LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual o motivo? Apple ignora pedidos para ativar recurso do iPhone que poderia salvar muitas vidas

10 de agosto de 2017 12

Alguns aqui já devem ter ouvido falar de AML, mas para os que não conhecem, vamos explicar do que se trata.

O AML (Advanced Mobile Location) é um recurso que dá acesso à localizações extremamente precisas à serviços de emergência — sim, aqueles que podemos contatar discando determinados números ao redor do mundo.

O recurso está ativo e funcional no Android já há algum tempo, porém, a Apple continua ignorando os pedidos do EENAA (European Emergency Number Association) para ativá-lo nos iPhones.

Segundo a associação, à medida que o serviço é implementado em mais países, os usuários de iPhone permanecem em 'desvantagem' comparado aos do Android em relação aos serviços emergenciais.

É importante que esse serviço seja ativo o mais rápido possível, vendo que como a maioria das chamadas é realizada através de smartphones, é imprescindível que os serviços de emergência tenham acesso à localização sem precisar pedir referências ou localização para quem está ligando (que muitas vezes não conhece direito o local).

Além disso, com o AML as chamadas emergenciais são reconhecidas quando realizadas, ativando automaticamente o GNSS (global navigation satellite system), Wi-Fi e enviando SMS para números de emergência detalhando a localização.

Ele chega a ser até 4 mil vezes mais eficiente do que os sistemas adotados previamente, podendo apontar até mesmo localizações como, por exemplo, um quarto dentro de um apartamento localizado em um prédio específico à norte da cidade.

De acordo com o artigo publicado pela TNW, EENA vem tentando contato com a Apple para ativar tais serviços há mais de dois anos.

A empresa de Tim Cook simplesmente ignora os pedidos, possivelmente porque já traz um recurso de SOS em seu sistema, implementado a partir do iOS 10.2 e que até já salvou vidas no Apple Watch — mas mesmo assim, quando estamos falando a respeito de algo que pode salvar vidas, informação nunca é demais.


12

Comentários

Qual o motivo? Apple ignora pedidos para ativar recurso do iPhone que poderia salvar muitas vidas
  • Curioso pra saber se essa função é disponível em terras tupiniquins...

      • Somente 7 países dão suporte ao sistema (tanto o AML e o AEL): Bélgica, Reino Unido, Estônia, Áustria, Lituânia, Nova Zelândia e a Islândia

          • Não entendo porque o Brasil não tem esses sistemas de emergência. Sei que somos um continente que baixíssimo risco de desastres naturais e até mesmo de terrorismo (ao menos por enquanto.
            Sistema AMBER, por exemplo, que chegou entrar em pauta no estado do Rio de Janeiro lá por 2011, até hoje nunca foi dado prosseguimento. Seria dado início em regiões de trocas de tiro e tal.

            AML e AEL esses sim deveria existir. Localização precisa seria fundamental. Aqui pra começar nem se você ligar pra polícia eles vão na sua casa. EUA se você liga de brincadeira, em 2 min eles batem na porta da sua casa questinando se esta tudo bem.

              • Creio que a implementação desses tipos de recursos em um país não seja tão simples e barato, pois deve exigir uma atualização em 100% do sistema de emergência e etc. E como sabemos, no Brasil atualmente se algo não enche o bolso dos políticos não é nem considerado útil.

            • O motivo é o péssimo CEO Tim Cook que por mim já estaria demitido no momento que ele o criou o iPhone 6

                • Isso mostra que falta visão aí. O cara tem feito a Apple ter lucros astronômicos, chegar a valores que nunca antes alcançou, o iPhone vende que nem água em todas as versões novas... E por aí vai.

                  Ele pode ter seus erros e falhas, como todos temos... Tomar decisões que pra gente é absurda e burra... Mas olhando de um modo comercial, o cara tem sido um gênio.

                  • ..."A empresa de Tim Cook simplesmente ignora os pedidos, possivelmente porque já traz um recurso de SOS em seu sistema, implementado a partir do iOS 10.2 e que até já salvou vidas..." Só lêr. .

                      • O recurso de SOS é usuário - usuário, não tem nada a ver com o que está sendo solicitado.

                        Apesar de ser razoavelmente útil, em casos de emergência, você precisa depender da pessoa do outro lado ter calma e raciocínio, ligar para a emergência, passar sua localização corretamente e eles chegarem lá.

                        • essa Apple viu... so olha para o proprio umbigo...

                            • Realmente esse é um recurso muito eficiente, com certeza nesse 1 ano que está ativo no Android já deve ter ajudado em muitos casos.

                              O fato da Apple não ter implementado, deve ser algum "whatever" sobre questões de privacidade e tals. Porém acho que ganhando mídia eles cedem em alguma hora.

                                • Bem por ai...esse papo de privacidade não existe mais quando se usa um telemóvel.

                                    • Mas no caso da Apple ela tem uma visão de privacidade egoísta.

                                      Eu acho super interessante o fato deles fecharem o sistema e tentarem fazer o mais seguro possível (mesmo sabendo que não prática não é), mas quando é do interesse deles a coleta de dados é feita da mesma forma, então porque não permitir em casos como este no qual realmente é útil.

                                      Posso viajar na opinião, talvez apenas estejam implantando o sistema de uma forma mais profunda e eficiente no sistema, quem sabe. O importante é que façam... Vamos ver se ouviremos algo sobre isso mês que vem.

                                    Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                    Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                    iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo