LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais eficiente? Exynos 2400 é comparado ao Snapdragon 8 Gen 3 e Apple M2 em testes de GPU

25 de janeiro de 2024 41

O Exynos 2400 é a plataforma que alimenta os novos celulares topos de linha da Samsung. Anunciado em outubro de 2023, o hardware finalmente chegou ao mercado a bordo do Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, permitindo que entusiastas realizem os primeiros testes de benchmark que superam as limitações dos experimentos iniciais feitos no Geekbench.

Nesta quinta-feira (25), o Golden Reviewer divulgou resultados de testes feitos com a GPU do Exynos 2400, comparando-os com o desempenho, eficiência energética e resistência sob estresse de outros chips de renome, como o Snapdragon 8 Gen 3, Dimensity 9200 e Apple M2, provando também suas evoluções em relação ao Exynos 2200.

(Imagem: Reprodução)

A GPU Xclipse 940 do Exynos 2400 se mostrou mais eficiente que o Exynos 2200, seu antecessor, exibindo um salto de 70% em comparação com a GPU Xclipse 920 no teste com o GFXBench Aztec. Apesar da evolução pontual, o hardware mostrou eficiência 13% inferior ao Snapdragon 8 Gen 3, que é atualmente o chip mais avançado da Qualcomm.

No teste, que envolveu a renderização sintética de uma cena em Quad HD (1440p), o Exynos 2400 alcançou 80 FPS consumindo 11,4 W. O Snapdragon 8 Gen 3, por sua vez, alcançou 94 FPS consumindo 11,7 W. O Apple M2 é naturalmente o chip mais veloz do ranking, uma vez que trabalha com potência maior em notebooks, mas sua eficiência deixa a desejar. Veja:

(Imagem: Golden Reviewer/X)

Uma comparação mais assertiva pode ser feita ao observar os resultados do A16 Bionic, chip utilizado no iPhone 15 e iPhone 15 Plus — rivais do Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus. O processador da Apple alcançou 53 FPS consumindo 7,4 W, registrando uma eficiência enérgica quase que equivalente ao Exynos 2400.

Passando para os testes do GFXBench Aztec na resolução Full HD, os resultados também chamam atenção ao observar que o Exynos 2400 se mostrou 4% mais eficiente que a GPU do A16 Bionic, mas 12% menos eficiente que a Adreno 750 do Snapdragon 8 Gen 3. Veja:

(Imagem: Golden Reviewer/X)

Os testes não incluíram os processadores mais recentes da MediaTek e Apple — Dimensity 9300 e A17 Pro, respectivamente. É possível observar que o Exynos 2400 supera o Dimensity 9200, lançado em 2022, em termos de desempenho e eficiência. No entanto, em média, o chip da Samsung é cerca de 10% a 15% mais lento e menos eficiente que o Snapdragon 8 Gen 3.

Exynos 2400 é eficiente em ray tracing

O 3DMark Solar Bay é um teste de benchmark que avalia o desempenho de ray tracing da GPU. Nesse cenário, o Exynos 2400 se destacou por exibir a maior eficiência entre todos os demais chips utilizados no comparativo, superando a performance do Snapdragon 8 Gen 3.

A GPU Xclipse 940 chegou à marca de 8.642 FPS consumindo “apenas” 9,3 W, enquanto a Adreno 750 alcançou 8.601 FPS, mas consumindo 11,7 W. Com isso, o Exynos 2400 apresenta cerca de 930 FPS/watt, enquanto o Snapdragon exibe cerca de 735 FPS/watt.

(Imagem: Golden Reviewer/X)

Cabe lembrar que a GPU Xclipse 940 do Exynos 2400 é baseada na arquitetura RDNA 3 da AMD, que possui certa expertise em ray tracing baseado em hardware.

Exynos 2400 melhora em teste de estresse, mas...

Testes de estresse são uma forma mais precisa de avaliar o desempenho geral de um celular, tablet ou outro dispositivo, uma vez que coloca a unidade gráfica sob uma simulação de tarefa pesada e contínua — algo comparável à execução de um jogo.

Utilizando o 3DMark Wildlife Extreme, é possível observar que o líder em estabilidade ainda é o Snapdragon 8 Gen 2, que alcançou 3.729 pontos consumindo apenas 7,5 W. O Snapdragon 8 Gen 3, por sua vez, alcança 5.181 pontos no mesmo teste, mas consumindo 10,7 W. Já o Exynos 2400 bate 4.360 pontos no benchmark consumindo 10,1 W.

(Imagem: Golden Reviewer/X)

Embora ainda esteja abaixo de seus concorrentes quando o assunto é estabilidade, houve um importante salto geracional ao comparar os resultados do Exynos 2400 com o Exynos 2200, que obteve 2.263 pontos consumindo 7,5 W. Em termos gerais, isso indica que a nova plataforma é cerca de 44% mais eficiente.

O Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus são os únicos celulares disponíveis com Exynos 2400 — isto é, em regiões selecionadas que incluem o Brasil. O Galaxy S24 Ultra, por sua vez, é globalmente equipado com uma versão exclusiva do Snapdragon 8 Gen 3.

O que achou dos testes? Esperava os resultados? Comente abaixo!

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

41

Comentários

Mais eficiente? Exynos 2400 é comparado ao Snapdragon 8 Gen 3 e Apple M2 em testes de GPU
  • botei fé

      • Impressionante até o trabalho da samsung com esse exynos 2400, mas precisa melhorar um pouco essa eficiencia, apesar de que está a par em eficiencia com o chip de smartphones da apple (A16), talvez o 2500 impressione de verdade. Antes desse 2400 não via sentido nenhum em comprar um aparelho com Exynos rs. Mas ainda compraria um aparelho com Snapdragon até ver os resultados do 2500, ou testar em mãos um aparelho com o 2400 rs.

          • Ou seja, tirando em Ray Tracing o mais eficiente seria os Snapdragons

            • Quero ver essa briga nos notebooks windows

                • Snapdragon 8 Gen 3 humilhando geral em desempenho e eficiência, se pensarmos até o M1 e M2 ficam bem para trás em eficiência principalmente, fico imaginando os próximos Spapdragon e até os próximos Exynos.
                  O M2 decepção total em eficiência, pelo jeito melhor ficar no M1 para quem já tem aparelho da Apple.

                    • A Samsung vem fazendo um bom trabalho nos seus processadores, é claro que os antecessores nem todos eram bons, mas os últimos como 2200, 1280, 1380 se provaram ser satisfatório ao rodar jogos pesados, agora vamos ver daqui pra frente como vai se sair o 1480.

                        • Talvez a Samsung deveria deixar a tsmc fazer o exynos, pois ela e bem incompetente o snapdragon 888 aquecia muito

                            • Tenho um m54 exynos 1380 roda genshin impact melhor que o s21 fe exynos 2100, a Samsung é uma vergonha em fazer processador acho que era muito melhor colocar mediatek top de linha que exynos no s24 e s24+,

                                • Tudo é bom não adiantar reclamar o que vai fazer o celular ser bom ou não é olhar a câmera na hora da comprar tem celular únisoc com câmeras boas dependendo do hardware principalmente a câmera de selfie...

                                    • Comprar Samsung quem quer com altos e baixos eles vão continuar vendendo...

                                        • M2 alcançando os maiores scores consumindo o dobro de energia? Apple vai ter que trabalhar!

                                            • Exynos 2400 está muito bom mesmo. Samsung acertou dessa vez. Até que enfim.

                                                • É, estou impressionado, chegou quase no SD8Gen3, talvez impressione de verdade mesmo no 2500, mas com certeza, dá para considerar já o 2400 em uma escolha rs, antes desse não pensaria nunca em um Exynos. Ainda fico com o SD pela eficiência... Acho impressionante que o SDGen3 chegue perto do M2 que é para notebooks e mini pcs kkkk

                                                    • Realmente, eu tenho que concordar com você

                                                      • O chips da Apple consomem muito, ela deveria pelo menos ser referência em capacidade de bateria, coisa que está longe de ser

                                                          • 1° M2
                                                            2° Snapdragon 8 Gen 3
                                                            3° M1
                                                            Demais não obteve melhorias, comparando com outras versões.

                                                              • Exynos não quero nem pra equipar minha escova detal; LIXO, LIXO de soc %uD83E%uDD2C!

                                                                  • Entendo sua raiva rs, mas parece que esses novos melhoraram muito rs, eu também passei raiva com os antigos, tive um S8 com Exynos e esquentava bastante rs, nessa versão ai, o 2400 parece que pelo menos está a par com a apple rs (em chips para smartphone, o M2 é para notebooks e minipcs). Só que eu realmente pelo trauma ainda pensaria mais no Snapdragon antes de um aparelho com o 2400. Acredito que devem melhorar ainda mais na próxima geração, talvez dê para considerar um Exynos agora rs.

                                                                      • Dental...Lixo, lixo, lixo Exynos.

                                                                      • M2 é maravilhoso.

                                                                        • M2 é monstrão.

                                                                            • Tem que ser, afinal é para notebooks, mas meio desnecessário colocar como comparativo para processadores mobile, mas creio que colocaram porque o processador dos iPhones tiveram resultados péssimos nos testes

                                                                              • exynos é lixo.

                                                                                  • Então se tá reclamando dos exynos Então faz melhor vc já trabalhou na Samsung pla criticar o exynos vai procurar o que fazer bela adormecida. Henry 7 %u263A%u263A%u263A

                                                                                    • Mesmo Bla bla de sempre. No final um chipset bem meia boca.

                                                                                        • Bostejadores Metidos a expert em mecânica, física quântica; isso é patético, desnecessário, inútil, fútil e isso me enoja; é como querer dar milho pra burros, mas eles não sabem pedir.%uD83D%uDE06

                                                                                            • Esse mesmo cara fez um teste de cpu e o exynos bateu 23w de consumo.. enquanto o snapdragon 8 gen3 fica em 12,7w
                                                                                              https://twitter.com/Golden_Reviewer/status/1750233909575737713?t=ALPh0HQubZ_AZhv-d9dawQ&s=19

                                                                                                • Faça você mesmo o teste . Simples e fácil. Pensem bem ! Para um celular consumir 23w a bateria dele deveria fornecer essa capacidade !

                                                                                                  E não!!!!! Nenhum celular tem a capacidade de oferecer 23w na sua bateria ! NENHUM !!!!

                                                                                                  Apenas consoles portáteis com bateria contabilizada em W e não mha , e notebook com baterias de 6 células! A bateria de celular NAO TEM ESSA CARGA ! NAO TEMMMM

                                                                                                    • Mentira . Nenhum celular bate 23 w de consumo , não viaja . Todos os celulares são travados a no máximo 15w . Isso se tratando do Nubia Red magic com Resfriamento Ativo !

                                                                                                      Nem tablets tem TDP de 23w amigo .

                                                                                                      Nem o Steam Deck tem esse TDP . Não viaja !

                                                                                                      Se por acaso tivesse esse tdp o celular fritaria ! Por não ter dissipação ativa !

                                                                                                      Estava com o galaxy S23 ultra e tenho carregador que mostra o consumo ! E rodando todos os testes possíveis não passou de 11w de consumo .

                                                                                                      Fácil de saber . Basta você carregar 100% o celular usar um carregador com 25w ou superior e usar o cabo Baseus que tem o contador de quantos w está consuminindo . O celular estando em 100% de bateria o consumo de tudo vai para o carregador !

                                                                                                      Nos meus testes o galaxy S23 ultra nunca passou de 11w isso com tudo no talo ! O único que chega a 15w é o Nubia Red magic que tem ventoinha interna , Led e um desbloqueio para overclock no processador e GPU . Por isso tem esse consumo quando está tudo no TALO !

                                                                                                      não falem bobagens .

                                                                                                        • Fofurinha do x

                                                                                                        • Samsung não tem melhora em eficiência no entanto ela supera seu antigo processador. A Linha Dimensity é mais superior a cada geração e a Snapdragon é campeã em outros aspectos

                                                                                                            • Rs, Exynos melhorou sim, bastante, já foi muito pior, o Snapdragon Gen3 realmente caiu um pouco mas continua sendo lider em relação aos de mesma geração da concorrência rs, talvez você não tenha entendido que quanto maior o numero em eficiencia, melhor. E da lista os melhores estão sendo o Exynos 2400 e os Snapdragons Gen8 rs. Dimensity assim como outros mediateks continuam sendo piada....

                                                                                                                • Em todos aspectos*

                                                                                                                    • Como não tem ? Se tem o dobro de performance e consome menos ou igual ao anterior , como não tem melhoria em eficiência?

                                                                                                                      O Snapdragon 8gen 3 faz quase o dobro em alguns testes de performance e consome menos do dobro do 8 gen 2 , como não tem mais eficiência?

                                                                                                                      O problema é que eles querem entregar mais desempenho ! Por isso vai sempre consumir mais !

                                                                                                                      Se eles colocassem na mesma escala do anterior , faria o mesmo com 50% de economia de energia ! A samsung parece está planejando algo parecido para o Exynos 2500 .

                                                                                                                    • Esse Golden só está esperando o pix da Mediatek

                                                                                                                        • A Samsung ás vezes acerta no Exynos e dessa vez, podemos considerar que o Exynos 2400 está muito bom para o padrão Samsung.

                                                                                                                            • Com certeza, apesar de que ela mais erra que acerta rs, eu ainda fico com receio, mas esse 2400 está parecendo bom, em eficiencia está a par com os chips de smartphone da apple, então não deve ter muitos problemas de aquecimento como gerações anteriores, consideraria ele se o aparelho tivesse o preço próximo de um com SD8Gen2 rs, não teria a mesma eficiencia, mas entrega um pouco mais de desempenho, só não ganha mesmo de um SD8Gen3. O 2500 deve vir surpreendendo por sinal, o primeiro com GPU AMD foi uma piada, entregando desempenho igual a geração anterior dos Snapdragon, mas agora estão acertando a mão.

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                              Android

                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                              Especiais

                                                                                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                              Software

                                                                                                                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2