LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Arm anuncia núcleo Cortex-X925 e GPU Immortalis-G925 com ray tracing até 52% mais rápido

29 de maio de 2024 16

A Arm apresentou, nesta quarta-feira (29), uma nova geração de núcleos de CPU e GPU que promete um grande salto de desempenho e eficiência em comparação com o Cortex-X4 e Immortalis-G720, que são utilizados por vários celulares e tablets através de processadores topos de linha, como o MediaTek Dimensity 9300.

Trazendo uma nomenclatura renovada para enfatizar o salto tecnológico, o Cortex-X925 é sucessor do Cortex-X4. A designer de hardware afirma que o desempenho de único núcleo da CPU aumentou 36%, segundo dados do Geekbench. Em inteligência artificial, o poder computacional do núcleo aumentou em 41%.

(Imagem: Arm)

Junto ao Cortex-X925, que é parte da linha de “super núcleos” da Arm, há também uma nova geração da microarquitetura de núcleos de alto desempenho: Cortex-A725, que promete eficiência 35% superior à do Cortex-A720. A empresa não apresentou um sucessor para o Cortex-A520, seu núcleo de baixo consumo.

Outra tecnologia apresentada é a Immortalis-G925, a nova geração de sua unidade de processamento gráfico descrita como a “GPU mais poderosa e eficiente” já lançada pela Arm. Seus avanços incluem um aumento de 37% na velocidade de cálculos gráficos em comparação com a Immortalis-G720 e um consumo de energia reduzido em 30%.

(Imagem: Arm)

Além disso, a nova geração da GPU aprimora seu desempenho em traçado de raio. Objetos com ray tracing terão uma renderização até 52% mais rápida com a Immortalis-G925. A inteligência artificial também é destaque nessa GPU, que aprimora seu poder computacional em aprendizado de máquina em 34%.

E por falar em gráficos, a companhia anunciou que o sistema de ray tracing Lumen na Unreal Engine passará a suportar a GPU Immortalis, o que poderia ajudar a popularizar o uso da tecnologia em jogos para smartphones e tablets.

A Arm revelou também que passará a oferecer layouts otimizados de seus novos núcleos de CPU e GPU. Segundo a empresa, esses designs “pré-montados” serão mais fáceis para as fabricantes de dispositivos implementarem em seus próprios sistemas — o que poderia ajudar a popularizar o Cortex-X925 e Immortalis-G925.

A expectativa é que os primeiros dispositivos equipados com os novos núcleos de CPU e GPU da Arm sejam lançados até o final de 2024. A MediaTek confirmou que utilizará as tecnologias na próxima geração de sua plataforma para celulares topos de linha, o Dimensity 9400, que será apresentado no 4º trimestre do ano.

Veja mais!

Mais Notícias

16

Comentários

Arm anuncia núcleo Cortex-X925 e GPU Immortalis-G925 com ray tracing até 52% mais rápido
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2