LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A cada minuto surgem quase seis novos malwares para dispositivos Android, segundo relatório

04 de maio de 2017 31

Não é novidade que o Android é um sistema que sofre com a segurança. Possivelmente pelo fato de ser vastamente utilizado por usuários de diferentes níveis de intimidade com a informática, a plataforma é constante alvo de malwares. Mas ainda não se sabia muito bem o tamanho desse problema.

A empresa de segurança digital GData acaba de publicar um relatório que dá a dimensão do problema. A cada dia, surgem novos 8.400 novos malwares, o que dá uma média de quase seis novos códigos maliciosos a cada minuto. Segundo o levantamento, foram mais de 750 mil novos arquivos nocivos no Android só entre janeiro e março de 2017.

Mais precisamente, a cada 10,3 segundos surge um novo malware na plataforma do Google. Para você ter uma ideia, são alguns milésimos a mais do que o tempo que um atleta olímpico de ponta corre os 100 metros rasos. No masculino, já que o recorde olímpico e mundial das mulheres é um pouco mais que isso.

De acordo com a GData, nos três meses anteriores, ou seja, no último trimestre de 2016, o número foi o mesmo. E o aumento está diminuindo, já que entre 2015 e 2016 teve um crescimento de 2,3 milhões para 3,2 milhões de malwares em 2016. Em 2017, a perspectiva é que feche em 3,5 milhões.

Infelizmente, o relatório só calculou a quantidade de malwares em dispositivos Android, não possibilitando, assim, uma comparação com os outros sistemas.

Mas por quê?

A empresa responsável pelo levantamento acredita que a dificuldade de atualização dos dispositivos é um dos principais motivos para que os vírus se espalhem tão rapidamente na plataforma. O Android Nougat, versão mais recente, foi lançado no final de agosto, mas só agora atingiu 7% dos aparelhos no mundo, por exemplo.

Mas, claro, não é apenas uma questão da versão. Até mesmo pacotes de segurança deixam de atingir dispositivos mais baratos pouco após o lançamento. Sem falar na quantidade de usuários que não atualiza, com medo de ficar com um smartphone mais lento ou com mais bugs, entre outras razões.

As dicas de segurança são as mesmas de sempre: mantenha seu sistema e aplicativos sempre atualizados, respeite avisos de segurança do navegador e do sistema, nunca baixe anexos ou clique em links de contatos desconhecidos.


31

Comentários

A cada minuto surgem quase seis novos malwares para dispositivos Android, segundo relatório

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas