LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

24 de maio de 2020 78

iPhone sempre foi um celular caro, ainda mais aqui no Brasil, onde a Apple usa um dólar imaginário maior do que o que já temos. Mas, com a alta generalizada dos preços e fabricantes Android batendo recordes de preço de lançamento, iPhones "econômicos" podem chamar mais a sua atenção.

Em 2017 a Apple lançou o iPhone SE original, e depois disso investiu em aparelhos mais simples como o iPhone 8, e agora volta a apostar no nome SE. E ele não chegou barato aqui, mas é o suficiente para você se perguntar se ele supera ou não o iPhone 8.

Será que esse do ano passado é melhor? Será que o mais novo é mais otimizado? Se você está interessado, acompanhe este comparativo aqui, no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone SE

Se você sentia falta do botão home físico, do leitor de digitais, pode comemorar, pois eles estão de volta no iPhone SE. E isso o deixa bem parecido com o próprio iPhone 8. Na verdade, sendo claros, é exatamente a mesma carcaça, uma medida para economizar dinheiro.

E isso significa que em pleno 2020 temos um aparelho com visual de três anos atrás, com bordas laterais grandes e superiores ainda maiores. A parte debaixo abriga o Touch ID, que é rápido e preciso em ambos, e a superior fica com câmera e sensores, além de saída de som.

Apple iPhone 8

Atrás, a traseira é em vidro resistente a riscos em ambos, e apenas uma câmera aparece, saltada. O corpo é em alumínio e há proteção IP67. As medidas e peso são as mesmas, e são bons aparelhos para quem procura algo menor do que o padrão atual do mercado, pois são mais compactos..

A conexão ainda é Lightning e eles continuam com slot que guarda apenas um chip SIM, mas agora o iPhone SE traz um eSIM interno, permitindo que ele seja dual SIM.

Pelo detalhes do dual SIM, que é importante para muitos, o ponto é do iPhone SE.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? iPhone SE
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Na tela, temos as mesma especificações e números. São dois displays Retina LCD de 4.7 polegadas em resolução HD+ e aspecto 16:9, com proteção contra quebras e 326 ppi. O display do iPhone 8 já era bem interessante pela sua categoria, e melhorou no iPhone SE.

Está mais brilhante e com melhor contraste, ainda contando com o True Tone, função que adapta a tela para o ambiente, e também filtro de luz azul. No geral, são bons pretos e a definição, pelo tamanho, não mostra serrilhados ou detalhes. Não possui cores tão intensas como um AMOLED, mas são equilibradas. Infelizmente, a proporção tela corpo é de apenas 65%.

E é por essas melhorias que o ponto fica com o iPhone SE.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela iPhone SE

Som


Eles não têm aquele ótimo conjunto estéreo, mas não são mono. Nos dois aparelhos o alto falante para chamadas também funciona com mídia, deixando som dos dois lados quando o apareho está em modo paisagem.

É um som alto e de boa qualidade, mas não chega a ser bom como o dos iPhones 11, mais robustos. Por ter os dois falantes distintos, o som pode ficar um pouco desbalanceado e ter menos graves de um lado.

Os fones, três anos depois, ainda são os mesmos, e têm conexão Lightning porque nenhum dos dois smartphones manteve a conexão P2 para áudio. Eles são no formato tradicional dos EarPods e têm boa fidelidade nas músicas, mas um volume não tão alto e trazem incômodo ao serem usados por longos períodos.

Eles empatam aqui.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Mesmo sendo um aparelho de 2017, o iPhone 8, como já é tradição na Apple, recebeu a versão mais nova do iOS, 13.5, assim como iPhone SE. A diferença aqui é que o modelo mais novo certamente terá atualizações por bem mais tempo, algo que pode ser importante para você.

É o mesmo iOS de outros aparelhos da marca, com a diferença de que a navegação é feita pelo botão físico, não através de gestos. É um sistema leve, fluido, com muitos aplicativos disponíveis e pouca possibilidade de personalização.

Porém, graças a um processamento diferente e também a componentes novos, o iPhone SE vai suportar funções novas na câmera e também aceitar recursos futuros. Se isso não é importante para você, não fará diferença.

Em conexões eles também são muito similares, e a única diferença fica para o fato de o iPhone SE vir com a sexta geração do WiFi, quando o iPhone 8 ficou na quinta. Fora isso, os dois trazem NFC, Bluetooth 5.0 e não acompanham rádio FM.

O ponto fica com o iPhone SE, mais completo e mais duradouro.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? iPhone SE
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? iPhone SE
Faltam conexões? Sobram? iPhone SE

Desempenho

Aqui teremos uma diferença perceptível, afinal de contas estamos falando de três anos de diferença. E por mais que ambos ostentem os processadores do momento de seus lançamentos, um mais novo é sempre importante, afinal, passa por processos de fabricação mais eficientes.

Temos no iPhone 8 um A11 Bionic da Apple com 2 GB de RAM e armazenamento que pode ser de 64 GB ou 256 GB. No iPhone SE o chipset é o A13 Bionic com 3 GB de RAM e versões de espaço interno de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

Em testes de benchmark, o iPhone SE pode ser mais de 40% melhor em relação ao celular antigo, que melhorou com o passar do tempo nos testes, também. Em nossos testes de desempenho, o SE também foi quase 30% mais rápido, mesmo sendo mais lento que o iPhone 11 com mesmo chipset.

Em jogos, os dois vão se sair muito bem, mas no geral o iPhone SE vai acompanhar melhor a exigência de títulos mais pesados. É sabido que, conforme a Apple atualiza seus aparelhos, eles tendem a perder desempenho.

O ponto então é do iPhone SE.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone SE
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? iPhone SE
Quem tem melhores números de benchmark? iPhone SE
Qual o processador mais atualizado? iPhone SE
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador iPhone SE
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Se bateria é algo muito necessário para você, melhor não levar nenhum dos dois. Sendo o mesmo corpo, a Apple manteve a mesma bateria do iPhone 8, e por isso o iPhone SE, em pleno 2020, traz 1.821 mAh em seu interior.

Mas nem por isso a duração foi igual para ambos, uma vez que o iPhone SE traz processamento mais eficiente e moderno. Em nossos testes padronizados foram 13 horas e quarenta minutos para o mais novo e 11 horas e meia no iPhone 8.

É um número bem inferior ao próprio iPhone 11 e até em relação a intermediários Android, que oferecem muito mais bateria. Se você ficar apenas com apps essenciais durante o dia, até consegue chegar na hora de dormir sem recarga, mas jogos vão levá-lo uma segunda vez à tomada no mesmo dia.

Na hora da recarga os números também são ruins, e os dois passam aproximadamente duas horas e meia para chegar aos 100%, com 20 minutos a menos para o iPhone 8. O carregador que vem na caixa é o mesmo para ambos, de apenas 5W. Ao menos, os dois contam com recarregamento sem fio.

O ponto é do iPhone SE, mas ninguém merecia ponto aqui, não.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? iPhone 8
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? iPhone SE
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Indo contra todas as tendências, o iPhone SE trouxe apenas uma câmera traseira, igual ao que já víamos no iPhone 8. Nos dois, temos apenas uma wide principal de 12 megapixels, abertura f/1.8, PDAF e estabilização óptica. Uma manobra arriscada.

Mas sabemos que nem só de sensores e lentes se faz uma câmera, e temos no iPhone SE novos recursos, como o Smart HDR e também hardware mais novo, que trabalha melhor no pós-processamento das imagens. Então sim, o iPhone SE traz fotos melhores.

É possível dizer que o celular mais recente tem maior nível de detalhes, HDR superior e em boa situação de luz se equipara a modelos mais caros como o iPhone 11. O iPhone 8 traz ótimo HDR e é rápido nas fotos, e ambos tendem a apresentar fotos mais amareladas.

Em situações de menor luz, os ruídos começam a aparecer. O iPhone SE até consegue controlar mais os problemas e não destrói os detalhes e nem acaba com o contraste, mas não faz milagres, ainda mais sem o modo noturno presente nos outros modelos recentes.

Nas fotos com câmera traseira, o ponto é do iPhone SE.

Melhor conjunto de câmera traseira Nenhum
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Nenhum
Melhores fotos noturnas iPhone SE
Melhores fotos externas iPhone SE
Melhores fotos internas iPhone SE

Fotos tiradas com o Apple iPhone SE

Para vídeo, tendo o mesmo conjunto, é importante frisar que os dois têm a estabilização óptica e gravam em 4K a 60fps, com o iPhone SE captando o áudio em estéreo. Um porém do iPhone 8 é ele esquentar bastante na qualidade máxima de gravação.

Durante o dia, a qualidade de vídeo do iPhone SE impressiona, a estabilização funciona muito bem. À noite a coisa complica para ambos, pois aparecem muitos ruídos e a fluidez do vídeo se vai, mesmo com a estabilização.

Temos um ponto, e ele é do iPhone SE.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo iPhone SE

Fotos tiradas com o Apple iPhone 8

Por fim, nas selfies, o conjunto de câmeras também é o mesmo, de 7 megapixels e abertura f/2.2, filmando em FullHD até 30fps. E houve melhorias, com aprimoramento do HDR, bom contraste e alcance dinâmico acertado. O iPhone 8 não é tão bom quanto, mas não exagera no ajuste exagerado nos rostos.

O fundo das fotos pode ficar desfocado, e no iPhone SE esse efeito agradou muito nas duas câmeras, com poucas falhas mesmo trazendo apenas um sensor.

O último ponto das fotos também é do iPhone SE.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie iPhone SE

Preço

Chegando ao preço, temos sempre o maior problema da Apple. Lá fora, o iPhone SE é realmente um aparelho mais barato, que compete de forma incrível com concorrentes Android intermediários. Porém, aqui no Brasil, o preço chega ainda mais salgado que o normal, graças ao dólar.

Este aparelho com corpo de 2017 chega a partir de R$ 3.700, sendo que deveria ter preço de lançamento bem abaixo dos 3 mil. Ao menos, chegou mais barato que o iPhone 8, que em 2017 era vendido a partir de R$ 4 mil.

Atualmente, o modelo de 2020 já pode ser encontrado por menos de R$ 3.500, e em algumas promoções pontuais, se aproxima dos 3 mil. Já o iPhone 8 aproveita a estabilidade de ser um aparelho antigo, e tem preços que ficam na média de R$ 2.500, com promoções pontuais próximas de 2 mil.

Ainda assim, nesse comparativo o SE tem melhor custo benefício, porque oferece tudo de melhor e ainda é mais econômico que o iPhone 11. No caso do iPhone 8, o iPhone XR pode ser uma melhor escolha.

Este ponto final é do iPhone SE.

Qual teve melhor preço de lançamento? iPhone SE
Qual tem melhor custo benefício? iPhone SE

Conclusão

Com essa pontuação, fica bem claro que, apesar de ser muito parecido com o iPhone 8, a Apple trabalhou aspectos internos no iPhone SE e conseguiu fazer um trabalho de evolução. É a mesma carcaça, mas o desempenho está melhor, a qualidade das imagens também, a tela foi aprimorada, entre outros.

Todos os aparelhos aumentaram, mas ficar de olho em ofertas leva a perceber que o iPhone 8 só será uma opção se você precisar de um Apple menor e abaixo dos R$ 2.500. Se o tamanho não for problema, apenas o preço, promoções do iPhone XR já o deixam mais interessante que o iPhone 8 e são uma melhor pedida.

Fora isso, o iPhone SE é a pedida da geral, principalmente por ter direito a mais tempo de atualizações. Ficando de olho em ofertas, ele pode ser uma boa compra.

RESULTADO

Apple iPhone SE: 10 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Som interessante
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Melhor custo benefício

Apple iPhone 8: 1 PONTO

  • Som interessante

O iPhone 8 apanhou, você concorda com isso? Tem um iPhone 8, ele ainda te atende bem? Tem vontade de comprar um deles? Deixe o seu comentário abaixo!

  • O Apple iPhone SE 2020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

78

Comentários

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo