LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novos Snapdragon X? Qualcomm compara CPU Oryon de 2ª geração com chips da AMD e Intel

22 de outubro de 2024 9

A Qualcomm divulgou, na segunda-feira (21), durante a Snapdragon Summit, o que podemos esperar da nova geração da CPU Oryon, que será utilizada em smartphones e tablets equipados com o Snapdragon 8 Elite, mas que também deve chegar aos seus processadores para notebooks com Windows em Arm.

Comentando sobre o lançamento da CPU Oryon de 2ª geração, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, exibiu benchmarks que mostram como o novo design do hardware consegue superar o desempenho de alguns dos processadores mais velozes da AMD e Intel.

(Imagem: Qualcomm)

De acordo com o gráfico divulgado no evento, a CPU Oryon de 2ª geração é até 62% mais rápida que seus concorrentes — especificamente contra um Intel Core Ultra 7 256V. Um dado que chama atenção é que a CPU da Qualcomm consegue alcançar o desempenho máximo de seu rival enquanto consome 190% menos energia.

Não foram revelados dados que permitam comparar o desempenho bruto da CPU com os processadores da Apple, mas cabe lembrar que a Qualcomm já comparou o desempenho da primeira geração do Snapdragon X Elite com o Apple M3, destacando sua vantagem em tarefas que exigem o esforço de todos os núcleos da CPU.

Qualcomm destaca que, ao contrário de rivais, a CPU Oryon de 2ª geração não tem desempenho reduzido ao ser utilizada em um dispositivo fora da tomada (Imagem: Qualcomm)

É importante ressaltar que o gráfico divulgado inclui dados que se referem à CPU Oryon de 2ª geração testada em um celular de referência da Qualcomm, que tem um espaço muito limitado para dissipação de calor. No entanto, o gráfico mostra apenas dados de single-core no Geekbench, que não representam todo o desempenho da plataforma.

A fabricante não confirmou diretamente, mas é possível que a CPU Oryon de 2ª geração seja utilizada na próxima geração do Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus. Rumores indicam que os novos processadores para notebooks da marca serão anunciados em 2025, rivalizando com o Intel Core Ultra Série 2 e AMD Ryzen AI 300.

Em resposta à expectativa de popularização do Windows em Arm, as duas maiores fabricantes de processadores do mundo — AMD e Intel — formaram um grupo consultivo com gigantes tecnológicas com o objetivo de acelerar inovações na arquitetura x86, historicamente utilizada em computadores pessoais, mas que se vê ameaçada pelas vantagens da Arm.

Veja mais!


9

Comentários

Novos Snapdragon X? Qualcomm compara CPU Oryon de 2ª geração com chips da AMD e Intel
  • Muito bom ver q a Qualcomm já está fazendo barulho com a segunda geração dos Snapdragon X, q a primeira comece a baratear e que venha logo tbm o sucessor do Lunar Lake, a Intel vai precisar acelerar se n quiser ficar para trás e que venham os SOCs da Mediatek com a Nvidia tbm. 2025 vai ser muito interessante e quem ganha é o consumidor, quanto mais concorrência melhor.

      • Tem de focar no Snapdragon X para computadores mais baratos Mr. Cristiano Amon

          • Quero ver esse lixão gourmet superar o M3/M4 e o possível M5 que vem ai, Onde a Apple está focada de fato, e se os Bionic forem substituídos pela linha M é caixão pro dragãozinho esquentado. Apple está muito a frente em processadores ARM,

              • Primeiro o Henrique Seven há alguns mêses atrás disse que o Snapdragon não supera o A15 bionic, depois compara ele com M3/M4 e até mesmo antes do anúncio desse M5, ele já está nitidamente desesperado para que a Maçazinha dele supere sendo que ele não vai ter um Ipad ou Notebook equipado com M3/M4/M5 kkkkkkkkkk, vai chorar pra lá seu traumatizado de Android 2.

                  • Já faliu essa porcaria de maça, vá dormir

                    • E usa isso tudo em nada, ou para edição de foto e vídeo? ou vai dizer que é para jogar, pensa na biblioteca kkkkkkk

                        • Use-se principalmente em produtividade, estúdios de edição só se ver Apple, coisa que dragãozinho não sabe o que é, e só e usado em joguinhos de adolescente no maximo. Chora

                        • Como várias vezes em CPUs, geralmente a primeira gen de uma nova arquitetura tem um bom salto em relação a anterior, e a segunda trás um bom refinamento. Então acho q essa segunda gen do Oryon vai fazer valer a pena pensar em trocar de celular, ao menos pra quem n tem o Oryon de primeira gen. E se o preço tiver razoável, popularizar notebooks com ARM

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                            Tech

                            PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                            Economia e mercado

                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa