
Google 13 Mar
18 de março de 2019 2
Conhecido como um dos navegadores mais populares da internet, não é difícil encontrar usuários que defendam o Google Chrome com unhas e dentes, elegendo-o como o melhor browser entre os seus principais concorrentes.
No entanto, apesar das vantagens oferecidas pelo navegador, com suas inúmeras extensões e sua arquitetura de multiprocessos, a proposta do Google para navegação web também tem as suas falhas, sendo reconhecida por sua fama de devoradora de recursos de hardware.
Talvez por conta disso, a gigante de buscas embutiu na aplicação um verdadeiro gerenciador de tarefas, possibilitando que seus usuários possam ter mais controle sobre os recursos consumidos pelo browser em tempo real. Com ele é possível ver diversos aspectos da navegação e, inclusive, finalizar processos para retomar nem que saiba um pouco dos seus recursos. Confira a seguir como encontrar esse gerenciador no navegador e algumas dicas de como usá-lo.
Como citado anteriormente, o Chrome é construído em um tipo de arquitetura de multiprocessos onde cada uma das abas é executada separadamente. Isso permite que o navegador não trave por completo quando um site de desempenho ou carregamento problemático é encontrado, apesar que uma lentidão geral pode ser sentida eventualmente.
Em meio a esse mar de abas, encontrar qual é a responsável por gerar um engasgo no desempenho pode ser um verdadeiro pesadelo e é nesse ponto que o gerenciador de tarefas do browser se mostra extremamente útil. Confira as instruções abaixo.
Pronto, você abriu o Gerenciador de Tarefas.
Assim como é possível observar, o gerenciador traz para a vista do usuário uma lista com tudo o que o navegador está rodando, desde as abas que estão abertas, com seus respectivos elementos individuais, até as eventuais extensões instaladas, que estão em plano de fundo. Todos estes com abas descritivas que, por padrão, informam a quantidade de memória RAM, CPU e Rede que estão sendo consumidos, além do número de identificação do processo e o nome da tarefa.
Com isso em mente, assim que o navegador demonstrar algum tipo de lentidão, basta recorrer ao Gerenciador de Tarefas, observar qual ou quais abas estão quebradas, consumindo recursos acima do normal, seleciona-la e finalizar o seu processo clicando em Encerrar Processo.
É válido ressaltar, porém, que encerrar um processo não implica diretamente em fechar a aba problemática. Com o processo finalizado, o Chrome irá encerrar apenas a atividade daquela aba, sendo possível salvar o seu endereço ou recarrega-la – se essa for a sua vontade. Caso não, basta fechar a aba clicando no “x” localizado no topo.
Apesar da forma destacada acima para abrir o Gerenciador poder ser utilizada em qualquer sistema operacional compatível com o Chrome, com excessão do mundo mobile, há aqueles que preferem utilizar atalhos, diminuindo a quantidade de passos necessários para chegar ao mesmo objetivo.
Além das citadas descrições do processo (Tarefa, Ocupação de memória, CPU, Rede e ID), é possível adicionar mais campos ao gerenciador do Chrome, tendo acesso a ainda mais informações, entendendo mais profundamente o que está acontecendo com o navegador.
Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre uma das abas de descrição e selecione quais itens desejará adicionar a sua versão do gerenciador. É possível visualizar informações como cache de imagem de cada aba, memória ocupada na GPU, conferir as informações de prioridade de acesso e muito mais. A personalização do recurso fica por sua conta!
E ai, gostou da dica de hoje? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários