Brasil.

De acordo com a entidade, a exigência consistiria em “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa”.

Qual é a sua posição sobre o tema? Você é contrário ou a favor da presença obrigatória de rádio FM nos smartphones fabricados em território nacional? Comente conosco!


89

Comentários

Ministro das Comunicações assina portaria que obriga fabricantes a ativar rádio FM em celulares
  • Com todo respeito, você pode não usar, mais muitas pessoas usam, eu uso, no carro, no celular e no som em casa, pra mim e fonte de lazer e noticiário, muitas pessoas nem tem internet ou quando tem e muito precária e abusivos valor, muitos se utilizam da rádio para seu conteúdo diário, todos aparelhos mais 90% vêem com chip rádio FM intalado, mais são desligados propositalmente, para forçar as pessoas a usar conteúdo on-line, sou totalmente contra isso se tem, mesmo que não use quero ele funcionando pra quando precisar, mais no meu caso uso demais, kkkkk,

      • Os fabricantes querem forçar o povo a ouvir radio e tv pela internet, p obrigar a pagar mais internet..

          • Ótima ideia para desaparecer com as caixas de abelhas com faixa AM que tem dentro de casa , os fabricantes de rádios já deveriam ter lançado rádios somente com faixa FM modernos com mais tecnologia ,

              • Interferindo no livre mercado pra uma coisa que 99,9% não usa%uD83E%uDD26

                • Se o hardware está no aparelho, eu acho válido ativar. Lembro de um antigo Motorola que eu tinha, nem era smartphone mas eu sempre ia para o trabalho ouvindo rádio ou ouvindo mp3 nos gigante cartão de memória de 128MB que eu tinha pra ele. A antena era o fone de ouvido, bastava vc colocar a antena e pronto, o rádio funcionava. Eu acho súper válido ativar o rádio em aparelhos que tem o chip e está inativo. Um simples update resolve isso. Mas obrigar novos lançamentos a incluir o rádio, ai eu acho demais.

                    • Mais uma vez a bancada mínion caindo em contradição, hora querem liberalismo e pouca interferência em mercado, hora querem arbitrariamente interferir se for pra tentar beneficiar seus apoiadores (não tô falando de eleitores, mas dos apoiadores $$$).

                      Não é possível habilitar rádio FM na maioria dos smartphones existentes, não basta ter o chip com essa capacidade, são necessários moduladores e antenas que recebem e conduzem esse sinal até o chip existente. É fisicamente impossível fazer isso na maioria dos smartphones (como os iPhones que, utilizam chips com FM integrado da Qualcomm, porém, não possuem os componentes necessários para usar essa capacidade).

                      Não é só ter um aplicativo, na maioria dos casos, será necessário que as placas fabricadas no país passem a ter um design diferente com trilhas para conexão das antenas e espaço para os moduladores, e para os smartphones já existentes, a maioria não se beneficiaria desta mudança. Basta lembrar que mesmo nos androids que TALVEZ, ALGUNS, possam ter o hardware completo esses já não recebem mais atualizações da fabricante de segurança, se quer, vão receber de software com mudanças em kernel e elaboração de uma aplicação para esse fim.

                      Claramente a bancada apoiadora ($$$), e a evangélica que controla essas mídias de fundo de quintal e contribuem com fake-news, não possuam conhecimento mínimo para perceber que essa medida NÃO trará retorno significativo de audiência.

                      Ter um único chip não é o suficiente, as placas desenhadas não possuem o restante do aparato necessário, essa mesma medida foi discutida na FCC (nos Estados Unidos) e não avançou por esta justificativa.

                      • Apple e Samsung(linha S) se ferraram bonito kk, nenhum iPhone e nenhum celualr da linha S de 2015 pra cá vem com rádio...

                        • Perceberam o viés ideológico contrário do pseudo-jornalista?

                            • Não faz sentido colocar no celular e deixar desativado. Se querem que o pessoal não consiga escutar nada gratuitamente. É so fabricar sem. Realmente isso muito pouco (não funciona com fones bluetooth), mas meu celular tem e posso optar por usar ou não.

                                • Mais um ponto do governo Bolsonaro...

                                    • Pra que isso? Já existe app para isso sem falar que e muito mais fácil por ter suporte a Alexa e Google assistente.

                                      • Excelente. Pelo preço dos aparelhos, é o mínimo.

                                          • Bom para quem usa, já eu nunca mais cheguei perto de usar o rádio FM no meu smartphone

                                              • Agora vai vir sem antena kkkkkk, gênios

                                                • Rádio é entretenimento, informação e companheirismo. Sou totalmente favorável a obrigação, mesmo não usando no meu aparelho. Onde tem wifi, ouço rádio via streaming pq não precisa de fones de ouvido pegar as emissoras. Onde a internet é precária, o FM ajuda muito, mesmo precisando ter um fone engatado pra pegar as emissoras

                                                    • Na verdade não conheço nenhum celular que não contém Rádio FM integrado, acho que o que deveria ser diferente é o uso do fone como antenas, acho que os aparelhos já deveriam sintonizar sem a necessidade de tal acessório, como é o caso de alguns produtos que já usam desse modelo.

                                                      • Ler*

                                                          • Meus pais têm seus 60 anos, eles amam demais ligar o aparelho de som na emissora de rádio, escutam felizes o dia inteiro, eu já não sinto tá tá falta assim. Um absurdo quererem obrigar a fabricação de celulares com Rádio FM. Quer dizer que celulares que não possuem rádio pois não possuem hardware para tal não poderão ser vendidos aqui no Brasil? Mas é de uma estupidez sem tamanho.

                                                              • Rádio foi bom até década de 90, passou disso ficou obsoleto!

                                                                • As pessoas gostam do rádio porquê tem preguiça dê lê.

                                                                  • Nunca más usei rádio depois que comecei a usar internet. É uma tecnologia ultrapassada que não tem mais volta. Independente de quantas leis se crie.

                                                                    • Raramente alguém ouve rádio e se a pessoa quer ouvir rádio ela vai lá e procura um modelo que tenha

                                                                      • Agora as rádios precisam tocar novidades né? A maioria toca pop de 3/4 anos atras

                                                                        • Justo, principalmente as fabricantes que colocam Rádio mas não ativam. "Ain mas eu não uso" ok, então continue não usando. Eu não uso Instagram nem Tik Tok, mas tenho maturidade pra saber que tem gente que usa e gosta e não tem nenhum problema nisso e não desejo que acabe só por que eu não uso ou goste.

                                                                            • Justo nada, sua comparação está bem errada, o certo seria: Eu não uso Instagram nem Tik Tok, mas estão querendo me obrigar a ter Instagram e Tik Tok instalando no meu celular mesmo que eu nunca vá usar

                                                                                • Basta ativarem o drive do rádio FM e disponibilizar um app na play.
                                                                                  Pq pelo menos nos Android 90% ou mais possui hardware para rádio; quem desativa é a fabricante.
                                                                                  Eu não concordo com esta lei, mais tb acho que um top, deveria no mínimo ted tudo q se tem em um aparelho de entrada ou top.
                                                                                  Ai pega todos intermediários ou de entrada tem.
                                                                                  Ja no top não tem, pq esta "ultrapassado".

                                                                                    • Lembro que na epoca dos Lumias a microsoft atualizou os aparelhos para o Windows 10 mobile, mas retirou o App do radio que vinha no Windows phone 8.1, dai os usuarios instalavam Apps de radio Fm alternativos, direto da loja do sistema, ja que o receptor de rádio do aparelho ainda estava ativo na placa é mais ou menos o que acontece com alguns aparelhos com Android, ele deve ter o receptor no hardware, mas a fabricante nao coloca o atalho no software para o usuario acessar, ou muitas vezes não deixa o recptor ativo no hardware.

                                                                                        • Saudades do lumia 830, psé quando veio a atualização e tiraram o app fiquei muito triste, era muito bom, infelizmente só tinha uns 3 app de radio, e só 1 era menos pior, infelimente a microsoft não liberava os codigos que dava acesso a ouvir o radio no alto falante, pois isso era o melhor.

                                                                                    • Depois de ler essa noticia é que fui procurar se meu telefone tinha algum app nativo pra rádio kkkkk.

                                                                                        • Tem que ter mesmo. Chupa seus Nutellas ouvintes de KLB

                                                                                            • Rádio FM é minha boceta

                                                                                              • Geração Enzo não ouve resenha esportiva, ou estação de notícias, por isso são contra. É essencial ter o rádio. A maioria dos aparelhos já vem com o chip, só que inativado.

                                                                                                Lembrando que o Brasil et muito grande e uma das poucas formas de comunicação é o rádio, principalmente no interior

                                                                                                • O meu LG k8+ tem rádio, nem uso.

                                                                                                  • Deveriam é obrigar os celulares virem com uma TV de canal aberto, ou criar um app oficial disso, aí sim digo que vale a pena, o rádio... nem tanto, mas o motivo pelo que li, foi porque muitos celulares que não tem rádio, usam app, mas e daí?

                                                                                                      • Idai que precisa de Internet pra usar uma função simples, acaba gastando Internet + bateria e quem não tem crédito pra ouvir rádio?

                                                                                                          • Exato, a melhor ideia é do wifers ao qual as rádios deveriam criar um app otimizado que gastasse poucos dados e não cobrasse na franquia de dados dos usuários!

                                                                                                              • E quem não tem acesso a internet? Como vão usar rádio?

                                                                                                                  • Exatamente, tem a outra opção que é obrigar as operadoras a colocarem dados gratuitos para apps de rádio.

                                                                                                                      • E qual o problema de se ter um icone de rádio fm no aparelho? vai maltratar a pessoa? porque tudo hoje em dia, tem que ser somente pela internet? se a pessoa não curte rádio, simplesmente não use o App é tão simples de entender, acho radio Fm muito importante nos aparelhos, ja que o Brasil é um país muito grande e muitas pessoas ainda não tem acesso facil a internet como nas grandes cidades é apenas mais uma opção, que os usuarios tem e terão nos seus aparelhos, porque tirar isso? os próprios Apps como Netflix, You tube, Deezer, Spotify e muitos outros, tem a opção de se baixar o conteudo para usar sem internet, qual o problema do radio Fm no celulares?

                                                                                                                    • Duvido essa medida ir para frente, e se for o Brasil virará um fabricante de celulares basicos. Políticos só atrapalham o Brasil em estar na indústria moderna e globalizada!

                                                                                                                        • Maioria das rádios são evangélicas, logo é a bancada evangélica exigindo.

                                                                                                                            • Cala boca seu otario fdp.
                                                                                                                              89 rock, gazeta, Band, nativa, energia 97, transamérica, jovem pan, metropolitana, mix, top.
                                                                                                                              Isso que citei só as grandes, você é um Nutella de merda, gente igual a você merece é um tiro na cara pra ter caixão lacrado.

                                                                                                                              • a tendência é acabar com o radio, ninguém mais anda utilizando é a vida... as coisas acabam... seja bem vindo a evolução

                                                                                                                                  • Eu uso, e a galera que acompanha futebol também. Muito útil pra andar na rua ouvindo futebol, notícias. Notícias principalmente no horário da manhã indo para o trabalho

                                                                                                                                    • "Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares"... Eu soube que as raposas também apoiam o plano de impedir a instalação de trancas nas portas dos galinheiros. Gente, o nome disso é LOBBY! É claro que eles irão apoiar algo que "pode" aumentar a sua (decrescente) audiência e fazer com que eles ganhem mais de seus anunciantes. Se é interessante para os brasileiros é algo totalmente irrelevante...

                                                                                                                                        • Concordo com você com relação ao lobby. Mas acho sim muito importante ter o rádio ativo em todos os aparelhos. Tem muitos lugares do país que o rádio é a principal fonte de informação. A mídia tem um papel mais importante que o entretenimento, e garantir acesso a informação é uma questão constitucional também. Então por mais que hajam interesses por trás, essa demanda do governo é legítima.

                                                                                                                                        • A maior questão neste ponto seria tamanho do receptor, na grande maioria dos celulares com radio FM, somente funciona com o fone de ouvido no aparelho, mas a tendencia de retirada desta entrada dificulta isso, é mais um modula para se colocar nos aparelhos, o caminho que as empresas de radio e o ministerio poderia trabalhar é na direção dos aplicativos de radios estarem livres das franquias de 4g, creio que mesmo assim o ganho de audiencia não seria tão grande, com as opçoes de musicas offline e escolhas proprias de musicas fica cada vez mais os programas de radio a discussoes e noticias

                                                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas