LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celulares produzidos no Brasil terão rádio FM ativado, diz ministro das comunicações

19 de janeiro de 2021 14

O ministro das comunicações, Fábio Faria, disse na última semana que todos os celulares produzidos no Brasil virão com rádio FM ativado de fábrica. Apesar da declaração, ele não deu detalhes sobre como a medida será implementada.

Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo WiFi ou plano de dados - disse em evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio.

Atualmente, as principais fabricantes que atuam no mercado de smartphones no Brasil não são obrigadas a ativar o chip de rádio FM em seus aparelhos. Mesmo assim, a grande maioria dos aparelhos básicos e intermediários contam com o recurso.


Quando o assunto são os flagships e alguns outros celulares, a situação é um pouco diferente. Por isso, existe o Projeto de Lei 8.438/2017, que tramita na Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, as principais fabricantes ficam obrigadas a ativar o rádio FM de fábrica, sem necessidade de conexão à internet.

Contudo, a tramitação está parada desde dezembro de 2019 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Segundo o autor do projeto, deputado federal Sandro Alex (PSD-PR), 97% dos aparelhos produzidos no mundo são equipados com receptor interno para transmissões em FM.

Mesmo assim, apenas 34% dos smartphones possuem o aplicativo de rádio FM ativado. Já a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) alega que o PL fere o princípio da livre iniciativa. Além disso, a lei atrapalharia a chegada de celulares importados.


14

Comentários

Celulares produzidos no Brasil terão rádio FM ativado, diz ministro das comunicações
  • O chip de FM frequência modulada está lá mas ele não tem antena e não tem gestão de energia específica para ativação desta parte do chip. O chip tem outras funções e a menos importante é FM comum em aparelhos simples, ao ponto que aparelhos mais sofisticados não os tem. Uma lei para cagar regra num setor disputado só serve para atrapalhar.

      • Tomara. Aproveite e garanta a inclusão do fone e do carregador.

          • Ele deveria obrigar as empresas a diminuir os preços do smartphone no país e nao querer implementar besteira no celular.

              • Muito bom.

                  • Incrível como em plena era do streaming o Brasil insiste em voltar ao passado. Se alguém quer o rádio FM, vai atrás de um modelo que o tenha, simples assim.

                      • Não teve um tempo atrás um pipipipopopo com o lance do fim das rádios AM que não teria sintonização no interior e o pessoal falou pra cacete que iam terminar de vez com as rádios e as FM teriam o mesmo destino e tudo seria digital/Stream? Se não me engano foi na mesma época do fim do sinal analógico da TV ...falou muito fizeram pouco
                        é outra coisa mesmo que não tenha o sintonizador de rádio no aparelho nada que o App RadioNet não resolva e vai ser feliz

                        • Que ridículo. Agora vai existir um iPhone 12 modelo Brasil que tem rádio FM, só porque um cara de gravata decidiu assinar um papel. Que vergonha desse governo, parece um bando de crianças.

                            • mais fácil parar de vender o produto do que eles fazerem uma variante para o Brasil

                                • OUTRA COISA ....Quem é Iphone 12 na Fila do Pão ? Usuário da Maça deveria ficar preocupado com a bateria ou o carregador faltando né Ou então tirar fotinho pra mostrar logo da marca pra parecer fod@#$ mesmo tendo feito um crediário nas Casas Bahia em 30X %uD83E%uDD2D

                                • Ótima notícia, to vendo o governo trabalhar bem nos últimos dias

                                    • acho interessante ter radio fm ativado nos celulares mais são tantas opções que quem quer comprar um por ter radio fm faça como eu, procure um que atenda suas necessidades e não obrigar todos a terem.

                                        • Que inutilidade. Tantos aparelhos com essa opção, pra quê obrigar a fabricante? Se for uma demanda real dos clientes, as próprias empresas farão aparelhos assim.

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                          Android

                                          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020