
29 Janeiro 2018
15 de agosto de 2017 0
Seguimos com nossos comparativos de câmeras entre modelos nas faixas mais baixas de preço disponíveis oficialmente em solo brasileiro, colocando dessa vez lado a lado o Vibe K6 da Lenovo, o Galaxy J5 Metal da Samsung, o A3 XL Max da Alcatel e o Moto E4 da Motorola, todos encontrados na casa de até R$ 700 em grandes varejistas.
O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).
O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:
No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.
O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.
Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.
Vibe K6 e Moto E4 são os modelos com menor tela, ambos contando com painel IPS LCD de 5 polegadas. O modelo da Lenovo, porém, tem tela Full HD, enquanto o da Motorola tem resolução apenas HD. Logo em seguida vem o Galaxy J5 Metal com tela de 5,2 polegadas Super AMOLED, ostentando também a resolução HD. Por fim, temos o A3 XL Max com um enorme display IPS LCD de 6 polegadas, que conta com resolução HD.
Em ambiente externo com brilho máximo nenhum dos aparelhos foi capaz de prover uma visibilidade aceitável a menos que você ficasse exatamente de frente para o display, sendo praticamente impossível enxergar qualquer coisa caso o ângulo fosse mudado mesmo que ligeiramente. O menos pior deles foi o Galaxy J5 Metal, que em alguns momentos ainda permitiu um vislumbre do que estava sendo exibido.
Resolvemos colocar os aparelhos com brilho automático para ver como eles se saíam, ficando o Galaxy J5 Metal com seu modo externo ativado, já que o dispositivo da Samsung não tem sensor de luminosidade. Mais uma vez, porém, ele foi o único a permitir alguma visualização por aqui, demonstrando que os demais podem não ser os mais indicados a menos que você vá sempre manter a tela virada exatamente de frente para os seus olhos.
Passando então para ambiente interno, tivemos Galaxy J5 Metal e Vibe K6 como os mais interessantes em todos estes aspectos, com o modelo da Lenovo tendendo a saturar um pouco mais as cores mas entregando uma nitidez muito maior por causa de sua densidade de pixels superior, enquanto o da Samsung entregou tons mais reais e maior contraste.
Deixamos as telas exatamente como estavam e apagamos as luzes para ver como os aparelhos se saíam, sendo uma boa forma de dar ênfase ao conteúdo exibido já que todas as demais distrações são removidas do plano de fundo. Este cenário reafirmou o que acabamos de ver, com o Galaxy J5 Metal entregando níveis de contraste superiores e cores mais fiéis, enquanto o Vibe K6 foi responsável por uma maior nitidez e saturação.
No teste de ambiente noturno com brilho mínimo a gente espera demonstrar qual dos aparelhos se sai melhor em termos de fadiga visual, sendo algo especialmente útil para quem pretende usar muito o dispositivo durante a noite ou em locais internos com baixa iluminação. O modelo que se saiu pior aqui foi o A3 XL Max da Alcatel, mas nada muito absurdo, enquanto o Vibe K6 figurou como o que entregou o brilho mais baixo, permitindo uma visualização mais confortável.
Por fim, elevamos o brilho ao máximo possível no mesmo cenário, buscando simular aqueles momentos em que você esqueceu de reduzir o brilho e pegou o celular para ver as notificações em um local escuro. Como esperado, todos eles estouraram quase que completamente as imagens, fazendo com que muitos detalhes fossem perdidos e devendo incomodar bastante aos olhos mais sensíveis. Fosse para apontar um ganhador por aqui, porém, poderíamos dar a vitória para o Vibe K6.
Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.
Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.
Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.
Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:
Por possuir tela Super AMOLED, o Galaxy J5 Metal desliga completamente os pixels quando exibindo uma imagem preta (seja com brilho máximo ou mínimo), o que não acontece nos demais por menor que seja o brilho emanado.
De uma maneira geral podemos dar a vitória para o Vibe K6, sendo o modelo da Lenovo capaz de entregar um resultado mais consistente na maioria dos ambientes. Caso você saia muito de casa durante o dia, porém, o Galaxy J5 Metal é uma opção a ser considerada, já que ele consegue entregar um ângulo de visão muito mais satisfatório em locais ensolarados e ainda possui os melhores níveis de contraste e fidelidade de cores dentre os modelos comparados.
O ponto negativo para o modelo da Samsung, entretanto, é a falta do sensor de luminosidade, obrigando o usuário a regular o brilho manualmente por meio da barra na central de notificações.
Moto E4 e A3 XL Max foram os menos satisfatórios em todos os cenários, apresentando visibilidade ruim em ambientes ternos, bastante reflexo no vidro que protege a tela, pouco ângulo de visão (principalmente o Moto E4) e brilho mínimo não tão baixo assim para ambientes noturnos.
E você, o que achou dos aparelhos? Concorda com nosso veredito? Deixa seu comentário aí embaixo!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários