LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Xiaomi Mi Mix, Gemini Pro, Le Max 2, ZUK Z2 | Comparativo de câmeras do TudoCelular

04 de agosto de 2017 15

Completada uma semana de votação, finalmente podemos revelar qual o smartphone chinês venceu o comparativo de câmeras do TudoCelular. Valendo relembrar que a votação foi disponibilizada com imagens sem os dados EXIF (que foram removidos), para que os leitores e a equipe do TudoCelular votassem sem saber a ordem dos smartphones.

No vídeo que acompanha esta pauta temos um resumo com as melhores fotos de cada aparelho, bem como alguns testes de gravação de vídeo e áudio para medir a qualidade oferecida por cada dispositivo. Os testes foram realizados com as câmeras frontal e traseira de cada smartphone, com capturas diurnas e noturnas. Abaixo você confere as especificações de cada modelo e logo em seguida os resultados.


As fotos foram capturadas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, buscando alcançar todo o potencial do sensor. A escolha pelo uso do HDR, flash ou outro recurso ficou por parte do software da câmera de cada modelo, simulando o uso da maioria dos usuários.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

76.9 x 155 x 8.45 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.99 mm
5.7 polegadas - 2560x1440 px
81.9 x 158.8 x 7.9 mm
6.4 polegadas - 2040x1080 px
68.88 x 141.65 x 8.45 mm
5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo foram obtidos utilizando a seguinte metodologia; a criação de um ranking individual e final, com cada smartphone recebendo uma pontuação em cada comparativo individual, para que a soma de todos os pontos revele o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Após todas as explicações básicas podemos seguir para os resultados!

Foto 1

Já na primeira imagem, com bastante cores e em plena luz do dia com céu aberto e sol, vemos que há um equilíbrio entre os desafiantes, pelo menos entre os três últimos. Temos uma leve vantagem para o Mi Mix (apesar da imagem mais saturada), acompanhado pelo ZUK Z2 e logo depois o Le Max2. A surpresa negativa é o Gemini Pro, que chegou ao mercado recentemente com sistema dual para as câmeras e sistema Android puro na versão 7 Nougat.

Foto 2
Foto 2 - recorte ampliado

Na imagem dois o equilíbrio entre três smartphones fica ainda mais claro, ao termos um empate entre o Le Max2 e o Mi Mix, com o ZUK Z2 superando-os em três pontos. Aqui o desafio também foi exibir um registro feito com céu aberto e uma paisagem com detalhes ao longe. Interessante que mesmo apresentando a tão apreciada saturação em uma imagem mais clara, os votos se concentraram mais na fidelidade de cores (nem tanto) do ZUK Z2.

Foto 3

Para a terceira imagem o cenário escolhido foi uma escultura colorida debaixo da sombra de árvores em um dia ensolarado. Aqui o Mi Mix 36% dos votos por apresentar melhor combinação de cor e contraste, registrando de forma bem definida as sombras. Os dispositivos da LeEco e da Lenovo estão um pouco atrás, com o modelo da uleFone sem mostrar a que veio.

Foto 4

No quarto cenário, com cores mais neutras, o Mi Mix e o Le Max2 empatam com 32% dos votos (cada), enquanto o ZUK Z2 ficou com apenas 20%, sendo seguido de perto pelo Gemini Pro (que vai no sentido oposto ao do rival da Xiaomi no quesito cores).

Foto 5

A imagem cinco traz uma repetição do resultado anterior, mas com o ZUK Z2 melhorando um pouco mais, bem como o Le Max2, que consegue superar o Mi Mix em um ponto (pela saturação mais equilibrada).

Foto 6

Na imagem seis o Mi Mix começa a mostrar sua deficiência quando o cenário a ser fotografado são mais escuros, com a saturação excessiva piorando a situação. Os três demais modelos ficam empatados, com o ZUK Z2 levando um potinho de vantagem.

Foto 7

Com a mudança de cenário podemos perceber melhor as deficiências de cada câmera, como é o caso da imagem acima, capturada contra o sol. O Mi Mix foi bem e levou 40% dos votos, o Le Max2 ficou com 20% e o Gemini Pro sai da lanterna em um momento raro, tendo sido ajudado pela aberração escura criada pelo ZUK Z2.

Foto 8

Outra imagem contra o sol e mais uma vez temos os resultados anteriores, com a vantagem do Mi Mix diminuindo um pouco sobre o Le Max2.

Foto 9

Uma terceira foto do entardecer decreta a derrota do ZUK Z2 (pelo menos nesse tipo de cenário), o Mi Mix fica em primeiro e o Gemini Pro arranca uma inédita segunda posição, tendo conseguido apresentar uma imagem mais clara que os rivais.

Foto 10

Caso sua pretenção com o smartphone seja capturar imagens a noite e sem uma boa fonte de iluminação, os modelos Gemini Pro e Mi Mix serão uma dor de cabeça. O Le Max2 e o ZUK Z2 quase dobram os resultados dos rivais em registros noturnos.

Foto 11

E quando escurece pra valer o Le Max2 da LeEco surpreende (34%) e supera com folga os modelos rivais, com excessão do ZUK Z2 , que ficou em segundo por muito pouco.

Foto 12

Fechando as capturas em ambiente noturno, temos um registro com ainda menos ajuda de iluminação. Aqui o passeio mostra que o Mi Mix precisa melhorar bastante ainda em fotos em situações de pouca iluminação artificial.

Foto 13

Para as imagens em modo Macro temos uma escadinha, iniciando pelo ZUK Z2 (31%) e seguindo até o Gemini Pro. O Mi Mix ficou com 28%, o Le Max2 ficou com 25%.

Foto 14

A vantagem na penúltima imagem é de dois modelos, ZUK Z2 e Mi Mix, apesar de este último puxar mais para o ton amarelado. O Le Max2 ficando em terceiro, sem muitas surpresas.

Foto 15

Finalmente, um dos grandes usos das câmeras de smartphones atualmente é a captura de imagens para as mídias sociais. Então aqui temos os resultados para as câmeras frontais. ZUK Z2 e Le Max2 levam mais da metade dos votos, por apresentarem imagens mais condizentes com a realidade.

O Gemini Pro consegue a terceira posição por fugir do embelezamento facial do Mi Mix, que apresenta um resultado muito artificial (dispensaria filtros).

Potência do flash

Nosso comparativo de câmeras do TudoCelular também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

  • Mi Mix: 1.420
  • ZUK Z2: 1.338
  • Gemini Pro: 1.026
  • Le Max2: 618


É interessante notar que um flash mais potente nem sempre representará fotos noturnas melhores, como deu para perceber com o Mi Mix, enquanto o Le Max2 se saiu bem mesmo sendo tendo o conjunto de LEDs mais fraco.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  1. Le Max2: 440
  2. Mi Mix: 414
  3. ZUK Z2: 379
  4. Gemini Pro: 267
Conclusão

Fotos

O Le Max2 conseguiu o melhor equilíbrio entre os quatro smartphones ao apresentar menos saturação, capturas noturnas superiores e selfies que conseguem aplicar um efeito embelezador sem transformar a pessoa em uma figura de anime. Seus 440 pontos foram merecidos.

Na segunda colocação, com 414 pontos, temos o Mi Mix. Apesar de falhar em situações de pouca iluminação e de apresentar uma saturação exagerada, o smartphone da Xiaomi consegue apresentar imagens muito nítidas e com riqueza de detalhes quando o cenário está bem iluminado e até mesmo quando se está contra o sol. O efeito de embelezamento do Mi Mix é estravagante, mas claro que há que aprecie uma maquiagem digital para facilitar a vida nas postagens em mídias sociais.

Fecham o quadro o ZUK Z2 (379 pontos), com uma diferença pequena para os dois primeiros colocados, já que também apresentou boas capturas noturnas, mas com imagens mais escuras em cenários bem iluminado. A câmera frontal do ZUKÃO é o seu grande destaque, com o resultado mais próximo da realidade.

Na última posição está o Gemini Pro (267 pontos), que apesar de não ter feito tão feio em cenas noturnas, não agradou na sélfie com um tom meio esbranquiçado e sem vida, que se viu também nas demais capturas.

Vídeos

Interessantemente, o último colocado para fotos é a melhor opção para vídeos, com ambas as câmeras (traseira e frontal). O Gemini Pro apresenta a melhor estabilização, uma boa gravação de áudio estéreo e imagens claras e nítidas mesmo com a câmera frontal na sombra.

O segundo colocado no quesito gravação é o Le Max2, que apesar de perder para o ZUK Z2 em estabilização e câmera frontal, consegue ser um pouco melhor no conjunto. O Mi Mix está na última posição com resultados muito abaixo do que se esperava, incluindo um foco muito irregular e gravações noturnas que deixam muito a desejar.

Como Importar

A GearBest cedeu os smartphones utilizados no comparativo e você pode comprar com frete grátis. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra em até 12x no cartão de crédito. Abaixo você confere os links para cada um dos dispositivos e seus preços (sem considerar taxa de importação).

  • O Ulefone Gemini Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LeEco Le Max2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Mi Mix ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Lenovo Zuk Z2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

Resultados: Xiaomi Mi Mix, Gemini Pro, Le Max 2, ZUK Z2 | Comparativo de câmeras do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas