
01 Agosto 2017
O último relatório da Apple com respeito à distribuição da mais recente versão de sistema operacional móvel, o iOS, foi liberado. O documento, que contabiliza as informações colhidas até o dia 28 de julho, destaca que 87% dos dispositivos, entre iPhones e iPads, já está rodando o iOS 10. Um número bem significativo, já que no Android a situação é o exato oposto.
Dos outros 13% restantes, 9% estão no iOS 9 e os outros 4% estão em versões anteriores do sistema, provavelmente por que os seus dispositivos não suportam as versões mais recentes do iOS. Outra possibilidade é que a atualização deixe o aparelho lento e, por isso, o usuário optou por não atualizar o seu iDevice.
A Apple pode ter os seus defeitos e desvantagens frente ao robôzinho verde da Google, mas no quesito atualizações ela sempre mostrou uma larga vantagem. Como ela controla tanto o hardware quanto o software de seus aparelhos, para a gigante de Cupertino é muito mais fácil liberar as atualizações para todos os dispositivos simultaneamente. Fragmentação é algo que dificilmente veremos no ecossistema Apple.
Já o Android, por sua vez, sofre desde o seu nascimento com esse problema. O Android Nougat, por exemplo, está presente em apenas 11,5% dos celulares. Número extremamente baixo, dado a quantidade de celulares Android ativos no mercado. A versão com mais usuários é a 6.0 Marshmallow, como 31,8% dos dispositivos. Mesmo assim é uma porcentagem baixa.
Enquanto isso, a Apple segue à passos largos para lançar o iOS 11. Recentemente ela lançou a terceira versão beta pública do sistema e a quarta versão beta para desenvolvedores. O iOS 11, que provavelmente será liberado para todos em setembro, trará diversos recursos interessantes, tais como uma nova central de controle, modo noturno e a possibilidade de apagar os apps não usados automaticamente.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários