
Economia e mercado 16 Nov
05 de dezembro de 2023 0
Expandindo ainda mais seus domínios no mundo dos games, a SEGA anunciou recentemente o lançamento de um novo jogo do Sonic, desta vez focado nas plataformas móveis. Estamos falando de Sonic Dream Team, um jogo de ação e plataforma em 3D lançado exclusivamente no Apple Arcade.
O TudoCelular já experimentou esta aventura, por isso, iremos analisar alguns pontos como história, gráficos, jogabilidade, otimização e imersão do jogo para que você decida se vale ou não o investimento no serviço da Apple para jogar.
Na nova aventura do Sonic, vemos o nefasto Dr. Eggman tentando, mais uma vez, dominar Sonic e seus amigos. Diferentemente de iterações anteriores, em Sonic Dream Team, Eggman descobre O Reverie, um dispositivo antigo com o poder de manifestar sonhos no mundo real.
Ao capturar a jovem e inocente Cream, o vilão tenta se aproveitar da inocência dela para manipular a energia dos sonhos, mas é impedido por uma entidade misteriosa, que nocauteia Eggman até que Sonic e seus amigos cheguem ao local para libertar Cream.
Infelizmente, a máquina misteriosa é ativada, fazendo com que todos fiquem presos no Dream Worlds. Com isso, os jogadores terão que navegar por paisagens distorcidas de sonhos, resgatar os amigos de Sonic e impedir os sonhos aterrorizantes de dominação mundial do Dr. Eggman.
Tendo em vista que o Sonic é uma franquia antiga, e que já passou por algumas repaginações, é interessante ver essa nova aventura deixando de lado a área de Green Hill e explorando um novo mundo.
Trazendo cenários e personagens 3D de alta qualidade, o jogo consegue criar com perfeição a atmosfera dos quatro mundos de sonhos únicos.
Embora os 4 atos do jogo tenham uma identidade visual própria, o que faz com que algumas fases sejam um pouco repetitivas, devo dizer que me impressionei com o trabalho apresentado, que mais uma vez, se distancia do estigma de “jogo de celular”, oferecendo uma experiência próxima a consoles como o Nintendo Switch.
Ainda que o título ofereça um controle de qualidade gráfica, ao colocá-lo no máximo, não notei nenhuma diferença gritante, exceto o fato de que tive alguns engasgos de performance. Vale notar que testei o jogo usando um iPhone 13 Pro.
A jogabilidade pode ser descrita como uma das principais forças do Sonic Dream Team. Com seis personagens jogáveis, cada um com seu próprio estilo e habilidades, os jogadores terão muitas oportunidades para explorar e experimentar diferentes estilos de jogo. Além disso, o jogo apresenta quatro batalhas épicas contra chefes que certamente testarão as habilidades dos jogadores.
Apesar de simples, os controles são bem intuitivos, o que faz com que a jogabilidade seja fluída e frenética.
Além de um controle de movimento, os jogadores também contam com um botão de dash e um botão de pulo. Em alguns momentos, é possível transformar o botão de alvo, que ao clicar, acerta automaticamente uma plataforma de pulo, inimigo ou corrimão deslizante.
Também é possível controlar a câmera ao deslizar os dedos pela tela, mas na grande maioria das vezes, não será preciso mudar o ângulo, exceto quando você estiver em busca de colecionáveis pelo mapa.
Como dito acima, usando os gráficos no médio, o jogo apresentou uma boa otimização no iPhone 13 Pro, sem problemas de engasgos ou travamentos, mas é preciso ficar atento para o desempenho em dispositivos mais antigos ou menos potentes.
Com uma história envolvente, gráficos impressionantes e jogabilidade fluída, o Sonic Dream Team certamente é um ótimo acerto na jornada do ouriço velocista.
A inclusão de “corridas na parede, mudanças de gravidade e muito mais” trazem um frescor animador para o título, embora a câmera possa ficar confusa em alguns momentos.
Como dito anteriormente, o título quebra o estigma de que jogos de celular precisam ser menos polidos ou mais simples, trazendo uma história envolvente e uma jornada empolgante, que não deixa nada a desejar em relação aos títulos de consoles.
Sonic Dream Team é um jogo muito promissor e que mostra que a SEGA ainda é capaz de inovar com seu mascote, mesmo que fora dos consoles.
Embora a franquia tenha ganhado dois títulos inéditos em um curto período de tempo nos consoles, Dream Team mostra que o mercado mobile pode ser um lar extremamente benéfico para o Sonic, já que ele não precisa de muito para se destacar.
Às vezes, apostar no simples é a melhor solução, e em muitos casos, fazer o simples bem-feito é muito mais desafiador do que ser extremamente inovador e megalomaníaco.
Para um jogo mobile, o título impressiona bastante.
Apesar de simples, a jogabilidade é bem intuitiva e divertida.
É uma história simples e bem batida para fãs da franquia, mas souberam contá-la de um jeito interessante.
Infelizmente, a trilha não conseguiu se destacar tanto quanto a dos clássicos da franquia.
A jogabilidade prolongada pode acabar sendo um pouco cansativa, mas o título diverte e cumpre sua proposta.
A SEGA surpreende ao entregar um título mobile que faz jus ao histórico do Sonic nos videogames.
Sonic Dream Team está disponível exclusivamente para assinantes do Apple Arcade e pode ser jogado no iPhone, iPad, Mac e Apple TV.
* O TudoCelular agradece a SEGA Brasil e TheoGames pela cópia do jogo para esta análise.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários