
Tech 22 Mar
26 de março de 2023 38
Nos últimos anos, temos visto a gradativa ampliação no catálogo de veículos elétricos e híbridos no mercado brasileiro, com participação de marcas como a Peugeot, Renault, JAC, Chery e da novata BYD, mostrando que a tecnologia sem combustíveis fósseis pode ter vindo realmente para ficar.
Para entender melhor como o brasileiro vê a possibilidade de investir em um carro elétrico ou híbrido, o Google em parceria com a Offerwise fez um levantamento com divulgação na última sexta-feira (24) durante o evento Think Mobility. Essa pesquisa teve abrangência nacional e ouviu 1.200 respondentes de todas as regiões do Brasil, e que irão comprar um novo modelo nos próximos três meses.
Nos resultados, temos que 52% sinalizaram para a possibilidade de comprar um híbrido ou elétrico, com 65% desse público apontando para o interesse de um modelo 0km, mostrando assim que o mercado pode aquecer nos próximos meses nesse segmento, especialmente por considerar que a diferença reduziu consideravelmente, graças a alta de veículos "tradicionais", que incluem o básico Fiat Mobi por quase 70 mil.
Ainda segundo a pesquisa, os principais motivos para apostar na troca é o apelo tecnológico (37%) e os benefícios em custos e isenções (35%), ficando eles bem a frente da frente questão ambiental, que foi motivação para 27% dos entrevistados.
Além disso, a pesquisa se debruçou sobre o público feminino, sendo observado que mulheres representam metade dos que querem comprar um carro, bem como 41% de quem planeja comprar um veículo em breve é mãe.
Já no corte social, a pesquisa revela que que essas pessoas são, em sua maioria, das classes A e B (60%). Entre os donos atuais de automóveis, 29% usam o carro para ir ao trabalho, o que faz com que nosso sentimento pelo carro seja cada vez mais atrelado a uma função: para a maioria dos entrevistados (71%), o automóvel é “um meio de se locomover com segurança e conforto”.
Ainda no evento, o Google também apresentou informações obtidas através da análise de pesquisa do brasileiros, com a observação de que há uma retomada no interesse pela compra de veículos, sendo identificado um incremento de 5% na busca relacionada a aquisição de automóveis quando comparado com o ano anterior.
O destaque fica para a procura por carros 0km com aumento de 9%, o que trouxe o índice para patamares próximos aos vistos em 2021. Entre os segmentos, os mais procurados são os sedan (+40%) e picape (+19%). Já entre os usados, quem puxa a lista são os SUVs com +10% e os esportivos, com +4%.
Por sinal, além dessa alta pelos usados, os SUVs ainda são a categoria com maior percentual de buscas por elétricos e híbridos. Porém, o interesse em sedans eletrificados está em grande ascensão, já que o volume de pesquisas pelo modelo dobrou neste ano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários