LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Note 20 Ultra passa por novo teste de câmera do DxOMark, mas continua atrás do S20 Ultra

04 de novembro de 2020 61

Atualização (04/11/2020) - JS

O DxOMark realizou a análise das câmeras do smartphone Galaxy Note 20 Ultra no início de outubro, onde o aparelho se mostrou inferior ao S20 Ultra no resultado geral. Porém, a empresa realizou algumas modificações técnicas na forma de analisar os smartphones, e isso fez com que uma revisão no resultado final fosse realizada.

Na versão 4 de testes, o dispositivo foi explorado em novos ambientes com a câmera grande-angular, bem como realizando filmagens diferenciadas para permitir que a capacidade real do topo de linha fosse explorada ao máximo no momento das gravações para chegar a um resultado final ainda mais confiável.

Mesmo com a nova análise, o celular continua apresentando problemas na entrega da qualidade de imagem quando começa a explorar a opção de zoom, algo que faz com que ele fique abaixo do esperado no ranking geral. Além disso, ele acaba apresentando bastante ruído em ambientes mais escuro, algo que poderia ser um diferencial importante na classificação e acaba o deixando bem abaixo do modelo da linha S.

Aplicado em números, a câmera principal caiu de 130 pontos para 122, enquanto em vídeo o Note 20 Ultra subiu de 101 para 106. Já no Zoom, que é a nova numeração para a pontuação média, ele ficou com 76 pontos.

Texto original (05/10/2020)

O Galaxy Note 20 Ultra foi lançado no segundo semestre deste ano prometendo um conjunto poderoso pra ser o melhor Android da Samsung. Isso inclui chipset Exynos 990 (ou Snapdragon 865 Plus em alguns mercados), 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, além dos principais recursos incluídos na S Pen e um design que chama a atenção. Além disso, havia a promessa de melhoria nas câmeras, especialmente corrigindo o problema de foco na lente principal visto no Galaxy S20 Ultra.

Em câmeras, temos um conjunto traseiro de 108MP para a lente principal, lente telefoto de 12 MP e ultrawide de 12MP, capaz de gravar em 8K a 24 fps, além da câmera frontal de 10MP. Não há mais aqui um sensor ToF para profundidade, mas recursos como foco a laser, PDAF e estabilização ótica de imagem estão presentes. Esse conjunto foi analisado pelo DxOMark, e quem esperava por um upgrade na qualidade das fotos quando comparado ao S20 Ultra pode ficar surpreso.


Isso porque o Note 20 Ultra, elogiado pelos analistas pela quantidade de tecnologia embarcada e com uma boa pontuação no ranking, cravando seu lugar no top 10 da lista, não fez o suficiente para bater o S20 Ultra. Foram 121 pontos no teste, contra 122 do flagship da Samsung lançado no primeiro semestre, e nove pontos distante do líder do ranking, o Xiaomi Mi 10 Ultra.

Em subpontuações, foram 130 pontos em fotos e 101 em vídeo. Segundo os analistas, o Note 20 Ultra, testado em sua versão 5G, “é um dispositivo muito capaz para fotografia de smartphone e chega às regiões superiores de nossas classificações de câmeras”, e menciona o Huawei Mate 30 Pro e o Xiaomi Mi CC Pro Premium como concorrentes. Comparando com o S20 Ultra, ele está posicionado um ponto atrás, e a observação é de que “os dois dispositivos Samsung exibem qualidade de imagem muito semelhante em muitos aspectos”.


Seu desempenho em fotos foi sólido na maioria das categorias de teste, com destaque para a reprodução de cores vivas, foco automático rápido e exposição geralmente precisa. Há problemas, como a faixa dinâmica não tão estendida como em outros dispositivos e exposição insuficiente em casos de pouca luz. A renderização de cores é classificada como excepcional, graças a altos níveis de saturação, que mostram imagens muito vibrantes, e equilíbrio preciso.

O zoom é um ponto de melhoria, já que em alcance médio (4x de zoom), há artefatos visíveis e uma forte perda de textura e detalhes. Mas a ultrawide merece elogios, com boa qualidade de imagens, mesmo num ângulo não tão aberto quanto os demais. Elogios também para o modo retrato, tido como um ponto forte com modelo, que tem um forte efeito de profundidade de campo.

77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
Ir para página de comparação

Em vídeos, os 101 pontos, obtidos na configuração 4K a 30fps, não foram suficientes para bater modelos como como o próprio S20 Ultra, iPhone 11 Pro Max e Mi 10 Ultra. Os resultados são semelhantes ao flagship da linha S em exposição de cor, textura e autofoco.

Como conclusão, o DxOMark ressalta a ligeira decepção com o S20 Ultra após a exposição dos recursos que chegaram no primeiro semestre, e falam das correções feitas para o Note 20 Ultra. Com isso, a qualidade de imagem é considerada excelente e faz jus à posição ocupada, mas há alguma decepção com os recursos de zoom em distâncias curtas e médias, que impediram uma pontuação ainda maior.

Mais Notícias
O Samsung Galaxy Note 20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

61

Comentários

Galaxy Note 20 Ultra passa por novo teste de câmera do DxOMark, mas continua atrás do S20 Ultra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista