LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saiba o que são e como funcionam o Force Touch e Taptic Engine, da Apple

12 de março de 2015 2

O Apple Watch e o mais recente MacBook possuem tecnologia Force Touch e Taptic Engine, e o próximo iPhone também deve adotá-los, segundo rumores.

Mas o que eles fazem?

O novo MacBook, revelado esta semana, conta o Force Touch em seu trackpad, e usa a mesma "Taptic Engine" do relógio.

O Force Touch é um esforço da Apple para progredir os trackpads e torná-los menos desconfortáveis. Os laptops já podem detectar os toques de vários dedos de uma só vez, e agora eles aprenderam a medir a pressão exercida sobre eles, o que permite que novas ações sejam implementadas na interação usuário-máquina.

O que ocorre com o Force Touch é que ele não possui botão para apertar. Em vez disso, temos uma sensação de click fornecida pelo "Taptic Engine".

Este nome é uma junção de "tap" e "feedback tátil", uma tecnologia que transmite vibrações para o usuário para oferecer uma resposta. Para comparar, podemos pensar em um controlador de jogo que treme quando o personagem sofre um dano, um no celular que vibra com um toque em uma ação específica. Isso é uma resposta tátil.

O Apple Watch também tem o mesmo sistema embutido. Ele ainda emite um pequeno ruído junto com a vibração, criando a sensação de um clique mecânico. O mesmo dispositivo também é o responsável pela vibração de alerta quando são recebidas notificações.

Debaixo do pad Force Touch estão os sensores que detectam a força da pressão, o que é fundamental para a nova interface do MacBook.


Ao pressionar sobre um ícone de um arquivo, ele será selecionado, assim como ocorre com os MacBooks atuais, mas continue pressionando mais forte e ele será aberto. Ao pressionar o botão de avanço em um player de vídeo, é possível variar a velocidade em que ele pula as cenas, dependendo da força aplicada.

O Multi-Touch, com o qual os usuários já estão acostumados, permanece o mesmo, com as mesmas funcionalidades. Mas com esses novos recursos, haverá um pouco mais de controle.

Caso os próximos iPhones confirmarem os rumores de que também contarão com Force Touch, podemos esperar uma série de aplicativos e jogos surgindo para tirar proveito dele, e isso deverá mudar bastante como estamos acostumados a usar os aparelhos.


2

Comentários

Saiba o que são e como funcionam o Force Touch e Taptic Engine, da Apple

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo