LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

31 de agosto de 2018 106

Apesar de não haver registros de quadros clínicos causados pela radiação emitida por smartphones e estudos recentes afirmarem que essa não é prejudicial à saúde de nós seres humanos, alguns órgãos dedicam parte dos seus esforços para medir o nível de radiação emitida por esses aparelhos.

Como noticiamos aqui há algum tempo atrás, o site Statista, utilizando os dados do Escritório Federal Alemão de Proteção Contra Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz), emitiu uma lista dos 15 smartphones mais radioativos. Na ocasião, Xiaomi Mi A1, OnePlus 5T e Huawei Mate 9 lideravam o rank.

Agora, em uma nova listagem emitida pelo site, o topo da tabela não enfrentou mudanças, mas tanto OnePlus 6 quanto Xiaomi Redmi Note 5 entraram para o páreo entre os maiores emissores. Confira a lista abaixo.

Celulares com dual SIM estão marcados com três asteriscos – Imagem: Reprodução - Statista

Com preferência por celulares atuais lançados até o dia 8 de agosto de 2018, de acordo com o site, alguns critérios foram estipulados para confecção da lista. No primeiro deles, o smartphone precisava pertencer a uma das seguintes marcas: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi ou ZTE. No segundo, os índices de radiação reportados referem-se à medição da emissão enquanto o aparelho está em uma chamada, que é o momento que o smartphone costuma ficar mais próximo a cabeça.

Como pode ser observado no gráfico, dos quinze aparelhos listados, trezes são de companhias chinesas – Sony e Apple são as únicas que têm suas sedes fora do país asiático. Em comparação a última versão emitida pelo site, a Nokia foi a única eliminada por conta de não atender um dos critérios e por conta disso, o Lumia 630, que antes ocupava a 4º posição, não foi citado.

O grande destaque fica por conta da entrada de dois novos concorrentes nessa competição ingrata. OnePlus 6 e Xiaomi Redmi Note 5, lançados recentemente, fazem a sua primeira aparição e ocupam a 12º e a 14º posições, respectivamente.

Emitindo mais do que o dobro do considerado “seguro” pela certificação alemã de compatibilidade ambiental “Der Blaue Engel” (“Anjo Azul” em tradução livre), que certifica aparelhos com taxas de até 0,60 watts por quilograma, os dois aparelhos conseguem ocupar posições inferiores ao iPhone 7, da Apple, e do Xperia XZ1 Compact, da Sony, as únicas duas marcas não chinesas.

Dos aparelhos citados no rank, apenas os smartphones da Apple são comercializados oficialmente no Brasil.

  • O OnePlus 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Redmi Note 5 Al Dual Camera ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

106

Comentários

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista