LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GDDR7: nova memória para placas de vídeo tem detalhes revelados e pode ser produzida em 2024

09 de março de 2023 0

Desenvolvedora de soluções para o design de hardware, a Cadence finalmente revelou novos detalhes e especificações das memórias GDDR7, tais que devem alimentar as placas de vídeo de futuras gerações com muito mais poder de transferência de dados, garantindo bons ganhos de desempenho em processamento gráfico e velocidades de até 36 Gbps.

A empresa norte-americana está oferecendo soluções para a verificação da nova geração de memórias, permitindo que fabricantes do hardware — como a Samsung — possam validar seus produtos conforme as especificações determinadas pela JEDEC, e aproveitando o anúncio de suas ferramentas, a companhia trouxe novos detalhes sobre o novo padrão.

Samsung é uma das primeiras no desenvolvimento de memórias GDDR7 (Imagem: Samsung)

O GDDR7 irá suportar PAM3 Signaling, uma tecnologia que utiliza a amplitude de um sinal elétrico para codificar um dado. Para isso, há três níveis de sinais que poder ser convertidos: -1, 0 e +1. Com o acréscimo na densidade de informações, esse modo de codificação pode aumentar a taxa de dados significativamente em relação aos códigos NRZ.

Seguindo a mesma lógica, o padrão irá adotar um novo modo LFSR (Linear Feedback Shift Register) que utilizam fluxos de bits pseudoaleatórios para gerar dados de treinamento aleatórios. Essa tecnologia permite identificar níveis de tensão elétrica e lapsos apropriados para transferir dados com alta velocidade e segurança.

Além do aumento nas taxas de transferência de dados, o GDDR7 também deve contar com recursos para otimizar o consumo de energia da memória. Para isso, haverá quatro modos diferentes de clock de leitura (RCK) que poderão ser habilitados automaticamente conforme necessário, reduzindo o uso desnecessário do recurso.

Por fim, o GDDR7 estreará um método de codificação que permitirá executar dois comandos diferentes em linhas e colunas paralela e simultaneamente. Não é especificado se essa adição elevará o consumo de energia da memória.

(Imagem: AMD)

A Samsung iniciou o desenvolvimento das memórias GGDR7 em 2021, e está avançando em seus projetos com a combinação de tecnologias de última geração, como V-NAND. A expectativa é que o novo hardware comece a ser produzido em meados de 2024 e se torne comum em placas de vídeo para consumidores em 2025.


0

Comentários

GDDR7: nova memória para placas de vídeo tem detalhes revelados e pode ser produzida em 2024
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista