LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: câmeras do Lumia 950 e iPhone SE vencem Galaxy S7, S6 e Xperia XA | TudoCelular

12 de setembro de 2016 167

Na última semana nós demos início a mais um comparativo de câmeras, desta vez entre cinco smartphones. O resultado, que deveria ter sido revelado no dia 8, atrasou um pouquinho, mas nós já encerramos as votações na noite de ontem (11) e trazemos agora alguns dados bem interessantes sobre o gosto de vocês.

Lembrando que neste comparativo, bem como nos outros, nós retiramos todas as informações (EXIF) das imagens e os votos foram feitos de modo "cego", com os nossos leitores optando pela qualidade dos cliques e não por uma marca ou modelo específico. Este é um dos métodos mais legais e simples, visto que facilita bastante na veracidade dos resultados.

E aos que estão ansiosos para os resultados, vamos falar primeiro sobre a ordem dos smartphones:

Novamente, utilizamos dez cenários diferentes com ambientes variados, incluindo alguns deles em lugares internos e com luzes artificiais. No total, todas as imagens somaram 15.613 votos com uma bela variação na escolha de vocês; de um modo geral, a votação até que foi bastante equilibrada, mas o Xperia XA acabou levando o último lugar desta edição e foi o menos votado dentre eles.

iPhone SE começa na frente

Por aqui a briga foi boa entre os quatro primeiros celulares participantes, mas o Xperia XA ficou em último lugar com apenas 3% dos votos. Em primeiro nós temos o iPhone SE com sua câmera de 12 megapixels, liderando com 33% nesta imagem. O segundo lugar ficou com o Galaxy S6 (25%), deixando o Lumia 950 em terceiro (22%); diferente das últimas edições, o S7 começa em quarto lugar, com 17% dos votos.

Nesta imagem aqui, utilizamos um lugar com alto nível de contraste de cores, mas também pegamos detalhes de árvores na parte superior para dar um ar mais diferenciado ao clique.

Essa foi pro Lumia

Neste cenário, utilizamos uma estação de trem com um vagão livre em um espaço que apresenta dezenas de detalhes bacanas, além de possuirmos também um objeto centralizado com cor forte. Por aqui o Lumia 950 recebeu 43% dos votos e foi capaz de reproduzir a cor amarela com mais fidelidade que seus outros concorrentes, e isso, aparentemente, vocês conseguiram captar muito bem.

O segundo lugar ficou para o iPhone SE, com 33% (de novo!) dos votos; os outros aparelhos ficaram assim: Galaxy S7 em terceiro (13%), S6 em segundo (9%) e Xperia XA em último, com 2%.

Mais uma do Lumia

Mesmo com um corte um pouco maior que outros concorrentes, por aqui o Lumia 950 se saiu melhor mais uma vez. O dispositivo da Microsoft foi capaz de focar no que realmente importa: o contraste das cores. Ele conseguiu, mais uma vez, reproduzir todos os tons com bastante fidelidade, embora os outros participantes também tenham obtido belos resultados. Este modelo ficou na frente com 38% dos votos, deixando o segundo lugar mais uma vez para o iPhone SE (24%).

Em terceiro lugar nós temos o Xperia XA, com 18% dos votos. O celular da Sony manteve uma boa reprodução de cores e ficou na frente até mesmo do S7, que levou 14% dos votos. Não é uma diferença muito grande, embora o XA também tenha conseguido lidar melhor com a luz artificial.

O último lugar ficou para o Galaxy S6, que apesar de ter conseguido fazer um bom clique, acabou forçando demais os tons mais claros por conta da luz artificial e deixou tudo um pouco amarelado, por exemplo.

Vitória larga do iPhone SE

O iPhone SE novamente ganhou nesta votação, e dessa vez o aparelho ficou com 46% dos votos gerais. Neste ambiente, utilizamos um famoso escadão de São Paulo que além de ser cheio de cores, traz também uma boa profundidade de campo e alguns detalhes ao redor. A qualidade do clique rendeu ao celular da Apple um resultado melhor que os seus concorrentes, mas também devemos dar créditos ao Lumia 950, que obteve 28% dos votos.

Em terceiro nós ficamos com o S6, com 15% dos votos; em quarto, o Xperia XA, com 6%. Por último, mais uma surpresa: Galaxy S7 levou apenas 5% dos votos de vocês.

Xperia XA se sai melhor com a macro

A disputa aqui parece ter ficado apenas entre dois celulares: Xperia XA e iPhone SE. Respectivamente, eles tiveram 51% e 38% dos votos e se mostraram melhores que os seus concorrentes, conseguindo não apenas manter o foco no objeto em questão, mas também criando um belo efeito de desfoque nos objetos de fundo.

Galaxy S7 e S6 tiveram 3% dos votos, enquanto que o Lumia se saiu um pouco melhor, com 5%.

Olha a Apple aí de novo

O iPhone SE levou mais uma votação com facilidade: foram 44% dos votos de vocês para o celular da Apple, que conseguiu, neste ambiente, manter um nível bastante claro do céu e ainda clicou os objetos no canto esquerdo com muitos detalhes. O segundo lugar, por aqui, foi para o S7, com 30% dos votos gerais.

O terceiro lugar ficou com o Lumia 950, que obteve 13% dos votos; em seguida temos o S6 com 10% e, por último, o Xperia XA, com apenas 3%. Neste cenário, também devemos concordar que o resultado do XA acabou ficando muito mais escuro que os seus concorrentes.

Este é território do S7

A câmera do Galaxy S7 tem lente com abertura f/1.7, o que garante a ele resultados mais interessantes que os seus concorrentes quando estamos em ambientes noturnos e/ou com baixa luminosidade. Isto foi colocado em prática neste lugar fechado com luzes artificiais bem fracas, e o clique do S7 levou 51% dos votos de vocês.

Em segundo lugar temos o Lumia 950, com 26% dos votos. Por aqui o celular da Microsoft acabou cortando demais o cenário, embora também tenha finalizado com um belo resultado. Em terceiro nós ficamos com o iPhone SE (18%), deixando o Galaxy S6 e Xperia XA, respectivamente, com 3% e 2%.

Mais uma noturna do S7

Já falamos anteriormente, mas não machuca ninguém repetir: o S7 realmente consegue obter belas fotos em lugares com baixa luminosidade, e por aqui foi exatamente o que vimos novamente: o dispositivo levou 55% dos votos de vocês. Lumia 950 e Galaxy S6 ficaram bem próximos, com 21% e 20%, respectivamente.

O iPhone SE, neste cenário, levou 3% dos votos, deixando o Xperia XA com apenas 1%.

Mas por aqui precisamos fazer uma pequena observação: em cenários noturnos, o Lumia 950 foi o aparelho que mais demorou para focar em objetos distantes. Triste, porém o celular, depois de algumas tentativas, conseguiu fazer bons cliques.

Galaxy S6 vence a sua primeira

Esta aqui foi a primeira vitória do Galaxy S6, e foi uma vitória bastante larga, na realidade. O dispositivo conseguiu, neste ambiente, capturar uma imagem mais clara e com objetos mais centralizados, embora também seja possível notar certos granulados na imagem. De qualquer maneira, vocês deram a ele 62% dos votos gerais.

Em segundo lugar nós temos mais um da Samsung, o S7, que ficou com 20% da votação. Com 14%, o Lumia 950 ficou em terceiro, deixando o iPhone SE e Xperia XA com 2% cada um.

Só deu Samsung durante a noite

Finja surpresa: temos aqui, neste último clique, uma nova vitória da Samsung. Novamente com o Galaxy S7, o dispositivo levou 45% dos votos totais neste ambiente noturno, deixando o segundo lugar para o Lumia 950 (36%), que mesmo mantendo um clique mais escuro foi capaz de absorver muito bem os detalhes ao redor.

O terceiro lugar foi para o Galaxy S6, com 15% dos votos totais. Sendo assim, iPhone SE e Xperia XA se mantiveram nos últimos lugares, com 3% e 1%, respectivamente.

Conclusão

Definitivamente nós tivemos uma boa disputa por aqui. Todos os celulares deste comparativo têm preços variados, embora suas câmeras não deixem a desejar. Mas o que vimos foi que, de fato, alguns modelos conseguem se sair muito melhor que os outros em alguns ambientes específicos, como no caso da linha Galaxy S (em específico o S7) que venceu em todos os cliques noturnos.

Já durante o dia, porém, tivemos resultados mais equilibrados, com destaques para o iPhone SE, da Apple, e para o Lumia 950, da Microsoft. O Xperia XA não obteve resultados tão positivos quanto os seus concorrentes, embora tenha vencido na categoria "macro" com um clique bem bonito.

Vamos lembrando por aqui que todas as fotos foram feitas no modo automático, bem como HDR de cada câmera. Todos os cliques foram feitos na mesma hora e sob as mesmas condições de luz, e também utilizamos um tripé para quase todas as fotos. Os celulares também fizeram as fotos com o mesmo ponto de foco, logo o corte da imagem, profundidade de campo e afins ficam por conta do sensor de cada um deles.

Para fecharmos um resultado mais justo, fizemos o seguinte: o smarpthone com a foto mais votada de cada enquete ganhava 10 pontos; o segundo, 8 pontos; o terceiro, 6 pontos; o quarto, 4 pontos e o último ganhava 2 pontos. Este foi o placar final:

  1. Lumia 950: 76 pontos
  2. iPhone SE: 72 pontos
  3. Galaxy S7: 68 pontos
  4. Galaxy S6: 54 pontos
  5. Xperia XA: 36 pontos

Em breve nós atualizaremos esta página também com os votos dos nossos redatores, que também participaram da votação "cega".

(atualizado em 24 de abril de 2019, às 15:00)

167

Comentários

Resultados: câmeras do Lumia 950 e iPhone SE vencem Galaxy S7, S6 e Xperia XA | TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho