LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Moto G4 Play | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

19 de maio de 2017 77

O Moto G4 Play deve receber a atualização para o Android Nougat dentro de poucas semanas, sendo ele o único modelo de sua linha ainda não agraciado com o update. Devido a isto, resolvemos realizar nosso conhecido teste de desempenho com ele para que quando for atualizado tenha uma base de comparação, e possamos assim descobrir se ele ficará melhor ou pior em termos de velocidade e fluidez.

Antes de mais nada, devemos destacar que já temos a análise completa com o dispositivo há algum tempo, além de um completo teste de bateria e de alguns comparativos de fotos e telas, dando assim margem mais do que suficiente para que você possa definir se ele é uma boa escolha ou não para o seu padrão de uso.

Em termos de especificações técnicas, caso você não esteja por dentro, o Moto G4 Play traz uma tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD, chipset Snapdragon 410 com quatro núcleos a até 1,2 GHz e GPU Adreno 306. Ele conta ainda com 2 GB de RAM e 16 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 128 GB.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Moto G4 Play leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira volta o aparelho já mostrou que pretendia brigar por espaço dentre modelos até mesmo mais caros que ele, conseguindo abrir todos os 12 apps e voltar ao cronômetro em 1 minuto e 32 segundos, o que é uma marca bastante razoável para um smartphone com chipset Snapdragon 410.

Mais interessante do que isto, contudo, foi o fato do Moto G4 Play segurar todos os apps em execução em segundo plano, precisando de apenas 37 segundos para trazê-los de volta à tela. Com isso, o modelo de entrada foi capaz de atingir a ótima marca de 2 minutos e 9 segundos no total, superando inclusive suas variantes mais potentes.

AnTuTu

Passando então para os testes teóricos, foi marcado em média algo próximo dos 28 mil pontos no AnTuTu, o que não é nenhuma surpresa devido ao conjunto oferecido pela Motorola com o aparelho.

GeekBench

No GeekBench, o Moto G4 Play mais uma vez fica no mesmo nível de tantos outros modelos com o Snapdragon 410, porém aqui tivemos uma pontuação ligeiramente mais alta no teste de GPU, demonstrando que alguma otimização foi feita pela empresa neste sentido.

3D Mark

No 3D Mark, conseguimos executar o pesado teste SlingShot, ainda que não em sua versão Extreme. Isso por si só já demonstra que ao menos para tarefas mais básicas que envolvem a parte gráfica o Moto G4 Play não terá grandes problemas.

GFX Bench

Fechando a parte de testes teóricos, temos o GFX Bench. No Manhattan o aparelho conseguiu uma taxa média de 4,1 fps com a resolução nativa da tela e apenas 1,8 fps em Full HD, demonstrando que a melhor opção foi realmente adotar uma tela "apenas" HD. No T-Rex as coisas foram um pouco melhores, com 9,6 fps na resolução nativa e 5,2 fps no teste offscreen.

Jogos

Eis que chegamos então ao esperado teste com jogos. Como sempre, foi utilizado nosso fiel escudeiro GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada pelo aparelho, sendo tanto o Modern Combat 5 quanto o Asphalt 8 executados em sua qualidade máxima, o que significa que se você quiser algo um pouco mais fluido basta abrir mão de algumas texturas.

De uma forma geral, o Moto G4 Play não decepcionou mas também não surpreendeu, apresentando uma fluidez bacana na maioria dos momentos mas podendo ter uma queda brusca em cenas com maior incidência de partículas. No Asphalt 8 tivemos a taxa média de 23 fps, subindo para 24 fps no Modern Combat 5 e 54 fps no Subway Surfers.

Conclusão

Após todos estes testes, podemos dizer que para usuários mais básicos o Moto G4 Play pode ser indicado sem qualquer tipo de problema, conseguindo "aguentar o tranco" em tarefas diárias e contando com um ótimo gerenciamento de RAM que esperamos que seja mantido com a atualização para o Android Nougat.

Para jogos, entretanto, ele não é exatamente o mais recomendado, porém títulos básicos como Clash of Clans, Clash Royale, Candy Crush e o próprio Subway Surfers devem garantir horas de diversão sem quedas bruscas na fluidez.

E você, o que achou do Moto G4 Play? Ansioso pelo update para o Android Nougat? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O Motorola Moto G4 Play TV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G4 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

77

Comentários

Desempenho do Moto G4 Play | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas