
Economia e mercado 28 Mai
30 de maio de 2025 12
Rumores sugerem que o núcleo Cortex-X930, próxima solução premium da ARM para smartphones e que deve estar presente em chips como o MediaTek Dimensity 9500, pode trazer avanços suficientes para superar a linha Apple A19. De codinome "Travis", a solução apostaria em instruções mais modernas, que proporcionariam um "ganho impressionante" de performance.
Os detalhes chegam através do leaker Fixed Focus Digital, que possui um histórico misto de vazamentos, e sugerem que o núcleo ARM Cortex-X930 "Travis" poderia superar o núcleo "Tilos" da Apple, previsto para estar presente nos chips A19 e A19 Pro que equiparão a família iPhone 17.
Ainda de acordo com o informante, as Instruções Por Clock (IPC) teriam "superado os limites", com avanços que seriam "particularmente impressionantes". IPC é uma métrica que, de forma resumida, sinaliza a quantidade de instruções que o núcleo de uma CPU consegue realizar em cada pulso de clock (os GHz mencionados em fichas técnicas), sendo bastante utilizada para indicar a potência de um processador.
Rumores já haviam sugerido que a nova geração de núcleos da ARM empregaria instruções conhecidas como Scalable Matrix Extensions (SME), usada pela Apple a partir da linha A18, que aprimoram os cálculos de matrizes, garantindo mais desempenho em tarefas complexas.
Se considerarmos que o Cortex-X925 já desafia o atual núcleo de desempenho da Maçã, mesmo sem as SME, não chega a ser absurda a ideia de que o Cortex-X930 pode superar o que a gigante de Cupertino está desenvolvendo para o iPhone 17.
Agora que a Qualcomm utiliza núcleos proprietários Oryon nos Snapdragon, o aguardado MediaTek Dimensity 9500 seria o principal processador a empregar o Cortex-X930, tendo assim potencial de superar a família A19, ao menos em testes e tarefas que demandem mais de um único núcleo.
Ao que se sabe, o Dimensity 9500 traria uma CPU de 8 núcleos em configuração 2 + 6, composta de 2 Cortex-X930 e 6 Cortex-A730 de alto desempenho, com frequências que chegariam aos 4,0 GHz — salto significativo frente aos 3,73 GHz do Dimensity 9400 Plus. Associada às melhorias de IPC e à nova litografia N3P de 3 nm, há potencial de vermos bons ganhos de performance.
Diante de um possível lançamento da plataforma da MediaTek em setembro, devemos saber mais das melhorias quando os primeiros testes começarem a vazar nas próximas semanas.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários