LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iFood suspende contas de usuários com saldo e não explica motivos | Detetive TC

14 de setembro de 2022 52

Depois de ser acusado pela concorrência de descumprir medida preventiva do Cade sobre exclusividade com restaurantes, o iFood se vê em uma nova situação de reclamações, mas agora que envolve usuários do serviço.

A plataforma de delivery tem suspendido contas desde a última semana, sem qualquer satisfação e com saldo na carteira. O Detetive TudoCelular recebeu relato sobre o caso e foi atrás de entender o que aconteceu.

Entenda o caso

Uma usuária – já perto dos seus 60 anos de idade – contou a esta coluna que tentou realizar uma compra de mercado na noite do último dia 8 de setembro. Na hora de fechar, selecionou o cupom vigente e o saldo da carteira como parte do pagamento, enquanto o restante ia passar no cartão de crédito.

Contudo, a compra não era processada, seguida por uma mensagem que dizia para ela entrar em contato com a Ajuda para mais detalhes. A pessoa diz ter tentado trocar de cartão, tirar cupom, não selecionar o saldo, porém o erro era o mesmo. Até em outros estabelecimentos, acontecia a situação idêntica.

Imagem: TudoCelular.com

O caminho foi procurar a Ajuda, em um processo um tanto quanto confuso, pois – conta a usuária – não foi fácil encontrar uma opção para falar com atendente sem algum pedido ativo. Ao relatar o que estava acontecendo, a resposta dada pelo iFood foi que houve a interrupção da transação “para garantir a sua segurança e a do nosso ecossistema”.

A saída do serviço foi pedir para selecionar o pagamento na entrega – opção a qual não fica disponível para a modalidade mercado. Além disso, não deu detalhes dos motivos para isso. A pessoa afetada insistiu por não entender o problema e reforçou que não havia a opção de pagamento na entrega.

Na sequência, a resposta da plataforma disse ter analisado a trajetória dela e tornado a conta impedida de fazer outros pedidos, além de suspender o saldo na carteira – uma quantia de R$ 88,95 –, conforme os Termos e Políticas – novamente, sem especificar o que a usuária supostamente teria feito de errado para isso.

Depois de mais insistência da vítima em querer entender o que havia acontecido, o serviço finalizou o atendimento e não deu qualquer justificativa para essa medida. E a conta seguiu suspensa, bem como o dinheiro da carteira.

Conta “suspensa”, só que não

Apesar de a usuária afetada ter ficado sem poder realizar novos pedidos na plataforma, o acesso à conta continua estável. Em outras palavras, a pessoa continua recebendo notificações com propagandas promocionais, sugestões para comprar cupons do Clube iFood ou realizar recargas por iFood Card.

Ou seja, ela ainda conseguiria gastar com serviços e créditos na plataforma, sem ao menos ter como usá-los. Caso não fosse atrás de respostas após a negativa na hora de fechar a compra, ela poderia ter gastado mais dinheiro no iFood antes de tomar conhecimento do dúbio impedimento.

Não é um caso isolado

Ao saber da história, o Detetive TC foi pesquisar na internet se havia casos similares relatados por usuários. Esta coluna encontrou uma série de queixas no site Reclame Aqui com o mesmo problema e alguns padrões.

Entre os casos encontrados, é possível notar que todos receberam a mesma mensagem durante os pedidos – para procurar a Ajuda –, também possuíam saldo na carteira – o qual ficou preso e sem ao menos a possibilidade de ser resgatado – e tiveram feedbacks semelhantes da plataforma – com uma resposta vaga e pouco esclarecedora.

Imagens: Reprodução / Reclame Aqui

Esses internautas – além da ausência de uma causa definida para a suspensão – ainda se queixam pelos mesmos motivos já mencionados acima: a possibilidade de comprar créditos sem ter como usá-los; a falta de um aviso prévio de suspensão, o que possibilitou inserir valores sem saber que não teria como utilizar futuramente; e não ter como resgatar o saldo em carteira bloqueado.

Provável bug?

Dentro desses relatos, bem como seus padrões e intervalo de tempo em que houve os casos, é possível perceber que o ocorrido em massa se tratou de um bug do sistema do iFood, que provavelmente suspendeu contas ao mesmo tempo com padrões similares de pagamento.

A causa desse erro ainda segue desconhecida, bem como qualquer previsão para que a plataforma de delivery normalize as contas dos usuários para novos pedidos com pagamento pelo app.

Resposta oficial

O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria do iFood, para tentar obter maiores explicações sobre os motivos para essa falha e quando as contas de todos os afetados estariam normalizadas.

A empresa ficou de retornar com o posicionamento na tarde desta quarta-feira (14). Porém, até o momento da produção desta coluna, não houve qualquer retorno com a nota da companhia. O espaço ficará aberto a maiores esclarecimentos futuros. Caso chegue o comunicado do iFood, este texto será atualizado.

Atualização (16/09/2022)

Segundo a usuária que nos relatou o caso, o iFood entrou em contato com ela, pediu desculpas pelo ocorrido e restaurou a conta para realizar novos pedidos normalmente.

A empresa também nos enviou uma nota, na tarde desta sexta-feira (16), na qual reforça ter entrado em contato com a consumidora e restabelecido a conta, bem como acrescenta que a medida foi tomada para garantir a segurança do sistema, além de não ter interesse em prejudicar clientes e parceiros. Confira o comunicado na íntegra:

"A empresa irá entrar em contato com a cliente para esclarecimentos e informa que a conta já foi reabilitada. É importante deixar claro, que a empresa não tem qualquer interesse em prejudicar clientes e parceiros. No entanto, para garantir a segurança do sistema diante da dimensão de transações realizadas diariamente, ela pode eventualmente, adotar algumas ações ao identificar supostas atividades que contrariem os Termos de Uso da Plataforma."


iFood

E aí, você chegou a passar por alguma situação semelhante nos últimos dias, ou conhece alguém que sofreu com o mesmo problema? Relate para a gente no espaço abaixo.


52

Comentários

iFood suspende contas de usuários com saldo e não explica motivos | Detetive TC
  • Minha conta também foi bloqueada, após a atualização do app, eu nunca cancelei pedidos e nem insultei ninguém, sempre pago pelo app! Não entendi o motivo do can

      • Estou há um bom tempo com a conta suspensa.
        Fiz reclamação no Reclame aqui e a resposta foi que foi identificada uma ação fraudulenta, que foi pedido comprovações documentais, etc, etc.
        Fiz nova reclamação pedindo para que entrassem em contato e recebi mensagem igual!

          • Ainda bem que o ifood está tomando essa decisão pois isso ocorre devido os números de golpes que usuários tão em restaurantes e o saldo em carteira nada é do que muitas vezes o estorno que o ifood da aos golpes aplicados... no chat essa senhora fala que continua comprando mesmo recebendo pedidos errados e com avarias... Isso é 90% dos cancelamentos indevidos sofridos por nós restaurantes. Aprendam a comprar sem querer dar golpe que isso para de acontecer!

              • Sabe de nada rapaz para de passar pano estão bloqueando contas de pessoas com saldo e valores altos sem a pessoa ter feito nada vai procurar teu rumo imbecil

                • monopolio dá nisso

                    • Gente vamos se juntar quem foi lesado sem ter feito nada até chegar em uma solução ninguém aqui anda cagando dinheiro nao

                        • Estou com mesmo problema não fiz nada de errado e meu saldo e de 70 já reclamei em vários lugares até no Procon e não resolveram não liberaram

                            • Eu estou com o mesmo problema e ainda não foi solucionado fiz duas reclamações no reclame aqui e nada ifood não se importa com seus clientes.

                              • Aconteceu comigo, caso bem parecido. Fiz um pedido do supermercado, tentei pagar com o cartão de crédito mas o app não aceitou. Apareceu a mensagem para entrar em contato com a ajuda e foi o que fiz. Após um dia inteiro esperando resposta, veio essa muito vaga, dizendo que eu não poderia mais fazer pedidos, que a empresa tem que garantir a "segurança do seu ecosistema".. então perguntei se eu tinha violado algum termo, mas não me responderam mais. Sorte que não uso saldo em carteira, sempre pago direto com cartão de crédito. Então postei meu caso no Reclame aqui, no dia 14/09, e no dia 16 eles deram essa mesma resposta lá, dizendo que eu nao poderia mais fazer pedidos etc. Repliquei que continuo sem saber o motivo do cancelamento da minha conta, e pedi mais uma vez para me dizerem especificamente qual foi. Aguardo a resposta deles no Reclame aqui.

                                • E eu que comprei a porcaria de um clube Ifood, aí fui adicionar o cartão pra usar eles, pq sem avisar na compra, só pode se for com cartão específico ... nada de adicionar cartão. Entrei em contato pra estorno do valor, o que é direito e lá diz que é de 7 dias, mandaram logo essa mensagem padrão e 24h depois. Uma falta de respeito isso, eles além de se acharem no direito de ficar com o saldo do cliente, ainda não cancelam e estornam o valor que é direito do cliente.

                                    • Esse e o pior app, nem uma ação judicial julgada e foi dado a sentença, eles não respeitam a ordem de um juiz.

                                        • Aconteu comigo também. Desde agosto não consigo finalizar o pagamento dentro do app, e o atendimento só envia respostas automáticas que não levam a nada. Entrei no PROCON, agora o ifood alega que minha conta foi banida por infringir os termos de uso, mas não fiz qual foi a infração.

                                            • Nem procon resolve já fiz reclamaçao no Procon e não resolveu acho que só no judicial por danos morais várias pessoas estão sendo lesadas assim como eu

                                              • Acontece isso comigo já faz 4 meses não é instabilidade do sistema de maneira alguma, falei com a central aconteceu o mesmo comigo, temos que entrar no Procon contra eles.
                                                Perdi 600,00

                                                • Aconteceu a mesma coisa comigo, eles não querem restabelecer de forma nenhuma a conta. Vou seguir para um processo.

                                                    • Também aconteceu comigo , eu comprei um ifood card de 280,00 e até agora eu não consigo usar nem se quer um real

                                                        • Ainda bem que gastei meu saldo restante antes de dar esses BO's com a plataforma. Se houvesse uma concorrência acirrada, o iFood não estaria nesse descaso.

                                                            • Tive o mesmo problema não consigo pagar online só por pix ou na entrega eles bloquearam minha conta já tem um tempo entrei em contato pra saber o motivo e não obtive nenhuma resposta até o momento não consigo fazer um pedido na plataforma por conta desse bloqueio no qual eu desconheço sendo que eu utilizo a plataforma corretamente

                                                                • Sou motoboy e trabalho com o ifood eles suspenderam minha conta dizendo que neu dispositivo foi trocado porem continuo com o mesmo dispositivo ou seja celular e nao consigo ficar on line e trabalhar fui ate o ifoid em osasco e fui atendido por uma vigilante que me passou um e mail para resolver porem o mesmo nao existe fiz uma reclamacao no reclame aqui estou aguardando quem deveria fiscalizar e o governo se nao a ifood e outros fazem o que querem .# fica a dica ...

                                                                  • Infelizmente tbm estou nesse grupo ao qual tiveram as contas bloqueadas e perante reclamação do site reclame aqui, o prazo de resposta era dia 08 de setembro mas até o momento não houve retorno.

                                                                      • Olá Valter sou entregadora e tive a minha conta desativada por informações incorreta no cadastro, o que não procede já fiz várias reclamações e só respostas automática, vou esperar até ok final do mês, se não for solucionado é PEQUENAS CAUSAS
                                                                        Entre em contato comigo adrianavz.silva@gmail.com

                                                                        • Aqui tenho 147,00 em saldo e fizeram o mesmo. Alegam suspensão da conta e nada mais que isso. Já reclamei no R.A e nunca dão uma justificativa plausível para o caso, além de ainda chegar várias notificações promocionais no app ifood.

                                                                            • Sim, praticamente o mesmo, me oferecem cupom e até o pacote de cupom que inclusive comprei e tá preso junto com 50 reais na carteira, o atendimento do ifood é horrível, faz 2 anos que não recebi varios reembolsos de compras !

                                                                                • Com certeza são saldos de pessoas que recebem o que foi pedido pela plataforma e alegam problemas para terem o dinheiro de volta e ficar com os itens pedidos

                                                                                  • Tentei usar o Ifood uma única vez e foi pra nunca mais, depois cancelei a conta e desinstalei o app pra nunca mais voltar, no fim das contas fazer uma ligação diretamente para o restaurante/lanchonete e fazer o pedido diretamente sempre deu certo e o atendimento acaba sendo melhor e mais humano.

                                                                                      • Eu também estou passando pela mesmo situação, coloquei 100 reais na minha carteira do iFood e não posso utilizar porque na hora da compra diz que minha conta foi bloqueada por eu ter violado as regras? Que regras ?
                                                                                        Mas pra fazer compras pagando na hora da entrega eu tô liberada, só não posso usar meu dinheiro que está lá. Isso é um absurdo!

                                                                                        • Estou com um valor em dinheiro preso com eles a meses. Do nada! Quando fui resgatar o meu valor após trabalhar disseram que a conta que sempre recebia os repasses não era mais valida pois o Ifood não trabalhava mais com o meu banco. Pronto. Pra que eles me passem meu valor tenho que abrir outra conta em algum Banco que eles aceitem . Sou obrigada a fazer isso?

                                                                                            • Já passei tanta raiva e descaso com o suporte deles... Parece que não querem que nós entremos em contato. Solução ? Fui no reclame aqui e rapidinho apareceram me mandando mensagem no whatsapp igual passe de Mágica.

                                                                                              • Bom... será que essa cliente não tá dando prejuízo a plataforma, solicitando muito reembolso, troca, divergência, etc? Pelo papo dela e pelo valor do saldo em carteira é uma hipótese.

                                                                                                • iFood deveria ser denunciado pelo MP, É cúmplice com vários criminosos que aplicam golpes dentro da plataforma, tem uma politica péssima de solucionar os problemas que acontecem, sabe de todos os golpes que ocorrem, como o famoso Golpe do Cancelamento, mas a cada dia que passa parece que só facilita esses tipos de condutas, acho que até ganham com esses golpes, sem falar das injustiças que acontecem com os restaurantes que perdem dinheiro e com os entregadores que são suspensos por conta de clientes/criminosos que aplicam golpes utilizando inclusive sua carteira digital movilepay

                                                                                                  • Paguei uma compra no mercado no cartão de débito e o estabelecimento cancelou meu pedido. Não recebi o estorno de 90 reais até a data de hoje. Fui informada que deveria aguardar o prazo de 30 dias para devolução.

                                                                                                    Na outra semana fiz uma compra na farmácia e o pedido foi cancelado e alegaram que não tinha ninguém na residência. O que não é verdade, estava com meu esposo doente e esperava pelo pedido.
                                                                                                    Pagamento no cartão de débito e a mesma coisa, não recebi meu estorno e disseram que tenho que aguardar 30 dias para devolução.

                                                                                                    Total que não me devolveram= R$ 256,40.

                                                                                                      • Ajuda os cara com os lanche detetive

                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas

                                                                                                          Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

                                                                                                          Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo