
Segurança 25 Mai
Uma mulher foi condenada à prisão na Espanha por piratear o Windows e o Office. De acordo com os dados divulgados, a acusada mantinha duas, das oito máquinas em seu estabelecimento — que funcionava como uma lan house — com cópias piratas dos softwares da Microsoft.
O crime foi descoberto inicialmente em 2017, mas, até o momento, não há informações sobre como as autoridades tomaram conhecimento da prática ilegal. Desde então, a mulher recorreu duas vezes da decisão judicial, mas, agora, não conseguiu escapar.
Com isso, o Supremo Tribunal da Espanha sentenciou a mulher a cumprir seis anos de detenção, além de pagar uma multa no valor de € 3.600 — o equivalente a mais de R$ 22,8 mil em conversão direta. Esse valor, porém, ainda não inclui os valores que ela terá que pagar à Microsoft, que corresponde aos preços das licenças do sistema operacional e do pacote de programas da Gigante de Redmond.
Essa é a primeira vez em que é dada uma sentença do tipo no país e, agora, a condenação pode abrir precedentes para casos futuros do gênero. Até o momento, processos deste tipo envolviam apenas casos de compartilhamento de arquivos piratas em massa, como a distribuição de filmes, por exemplo.
Para chegar à esta decisão inédita, o Supremo Tribunal da Espanha se baseou na reforma do código penal do país, que foi realizada em 2015 e que considera ilegal a exploração comercial de produtos e serviços dos quais não se tem licença.
E por falar em pirataria, vale lembrar que recentemente foi divulgado que os clientes da Starlink — serviço de internet por satélite da SpaceX — terão o sinal bloqueado caso seja identificado que foi feito download de conteúdo pirata por meio da rede da empresa.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários