
Lançamentos 24 Jun
Como mecanismo de defesa padrão do Windows, o sistema operacional da Microsoft possui seu próprio antivírus: o Windows Defender. No entanto, a maioria dos usuários do software preferem utilizar um antivírus terceiro, como Avast, Kaspersky ou o AVG, por exemplo.
E, para o aplicativo funcionar de forma efetiva, os usuários preferem desabilitar permanentemente o programa nativo do Windows. Para isso, era só recorrer à chave “DisabeAntiSpyware”, na edição de registro.
No entanto, a atualização de agosto de 2020 para o Windows Defender “chegou pra ficar” e, inutiliza a chave utilizada pelos usuários para desativar o programa de proteção nativo do sistema operacional de Redmond. Com isso, os usuários não podem mais desativar permanentemente o protetor.
Vale mencionar que, para aqueles que utilizam outro software antivírus ou simplesmente não querem mesmo deixar o Windows Defender instalado no computador, é possível recorrer à duas medidas paliativas. A primeira é desabilitar o programa por meio do Editor de Política do Grupo do Windows. Ou, ainda mais simples, pelo próprio Defender. Para isso, é só abrir o programa e desativar a opção “Proteção em tempo real”.
No entanto, é importante destacar que nenhuma dessas duas opções permite o desbloqueio definitivo do Windows Defender, de forma que, provavelmente, será necessário repetir esse procedimento no futuro.
Até o momento a Microsoft não comentou ou justificou essa nova atualização que impede que seus usuários desativem permanentemente o Windows Defender. Também não há informações sobre uma possibilidade de reverter essa atualização em um futuro próximo.
Lembramos que o Windows Defender já possui um bom mecanismo de defesa para o sistema operacional e, inclusive, o programa está presente em nossa lista com alguns dos melhores antivírus gratuitos disponíveis em 2019.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários