LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Safari: beta 4 do macOS Big Sur traz suporte a vídeos 4K no YouTube e HDR na Netflix

05 de agosto de 2020 0

Entre a WWDC de um ano e o lançamento oficial de novos sistemas pela Apple costuma haver uma janela de quase três meses. Porém, aqueles dispostos a mexerem com SOs instáveis podem se aventurar antecipadamente nessas novidades.

A Apple está lançando o beta 4 do macOS Big Sur, e ele traz novidades interessantes para o usuário comum. Isso porque o Safari finalmente se tornou capaz de rodar vídeos em Ultra HD no YouTube, além de conteúdo HDR na Netflix.

Até então os usuários precisavam utilizar o Google Chrome ou outros navegadores para a resolução maior no portal de vídeos do Google ou conteúdo de alto contraste na plataforma de streaming. Isso porque, por mais que muitos não saibam, nem sempre os requisitos para se rodar um conteúdo depende exclusivamente do poder de um hardware, mas de algumas certificações e outras implementações.


Por exemplo, o YouTube roda seus vídeos Ultra HD com codecs VP9 e no futuro o fará também com o AV1. O Safari, com o beta 4 do Big Sur, se torna capaz de rodar vídeos 4K graças a chegada desses novos codecs. Por outro lado, a Netflix comumente exige certificações de segurança em softwares e hardware para entregar seu conteúdo em altas resoluções ou com outros recursos como HDR (como os certficados Widevine), uma burocracia que a gigante de Cupertino parece enfim ter resolvido.

Essas novidades, claro, deverão estar disponíveis com o lançamento oficial da atualização nos próximos meses. Mas quem for utilizar o beta 4 já poderá contar com elas, lembrando que versões de testes não são recomendadas para uso na sua máquina principal, pelas instabilidades que podem apresentar mesmo durante tarefas rotineiras.

Vale lembrar, ainda nessa semana a Apple atualizou sua linha de iMacs de 27 polegadas, que agora contam com até 128 GB de memória RAM, SSDs mais velozes, processadores Core Intel de décima geração, e a série Radeon Pro 5000. Essas novidades já estão disponíveis no Brasil.

E você, o que acha dessa atualização para o Safari no beta 4 do Big Sur? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Safari: beta 4 do macOS Big Sur traz suporte a vídeos 4K no YouTube e HDR na Netflix

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo