
Apple 08 Abr
27 de março de 2025 20
Atualização (27/03/2025 às 10h15) — RD
Reforçando informações de que a Apple deve conseguir reduzir de forma drástica o vinco no display, um novo rumor indica os possíveis ajustes que a companhia irá aplicar na dobradiça a ser usada na suposta dupla de iPhones dobráveis. Ao que parece, a marca pretende adotar o "vidro metálico", também conhecido como "metal líquido", oferecendo resistência superior ao titânio e melhor durabilidade frente a deformações.
Os detalhes chegam pelo leaker Setsuna Digital (em tradução via máquina), que possui um histórico confiável no geral, e apontam para a adoção de uma liga amorfa, conhecida popularmente como "vidro metálico" ou "metal líquido". Os metais costumam apresentar uma forma cristalina, ou seja, cujas moléculas apresentam uma organização bem definida e repetitiva.
A liga amorfa, por outro lado, traz moléculas sem uma ordem clara, seguindo um padrão "bagunçado" que lembra bastante um líquido, motivo pelo qual recebe o nome de metal líquido. O vidro possui uma estrutura desorganizada similar, razão que leva então ao nome de vidro metálico. Apesar disso, o material continua sendo um metal, não tendo ligação direta com líquidos ou vidro.
Essa estrutura desorganizada traz benefícios peculiares que tornam a liga amorfa muito interessante para uso em um dobradiça de celular dobrável: como explica Setsuna Digital, o composto tem maior resistência a dobras, indentações e deformações, além de ter dureza e força cerca de 2,5 vezes maiores que o titânio, e apresentar uma aparência brilhosa que lembra o aço inoxidável.
Na prática, essas características permitiriam aos iPhones dobráveis oferecer maior durabilidade com o uso e causar menos estresse na tela flexível, reduzindo dessa maneira os vincos. Curiosamente, essa não seria a primeira vez que a companhia utiliza o metal líquido.
Algumas das ferramentas de extração de chip SIM da marca já foram produzidas com o material, fazendo da dobradiça a primeira vez que o composto é utilizado em um grande projeto da Maçã, caso os rumores se mostrem verdadeiros.
Dongguan EonTec is poised to benefit significantly from the widespread adoption of liquid metal in the hinges of the upcoming foldable iPhone. According to recent industry research, Apple is focused on improving durability, enhancing screen flatness, and minimizing crease marks… https://t.co/KsGu49JXkP
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 21, 2025
Ao que se sabe até o momento seguindo os rumores, o iPhone Fold (como é conhecido o iPhone dobrável no momento) chegaria para brigar com a linha Galaxy Z Fold, apostando em tela dobrável de 7,8 polegadas, display externo de 5,5 polegadas, formato de "livro", câmera traseira dupla, câmera frontal única, leitor de digitais na lateral e corpo ultrafino com 4,5 mm de espessura quando aberto, e cerca de 9 mm ao estar fechado.
Um segundo celular dobrável faria companhia a esse dispositivo, mas as informações em torno dele ainda são escassas. Fora isso, a gigante também estaria preparando um suposto iPad dobrável. O primeiro deles estrearia já em 2026, com um preço salgado próximo dos US$ 2.000 (~R$ 11,5 mil). Novos rumores devem esclarecer os planos da Apple até lá.
Atualização (25/02/2025) — GS
O ano de 2025 ainda está em seu começo, mas muitos já esperam com ansiedade a chegada do próximo ano, visto que a Apple deve trazer em 2026 o seu primeiro smartphone dobrável, que por sua vez é muito aguardado até mesmo por suas rivais no ramo. Ainda não há nada oficial sobre a chegada do novo dispositivo, mas novos relatórios trazem novidades.
De acordo com uma publicação feita pela ETNews da Coreia do Sul, a Apple continua trabalhando firmemente em seu novo celular e principalmente na parte de remover o vinco da tela, aquele detalhe que costuma ser visível na maioria dos dobráveis do mercado.
O vinco é algo que está presente na tecnologia dobrável e várias empresas, como Samsung e Huawei, tentaram eliminar por completo esse “problema” de seus dispositivos, mas sem sucesso. Porém, o relatório do jornal coreano diz que o dobrável da Apple não terá vinco e isso será um diferencial do modelo da empresa.
Um insider da indústria explicou que a Apple parece ter conseguido eliminar o problema em questão com a ajuda de um novo material desenvolvido com esse único propósito.
A Apple decidiu eliminar o vinco a todo custo, independentemente do preço, para diferenciar seu telefone dobrável dos modelos existentes. Acredita-se que uma nova propriedade de material foi desenvolvida para fazer o vinco desaparecer.
Resta saber agora se a Apple realmente trará um dispositivo livre de vinco, pois isso realmente seria um diferencial e tanto no mercado atualmente. Animado para ver o dobrável da marca? A produção em larga escala deve começar no segundo semestre de 2025. Veja mais novidades da Apple.
Atualização (09/02/2025) – RB
Não vai ser ainda em 2025 que o mercado de celulares verá o primeiro iPhone dobrável. Mais uma informação neste final de semana dá conta de que a Apple apenas irá lançar um smartphone flexível em 2026.
A informação vem novamente de Mark Gurman, da Bloomberg, em seu boletim informativo mais recente. O especialista já havia reforçado a informação em um dos seus textos no final do ano passado.
Contudo, na ocasião passada, Gurman reforçava a chegada de um iPhone dobrável no formato concha – ou seja, similar ao que podemos ver no Galaxy Z Flip 6, da Samsung. Já desta vez, ele destaca que o dispositivo teria um design em estilo de livro, algo similar ao que encontramos no Galaxy Z Fold 6.
O aparelho flexível de estreia da gigante de Cupertino pode vir com uma tela interna maior que a de 6,9 polegadas do iPhone 16 Pro Max. Só que, caso as dificuldades no desenvolvimento do painel dobrável e das dobradiças permaneçam, não está descartado um novo adiamento para 2027.
Até que o dobrável da Apple venha a se tornar realidade, a companhia também estuda outras características para os seus smartphones. Dentre elas, estão dispensar qualquer tipo de notch e inserir a câmera frontal sob o display.
Você acredita que a “Maçã” conseguirá lançar o seu dobrável no próximo ano? Interaja conosco!
Atualização (16/12/2024) - EB
Várias fontes dizem que a Apple pode lançar dois aparelhos dobráveis em 2026 e hoje, Mark Gurman, da Bloomberg, está reforçando esta possibilidade novamente com mais informações. Segundo ele, um dos aparelhos será um tablet gigante que pode dobrar de tamanho.
Começando pelo iPhone, Gurman diz que o primeiro celular dobrável da Apple deve ser lançado a partir de 2026 com visual similar ao Galaxy Z Flip 6 da Samsung.
Entretanto, o relatório é amplamente focado no tablet, que deve ser um iPad com cerca de 20 polegadas quando desdobrado, o que combina com o vazamento do mês passado, quando o informante @Jukanlosreve citou um iPad de 18,8 polegadas.
Gurman diz que o vinco da dobra da tela do tablet deve ser quase imperceptível e seu design deve ser similar ao do Microsoft Surface Neo e do Lenovo Yoga Book 9i. Este modelo também deve ter uma versão modificada do iPadOS para torná-lo mais parecido com um notebook com macOS, mas sem perder a praticidade de um tablet.
Se o relato estiver correto, o iPad dobrável já está em desenvolvimento, mas somente deve ser lançado por volta de 2028, dois anos após o iPhone dobrável, que deve abrir caminho para este tipo de produtos no portfólio da Apple.
Já faz um bom tempo que ouvimos rumores sobre a Apple estar trabalhando em um novo celular dobrável, com o mais recente indicando que o dispositivo seria em formato de concha, similar ao Samsung Galaxy Z Flip. Ao que parece, a gigante de Cupertino pode chegar ao mercado com dois modelos dobráveis em 2026, conforme indica um novo vazamento.
Segundo informações do analista Jeff Pu, a Apple está trabalhando em dois novos celulares dobráveis com lançamento previsto para o final de 2026. Pouco antes dos celulares, a empresa também deve lançar no início de 2026 um dobrável híbrido que combina o iPad/iMac.
Essa não é a primeira vez que ouvimos rumores sobre o lançamento do iPhone dobrável em 2026. No mês passado, um vazamento trouxe a suposta data de lançamento, além de indicar que o dispositivo deve ter abertura em formato concha. O mesmo vazamento também sugeriu que a maior dificuldade da Apple no momento é eliminar o vinco na tela.
Além disso, ouvimos também os rumores sobre o iMac/iPad dobrável há um tempo, sendo um dispositivo maior e mais completo.
Como sempre, temos que esperar pelos anúncios oficiais para descobrir se os rumores são verdadeiros, mas parece que a Apple planeja seguir uma estratégia similar à Samsung, com um iPhone dobrável em formato concha e outro em formato livro, mas será que os usuários estão realmente interessados nos dobráveis?
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários