LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm rebate acusações da Apple e afirma que suas inovações 'estão no coração de cada iPhone'

21 de junho de 2017 20

Na sequência da disputa judicial entre a Apple e a Qualcomm, a fabricante de iPhones alegou recentemente que o modelo de negócios da fornecedora de chips é inválido. Isso porque a Qualcomm exige em seus contratos que as montadoras de dispositivos móveis pague tanto por unidade de chips quanto uma taxa pelas vendas de produtos que os utilizam.

Agora, em resposta oficial, a Qualcomm disse que a Apple está "tentando distrair" do fato de ter feito alegadas "declarações enganosas" sobre o desempenho comparativo de seu modem Snapdragon X12, usado em modelos selecionados do iPhone 7 para habilitar a conexão Wi- Fi e conectividade celular.

A Apple usou duas fontes de chips sem fio, Qualcomm e Intel, para o iPhone 7 e iPhone 7 Plus. O modem Snapdragon X12 é usado em modelos CDMA, vendidos pela Verizon e Sprint, por exemplo, enquanto o modem XMM7360 da Intel é usado em modelos GSM, como os vendidos pela AT&T e pela T-Mobile.

Um teste realizado em outubro pela Cellular Insights mostra que os modelos com modem da Qualcomm apresentavam um melhor desempenho em redes 4G, e que o smartphone acabava sofrendo com queda de sinal mais constante com o modem da Intel.

Gráficos no referido teste mostraram que em determinados momentos a diferença chegava até a 30% na intensidade do sinal entre os dois modelos com modems diferentes. Quanto mais distante o usuário estivesse da antena de sinal celular, maior era a diferença entre os dois modems.

A Apple, no entanto, declarou publicamente que não há "diferença discernível" no desempenho entre os modems Qualcomm e Intel em qualquer um dos modelos. A Apple também ameaçou a Qualcomm para não divulgar a verdade, de acordo com Don Rosenberg, vice-presidente executivo e conselheiro geral da Qualcomm.

De acordo com a declaração da Qualcomm, "a Apple diz que as inovações da Qualcomm estão limitadas à tecnologia implementada no modem celular, quando a Apple sabe bem que a Qualcomm foi o braço de R&D da indústria".

As invenções patenteadas da Qualcomm tornam possível não só a conectividade e a transmissão de dados de alta velocidade em redes móveis, mas também a navegação GPS de alta precisão, operações de aplicativos, gerenciamento de energia e eficiência de bateria, vídeo móvel incluindo compressão avançada, gráficos, imagens de câmera e reconhecimento facial. Tecnologia, qualidade de áudio e compressão de arquivos de áudio, e muito, muito mais.

As inovações da Qualcomm estão no coração de cada iPhone e permitem os usos e recursos mais importantes desses dispositivos. Simplesmente é falso que a Qualcomm está buscando coletar royalties pelas inovações da Apple que não têm nada a ver com a tecnologia da Qualcomm.

Rosenberg acrescentou que a Apple "raramente é a primeira a comercializar com qualquer tecnologia nova, o que mostra que a companhia liderada por Tim Cook depende fortemente dos investimentos em R&D em tecnologias mais revolucionárias de empresas como a Qualcomm".

Uma das reclamações da Apple é que a Qualcomm injustamente cobra uma taxa sobre inovações do iPhone, cobrando royalties em uma porcentagem do valor total de vendas do smartphone, apesar de fornecer apenas um único componente do dispositivo.

Qualcomm responde a isto que o royalty por dispositivo ela que cobra de fabricantes e montadoras de iPhones pelo direito de usar suas tecnologias licenciadas é "menos do que a Apple cobra por um único plugue de tomada".

A título de curiosidade, o plugue de tomada que a Apple vende é um adaptador USB de 5 W que custa US$ 19 nos Estados Unidos.


20

Comentários

Qualcomm rebate acusações da Apple e afirma que suas inovações 'estão no coração de cada iPhone'

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo