LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: configure o controle parental da Play Store e fique tranquilo com as crianças

18 de janeiro de 2019 0

Se para muitos a tecnologia vista nos dias de hoje foi algo gradual, que mudou praticamente da água para o vinho, para as gerações mais novas ela é algo rotineiro. Até mesmo as crianças mais novas já conseguem manipular um tablet ou smartphone com uma certa maestria, acessando os mais diversos conteúdos e até mesmo realizando downloads nas lojas de aplicativos.

Por conta disso, o TudoCelular Ensina de hoje traz uma dica para que você, responsável, possa ter mais controle sobre os downloads do seu pequeno na Play Store e não fique tão preocupado com o que ele está vendo e, além disso, com a fatura do cartão no final do mês graças as compras automáticas na loja.

Configurando o controle parental

Independente do seu filho ter um dispositivo Android próprio, seja esse um smartphone ou um tablet, ou usar o seu em uma segunda conta local, a dica de hoje abrange todas essas possibilidades, dando a você um bom nível de controle de acesso.

Para aqueles que não sabem, o controle parental da Play Store funciona de forma semelhante a classificação indicativa de filmes e séries. Ou seja, é como se cada app ou jogo tivesse a sua própria classificação, separada por idade.

Definindo a classificação etária

Com isso, ao restringir o acesso a uma determinada faixa etária, todos os apps, jogos, filmes e até mesmo músicas exibidos – conteúdos que podem ser acessados através da Play Store – atenderão àquela restrição.

Sem mais delongas, vamos as instruções para ativar o controle.

  • Com o dispositivo Android em que deseja ativar o recurso em mãos, acesse a Play Store;
  • Agora, toque no ícone hambúrguer localizado no topo da tela;
  • Selecione a opção de Configurações;
  • Toque em Controle dos pais;
  • Toque na chave para ativação do recurso;
  • Crie um PIN para ter acesso exclusivo a essas configurações e toque em Ok;
  • Digite o PIN novamente e confirme a criação tocando em Ok;
  • Pronto, o controle parental foi ativado!

Agora, com o Controle dos pais devidamente ativo, chegou a hora de definir o conteúdo que poderá ser visto por seus filhos de acordo com a categoria. Para isso, na mesma tela acessada nas instruções acima, toque sobre uma das categorias que gostaria de restringir o acesso. Confira um exemplo de cada uma das opções logo abaixo.


Como pode ser visto nas imagens acima, apesar do controle parental está ativado, todo o conteúdo da Play Store está liberado sem restrições. Para restringir o acesso, selecione, de acordo com a categoria, qual a classificação indicativa que seu filho poderá ver e toque em Salvar.

A título de exemplo, caso seu filho tenha 15 anos, talvez seja interessante deixar a classificação dos conteúdos restrita a 14; assim que ele completar 16, altere para a categoria superior.

Evitando surpresas no cartão de crédito

Para evitar que a fatura do seu cartão cadastrado na loja de aplicativos seja uma surpresa graças as inúmeras aquisições de apps e jogos, uma ótima solução pode ser ativar a exigência de uma credencial a cada compra. Para isso, siga a curta sequência de passos abaixo.

  • Com a Play Store aberta, toque no ícone hambúrguer no topo da tela;
  • Agora, toque em Configurações;
  • Toque na opção Autenticação necessária para fazer compras;
  • Selecione a opção Para todas as compras feitas no Google Play neste dispositivo;
  • Pronto! Agora, todas as aquisições de apps ou jogos pagos necessitarão ser aprovadas primeiro.

Caso o seu dispositivo tenha disponível a possibilidade de desbloqueio via impressão digital, uma segunda opção pode ser ativar a autenticação através do leitor biométrico. Para isso, basta tocar em Autenticação por impressão digital e digitar a senha da conta atrelada a Play Store. Agora, ao invés de precisar digitar sua senha completa a cada compra, será necessário apenas colocar o seu dedo sobre o sensor, de forma semelhante ao feito no desbloqueio.

E aí, gostou de mais essa dica? Conte para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos.


0

Comentários

TudoCelular Ensina: configure o controle parental da Play Store e fique tranquilo com as crianças
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista