01 Março 2018
De acordo com informações do TechCrunch, o Facebook implementou uma nova funcionalidade no iOS que, apesar de parecer inofensiva, pode pegar de surpresa alguns usuários desavisados. Trata-se do recurso "Proteger" que começou a aparecer para alguns usuários, no entanto, ele nada mais é do que um spyware.
Desta forma, quando um usuário clica no Proteger, ele é solicitado a instalar em seu aparelho um aplicativo de VPN nativo do Facebook. Entretanto, apesar de fornecer o que promete, esse aplicativo também foi desenhado para "coletar dados dos usuários".
Assim, de acordo com o próprio Facebook, o usuário ajudará a rede social a "melhorar os produtos e serviços do Facebook". O TechCrunch revelou ainda que o app da rede social é o Onavo que foi adquirido pela empresa no ano de 2013.
Ao pesquisar da App Store, podemos ver na descrição do Onavo que ele também serve para coletar dados de usuários:
Para fornecer esta camada de proteção, o Onavo usa uma VPN para estabelecer uma conexão segura para direcionar todas as suas comunicações de rede através dos servidores do Onavo. Como parte deste processo, o Onavo cobra seu tráfego de dados móveis. Isso nos ajuda a melhorar e operar o serviço Onavo ao analisar o uso de sites, aplicativos e dados. Como fazemos parte do Facebook, também usamos essas informações para melhorar os produtos e serviços do Facebook, obter informações sobre os produtos e serviços que as pessoas valorizam e criar melhores experiência
Apesar de ser sincero em sua descrição, muita gente pode acabar usando o recurso do Facebook sem saber que, ao instalar o app, estará fornecendo ainda mais dados para a rede social de Mark Zuckerberg.
Por enquanto, nem a Onavo nem o Facebook quiseram comentar o assunto, mas vale lembrar que o Facebook já vem há algum tempo sendo questionado sobre a privacidade de seus usuários, sendo que alguns deles acabam abandonando a rede social.
Comentários