
Android 21 Nov
30 de novembro de 2016 29
Após uma semana de votação, eis que trazemos agora os resultados de nosso mais recente comparativo de câmeras com smartphones intermediários. Agradecemos aos mais de 4 mil leitores que se deram ao trabalho de analisar as fotos capturadas pelos dispositivos e deixar o seu voto, pois isto permitirá que outras pessoas interessadas na aquisição dos modelos envolvidos possam ter uma ideia melhor de como eles se saem ao tirar fotos nas mais variadas situações.
Vale lembrar que para tornar tudo o mais justo possível foram removidos os dados EXIF de todas as imagens, já que assim os usuários teriam que votar exclusivamente de acordo com as fotos que mais agradaram, sem levar em conta qualquer preferência pessoal por marca X ou Y.
Além disso, todos os dispositivos estavam no modo automático e diversas cenas foram feitas utilizando um tripé para permitir um posicionamento o mais igualitário possível, fazendo com que as diferenças de enquadramento sejam causadas basicamente pelas lentes utilizadas em cada smartphone e pela próprio posicionamento da câmera no corpo do aparelho.
Agora, deixemos de papo e vamos revelar qual a ordem dos aparelhos presentes no teste:
Vimos que diversos usuários tentaram adivinhar qual a ordem usada, porém sem sucesso, o que permite ilustrar o esforço que tivemos para que o teste fosse o mais imparcial possível.
Antes de partirmos para os resultados individuais de cada cena, devemos relembrar o método utilizado para a criação do ranking individual e final. Em cada uma das galerias abaixo foi levada em conta a posição do aparelho, ou seja, se ele foi o mais votado, segundo mais votado, e assim por diante. Tendo isto em mente, foram usados os seguintes pesos:
Além disso, foram considerados também os votos de redatores e editores do Tudo Celular, devendo ser destacado que assim como vocês eles votaram sem conhecimento dos aparelhos. Vamos então aos resultados!
Na primeira foto o M2 Note largou na frente com grande vantagem, conseguindo 52 pontos contra 38 do X Power, ocupante da segunda posição. O menos votado foi o Muv Pro com 21 pontos, seguido pelo Muv com 23. O Galaxy J5 Metal ficou na média, com 35 pontos.
Novamente o M2 Note saiu na frente, contando agora com 44 pontos contra 39 do Muv. O Muv Pro novamente foi o último com 24 pontos, porém dessa vez seguido por Galaxy J5 Metal com 26. O LG X Power marcou 36 pontos nessa cena.
Mostrando ser um páreo duro, o M2 Note levou mais uma, novamente com ampla vantagem para o segundo colocado. Ele obteve 52 pontos contra 39 do Muv. Na outra extremidade, temos X Power e Galaxy J5 Metal com 22 e 23 pontos, respectivamente, enquanto o Muv Pro fica na média com 29 pontos.
Consegue adivinhar o ganhador? Pois é, o M2 Note vem se mostrando imbatível em ambiente externo, marcando 43 pontos contra 37 do Muv, segundo colocado. Na terceira posição ficou o X Power com 32 pontos, deixando para trás Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 29 e 21 pontos, respectivamente.
A história se repete na cena 5, com o M2 Note dessa vez alcançando 47 pontos contra 38 do X Power. Galaxy J5 Metal e Muv ficaram com 30 e 28 pontos, respectivamente, enquanto o Muv Pro amargou a lanterna com apenas 22.
Eis que finalmente temos um ganhador que não é o dispositivo da Meizu. O X Power superou seu rival por apenas 1 ponto, ficando com 44 contra 43 do M2 Note. Empatados na sequência temos Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 27 pontos, enquanto o Muv ficou com apenas 24.
Assim como na cena anterior, o X Power novamente foi o ganhador, com 43 pontos contra 40 do Galaxy J5 Metal. Dessa vez, entretanto, o M2 Note quase amargou a última posição, ficando com 22 pontos contra 21 do Muv Pro. Entre os dois extremos, tivemos o Muv com 39 pontos.
Passando para ambientes internos com boa iluminação, temos o M2 Note tomando de volta o posto de melhor câmera ao marcar 52 pontos contra 41 do X Power. Galaxy J5 Metal e Muv ficaram empatados com 26 pontos cada, enquanto o Muv Pro amargou a lanterna com 20 pontos.
Seguindo o mesmo script anterior, o M2 Note liderou com 49 pontos, porém desta vez o segundo colocado foi o Galaxy J5 Metal com 35, seguido de perto pelo X Power com 34. Muv e Muv Pro ficaram nas últimas posições com 23 e 22 pontos, respectivamente.
Continuando com o "duopólio" de votos, o X Power é quem assume a ponta desta vez, ficando com 39 pontos contra 36 do Muv e 35 do Galaxy J5 Metal. O M2 Note obteve 30 pontos, ficando à frente apenas do Muv Pro com 25.
Na foto em ambiente interno noturno usando apenas a iluminação do flash, o M2 Note novamente se saiu melhor de acordo com os votos, contando com 43 pontos contra 33 do Muv, segundo colocado. Na sequência temos Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 30 pontos, e LG X Power com 29.
Passando para ambiente externo noturno, o M2 Note alcançou 46 pontos contra 39 do X Power e 38 do Muv. Bem distante disto, temos Galaxy J5 Metal com 25 pontos e Muv Pro com 17.
Eis que temos o primeiro ganhador que não foi feito por Meizu ou LG. Nesta cena, o Galaxy J5 Metal demonstrou que a abertura f/1.9 de suas lentes fazem a diferença, conseguindo marcar 46 pontos contra 43 do X Power e 38 do M2 Note. Os dispositivos da Quantum, Muv e Muv Pro, ficaram com 21 e 17 pontos, respectivamente.
Finalizando nosso ambiente noturno, tivemos novamente o Galaxy J5 Metal como vencedor, marcando dessa vez 50 pontos contra 43 do X Power. Muv e Muv Pro ficaram praticamente empatados com 28 e 27 pontos, enquanto o M2 Note ficou em último com 17.
Nas selfies, o Galaxy J5 Metal conseguiu se sair melhor que M2 Note e X Power, marcando 50 pontos contra 40 de seus rivais. O Muv ficou com 22 pontos, enquanto seu modelo Pro ficou com 13.
Somando as pontuações obtidas em todas as cenas, vemos que o M2 Note conseguiu agradar bastante tanto aos leitores quanto à equipe do TudoCelular. O "baratinho" X Power da LG vem logo em seguida, o que deve agradar quem ainda está decidindo se deseja ou não comprar o aparelho.
A grande decepção fica por conta do Muv Pro, que é o modelo mais caro do grupo e foi considerado quase que de maneira unânime como o pior em termos de fotografia.
De uma forma geral, somadas as 15 cenas tivemos:
Das 15 cenas, o modelo que mais vezes ocupou a primeira colocação foi o M2 Note, campeão em 8 delas. O aparelho que menos votado de uma forma geral foi o Muv Pro, que ficou na última posição em 11 das 15 tentativas. Analisando cenas diurnas vemos uma boa disputa entre M2 Note X Power, porém em ambientes noturnos o Galaxy J5 Metal acaba se sobressaindo, assim como na selfie.
Apenas para efeito de curiosidade, decidimos medir a luminosidade exercida pelo flash LED de cada dispositivo, o que ajuda a indicar o seu desempenho em ambientes noturnos onde o uso do componente é primordial em smartphones.
Com o auxílio de um luxímetro digital configurado para escala 1/100 (ou seja, o resultado deve ser multiplicado por 100) encontramos os seguintes valores em lux:
E você, o que achou dos resultados? O dispositivo em que mais votou foi o campeão? Deixe-nos seu comentário abaixo!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários