
Rumores 17 Mai
07 de maio de 2024 0
Um dos principais diferenciais dos processadores da AMD é a tecnologia 3D V-Cache, que “empilha” blocos de memória cache L3 da CPU, dobrando sua capacidade e acelerando o desempenho do hardware em jogos e outras tarefas. O Ryzen 9 7950X3D é o mais avançado da linha, contando com nada menos que 128 MB de cache L3.
E se esse processador fosse equipado com uma capacidade de memória cache ainda maior? Um usuário do Bilibili, famosa plataforma de vídeos da China, publicou uma captura de tela que exibe informações sobre o hardware de seu PC, mostrando que seu setup é equipado com o Ryzen 9 7950X3D. Curiosamente, o modelo aparece com 192 MB de cache L3.
Essa é uma capacidade monstruosa de cache que somente é utilizada em chips para servidores da marca. A captura de tela repercutiu entre os entusiastas de hardware, que questionaram se o modelo de Ryzen 9 7950X3D com 192 MB era algum tipo de protótipo ou amostra de engenharia que acabou sendo cancelada pela AMD.
No entanto, outros usuários também relataram que seus processadores eram exibidos com a mesma capacidade duvidosa de memória cache. Os softwares utilizados para analisar o hardware foram o CPU-Z e o Gerenciador de Tarefas do Windows — ambos mostrando o Ryzen 9 7950X3D com 192 MB em L3.
Usuários identificaram que esse fenômeno pode não passar de um bug do Windows. O problema está relacionado especificamente ao recurso de isolamento de núcleo que, ao ser ativado, pode fazer com que o sistema operacional detecte o tamanho do cache L3 como 2 x 96 MB (dois módulos de 96 MB = 192 MB), e não 2 x 64 MB.
Já comentamos sobre o recurso de isolamento de núcleo do Windows, e como essa função poderia ser desativada nas configurações de segurança baseada em virtualização (VBS) para aumentar o desempenho do PC — algo que pode ser ideal para jogos. Coincidentemente, um dos processadores favoritos do mundo gamer é o Ryzen 9 7950X3D.
Embora o cache absurdo possa ser apenas um erro do Windows, já sabemos que a AMD experimentou configurações vantajosas da tecnologia 3D V-Cache em seus laboratórios antes do lançamento do Ryzen 7 5800X3D. Entre elas, havia um Ryzen 9 5950X3D (que nunca chegou ao mercado oficialmente) com nada menos que 192 MB em cache L3.
A AMD pode ter optado por não produzir chips com essa capacidade elevada de memória cache para manter uma arquitetura estável e uniforme. Os engenheiros da fabricante descobriram que, ao ter vários pools de cache na CPU, ocorria um aumento de latência na maioria dos jogos, o que acabava reduzindo seu desempenho.
Para este ano, é esperado que a gigante de hardware apresente uma nova geração de processadores para desktops com a nova arquitetura Zen 5, litografia de 4 nanômetros e outras melhorias para garantir maior eficiência e desempenho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários