LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zapping Brasil: saiba mais sobre operadora de TV que promete streaming "sem delay" | Detetive TC

18 de abril de 2023 3

Em outubro de 2022, foi divulgado o comunicado de que a operadora chilena Zapping havia comprado a brasileira Guigo TV, com previsão de mudança de marca para as operações no futuro.

Agora, o Detetive TudoCelular descobriu que a provedora de TV via streaming já está em testes no país, apesar de a plataforma antiga ainda permanecer em atividade. Esta coluna apurou e conseguiu informações em primeira mão para você.

Informações descobertas

Apesar de não estar disponível para comercialização de planos no país, a Zapping Brasil já pode ser consumida pelos clientes elegíveis da Vero Internet, uma provedora que atua nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Pelo site oficial, dá para conferir algumas informações. Entre elas, o nome de um dos planos mais básicos, o Lite Plus. Este contém canais abertos, como SBT, Record, Band, Cultura, RedeTV! e Record News, além das emissoras públicas – TV Brasil, TV Brasil 2, TV Câmara e TV Senado –, religiosas e especializados em agronegócio.

Imagem: Site oficial / Zapping Brasil

Ainda há uma área de ISPs, focada em atrair provedoras que desejam ser parceiras para oferecer o serviço aos seus clientes, com a estratégia de não necessitar de investimentos extras em infraestrutura e equipamentos.

Aqui, aparece outra informação: acordos com a Globo e a Disney/ESPN para ter os seus canais na grade. A Zapping ainda se classifica como a única operadora de streaming independente a ter esses contratos.

Imagem: Site oficial / Zapping Brasil

Além da página na web, já há aplicativos em Smart TVs e aparelhos conectados. São os casos das lojas dos sistemas operacionais Tizen – em televisores da Samsung – e Roku OS – nos dispositivos da marca Roku.

Em ambos os casos, a descrição aparece em português, apesar de as capturas de tela indicarem para a versão em espanhol do serviço de streaming.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Repercussão nas redes sociais

Ao pesquisar sobre a Zapping nas redes sociais, é possível encontrar algumas postagens de usuários com acesso por meio da Vero Internet, que entregam alguns dos recursos presentes na operadora.

Um dos internautas ainda destaca um “Modo Turbo”, o qual permitiria conferir os canais em streaming “sem delay”. Veja alguns exemplos nas publicações abaixo.

Confirmações e recursos

Decidimos entrar em contato com a empresa para ter as confirmações sobre os relatos e as descobertas feitas por esta coluna. A Zapping respondeu ao Detetive TC e permitiu que testássemos a plataforma, para ter conhecimento direto sobre ela.

Segundo a operadora, a chegada ao Brasil está em preparação. Além disso, há uma série de recursos que a companhia irá oferecer aos usuários. Entre eles, estão o Modo Replay, para assistir até 7 dias retroativamente – similar ao Replay TV da Claro, por exemplo –; e o PiP (Picture in Picture), para reproduzir em segundo plano em uma telinha no celular.

A Zapping ainda oferece o HEVC (High Efficiency Video Coding), o qual possibilita ter alta qualidade de imagem utilizando menos banda de internet. Vimos que a opção pode ser assinalada no menu lateral, no app para celulares, ou na aba “Avançado” do menu superior, no aplicativo para TVs.

Modo Turbo

O Modo Turbo também foi confirmado pela Zapping ao Detetive TudoCelular. Esta ferramenta tem como finalidade reduzir o delay na transmissão dos eventos esportivos, para que você não escute o grito de gol dos vizinhos antes de ver na sua TV. Não chega a zerar o atraso, mas o diminui na faixa entre 5 e 10 segundos – ou seja, praticamente sem delay, se compararmos com os outros serviços.

De acordo com a empresa, esse modo funciona por meio da otimização dos processos de transmissão ao vivo. Na prática, a operadora divide o conteúdo em pequenos pacotes de informação, enviados em menor tempo para a plataforma de streaming.

“O Modo Turbo é uma das funcionalidades que mais estamos felizes em lançar. Ela é super especial, principalmente para quem gosta de esportes, pois resolve um dos principais problemas do streaming, que é o atraso na transmissão do conteúdo. É com essa funcionalidade que os Zappiners vão poder comemorar o gol do time do coração antes de todos os vizinhos. Ela foi construída a partir da otimização dos processos de transmissão ao vivo, dividindo o conteúdo em pequenos pacotes de informação que são enviados em tempo recorde desde o estádio até a casa de quem está ligado nas telas da Zapping.”


Zapping Brasil

A companhia acrescenta que a tecnologia não é a mesma utilizada pela própria Guigo TV, no chamado streaming ultrarrápido – que chegou a ser testado por este espaço –, para a transmissão do Paulistão de 2022.

“Esta é uma tecnologia nova, criada exclusivamente pelo nosso time, e é diferente do que a tecnologia usada pela Guigo TV no Paulistão de 2022. A funcionalidade está disponível nos canais esportivos e em transmissões especiais e pode ser ativada facilmente pela interface do aplicativo.”

Primeiras impressões

O Detetive TC chegou a experimentar a Zapping para conferir como ela funciona na prática. Tanto o app para celulares como a versão para TVs e Roku funcionam de maneira bem fluida e rápida. A mudança de canais pode ser feita por gestos no smartphone ou por números, ou seletor de canais na televisão – como se estivesse normalmente na TV aberta.

O visual também se mostrou intuitivo no acesso pelo navegador, em PCs. A Zapping oferece a possibilidade de mudar de canal, acessar a lista ou entrar e sair da tela cheia por meio de atalhos no teclado. Porém, no player para computador, não conseguimos encontrar os menus que ativam os recursos especiais, como HEVC e Modo Turbo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Por falar nas funcionalidades, um breve teste de velocidade que fizemos mostrou que o consumo de dados cai de 5-8 Mbps para 3 Mbps com o uso do codec especial. Uma função satisfatória para quem pretende ver TV no smartphone com dados móveis.

Já o Modo Turbo cumpre o que promete. Tivemos um atraso de 6 a 15 segundos, a depender da emissora e do meio utilizado. Um ponto positivo é que o aplicativo para TV parece ser mais otimizado para executar a ferramenta e ter menos atraso que o de celulares.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A lista de canais no nosso teste não conta apenas com as emissoras abertas, públicas, religiosas e de agronegócio. Também vimos na grade opções como os canais ESPN (ESPN, ESPN 2, ESPN 3 e ESPN Extra) e o BandSports, entre os esportivos; a CNN Brasil, a BandNews TV e a Record News, de notícias; o infantil Disney Channel; e os étnicos BBC World News, DW Deutsch e DW Español.

Inclusive, no caso de transmissões esportivas, há um menu interativo no app para televisores, que mostra informações adicionais, como estatísticas do jogo, classificação do campeonato exibido e escalações.

Lançamento

Questionada sobre a previsão de lançamento ao Brasil, a Zapping não divulgou uma data para iniciar a comercialização dos planos aos consumidores, porém confirmou a disponibilidade aos clientes da Vero Internet.

Ao TudoCelular, a operadora também declarou ter contrato com os canais Globo e Disney/ESPN, para oferecer uma ampla variedade de programação. Além disso, acrescentou que a operação é completamente legalizada.

E a Guigo TV?

Imagem: Reprodução

A Zapping Brasil completou que a Guigo TV continuará em atividade, até que a nova plataforma esteja disponível para assinatura. Quanto aos atuais clientes da Guigo, eles serão avisados pelos meios de comunicação oficiais do serviço sobre como contratar a Zapping, quando for lançada no Brasil.

Quais são as suas expectativas para o lançamento da Zapping no Brasil? O que você achou dos recursos que ela oferece? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


3

Comentários

Zapping Brasil: saiba mais sobre operadora de TV que promete streaming "sem delay" | Detetive TC
  • Esse mercado tem que melhorar e muito, tive DGO nunca funcionava corretamente, acabei cancelando e indo para ClaroTV+ tirando a qualidade de imagem da Claro que é bem melhor que da DGO (mais ainda não é perfeita) o serviço da claro consegue ser ruim igual a DGO, sinceramente tomara que essa operadora de uma virada nesse mercado.

      • Plano Lite Plus

        Que nome bosta

          • Se a Zapping tá nesse nível aí, então é só questão de tempos para todas outras...

            E se for verdade é claro! ZERO delay é o terror das operadoras satélite/cabo vs streaming!

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas