Tech 21 Out
A Qualcomm divulgou, na segunda-feira (21), durante a Snapdragon Summit, o que podemos esperar da nova geração da CPU Oryon, que será utilizada em smartphones e tablets equipados com o Snapdragon 8 Elite, mas que também deve chegar aos seus processadores para notebooks com Windows em Arm.
Comentando sobre o lançamento da CPU Oryon de 2ª geração, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, exibiu benchmarks que mostram como o novo design do hardware consegue superar o desempenho de alguns dos processadores mais velozes da AMD e Intel.
De acordo com o gráfico divulgado no evento, a CPU Oryon de 2ª geração é até 62% mais rápida que seus concorrentes — especificamente contra um Intel Core Ultra 7 256V. Um dado que chama atenção é que a CPU da Qualcomm consegue alcançar o desempenho máximo de seu rival enquanto consome 190% menos energia.
Não foram revelados dados que permitam comparar o desempenho bruto da CPU com os processadores da Apple, mas cabe lembrar que a Qualcomm já comparou o desempenho da primeira geração do Snapdragon X Elite com o Apple M3, destacando sua vantagem em tarefas que exigem o esforço de todos os núcleos da CPU.
É importante ressaltar que o gráfico divulgado inclui dados que se referem à CPU Oryon de 2ª geração testada em um celular de referência da Qualcomm, que tem um espaço muito limitado para dissipação de calor. No entanto, o gráfico mostra apenas dados de single-core no Geekbench, que não representam todo o desempenho da plataforma.
A fabricante não confirmou diretamente, mas é possível que a CPU Oryon de 2ª geração seja utilizada na próxima geração do Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus. Rumores indicam que os novos processadores para notebooks da marca serão anunciados em 2025, rivalizando com o Intel Core Ultra Série 2 e AMD Ryzen AI 300.
Em resposta à expectativa de popularização do Windows em Arm, as duas maiores fabricantes de processadores do mundo — AMD e Intel — formaram um grupo consultivo com gigantes tecnológicas com o objetivo de acelerar inovações na arquitetura x86, historicamente utilizada em computadores pessoais, mas que se vê ameaçada pelas vantagens da Arm.
Comentários