LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falta muito! Pesquisa revela que apenas 44% dos serviços do Governo Federal estão na internet

03 de maio de 2018 0

Segundo pesquisa realizada pela NIC.br, apenas 44% dos serviços mais procurados pelos cidadãos brasileiros em alguma repartição pública do Governo Federal podem ser revolvidos pela internet. A informação foi revelada pelo levantamento "TIC Governo Eletrônico 2017" que também trouxe dados que mostram que apenas 25% dos serviços de governos estaduais estão online.

Esses dados mostram que ainda falta muito para que os brasileiros consigam resolver alguns assuntos com o governo por meio da internet. De acordo com o que foi revelado pelo levantamento, os argumentos mais usados pelos gestores públicos para justificar a baixa oferta de serviços pela internet estão as restrições legais (39%).

Outro argumento muito usado também é que a maioria desses serviços não podem ser ofertados por meio da internet. Isso acontece ao mesmo tempo em que a maioria dos órgãos (90%) responderam que possuem páginas na internet que trazem informações aos cidadãos.


O levantamento também colheu informações mais amplas sobre os órgãos do Governo Federal e de autarquias estaduais. Um exemplo é o fato de que há pouca iniciativa quando o assunto é o uso da nuvem. A maioria dos setores do governo só usam a nuvem para serviços de e-mail (25%).

Quando o assunto é armazenamento ou banco de dados, 20% dos órgãos usam esses serviços, sendo que a maioria contratam organizações públicas de TI que geralmente pertencem ao próprio governo.

Com a divulgação dessa pesquisa, podemos perceber que ainda existem muitas barreiras para que os brasileiros possam contar com serviços do governo prestados exclusivamente pela internet. Grande parte disso se dá por conta de leis e regulamentações que ainda precisam ser atualizadas.

Você gostaria que todos os serviços do governo estivessem disponíveis na web? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


0

Comentários

Falta muito! Pesquisa revela que apenas 44% dos serviços do Governo Federal estão na internet
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista