LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple explica escolha do iPhone 15 Pro e Pro Max como requisito para recursos de IA

19 de junho de 2024 14

O Apple Intelligence foi anunciado na WWDC 2024 e o requisito de iPhone 15 Pro e 15 Pro Max foi um dos detalhes que chamaram a atenção. Afinal, outras categorias de dispositivos da maçã precisam de ficha técnica nem tão atual para obter os recursos de inteligência artificial. Pois bem, a empresa finalmente explicou sobre o assunto.

No caso, a justificativa veio de John Giannandrea, que é chefe de IA da companhia, e de Greg Josiak, chefe de marketing, ao serem perguntados por John Gruber da Daring Fireball:

Giannandrea: Então, esses modelos, quando você os executa em tempos de execução, é chamado de inferência, e a inferência de modelos de linguagem grandes é incrivelmente cara computacionalmente. E então é uma combinação de largura de banda no dispositivo, é o tamanho do Apple Neural Engine, é o melhor no dispositivo para realmente fazer esses modelos rápido o suficiente para ser útil. Você poderia, em teoria, executar esses modelos em um dispositivo muito antigo, mas seria tão lento que não seria útil.

Gruber: Então, não é um esquema para vender novos iPhones?

Joswiak: Não, de jeito nenhum. Caso contrário, teríamos sido inteligentes o suficiente apenas para fazer nossos iPads e Macs mais recentes também, não é?


O chip que equipa as versões Pro e Pro Max do iPhone 15 é o A17 Pro, que possui uma Neural Engine de 16 núcleos, performando duas vezes mais rápido em comparação com a plataforma A16 dos modelos base e Plus. O componente é capaz de realizar quase 35 trilhões de operações por segundo.

Outro detalhe que pode influenciar é a quantidade de memória RAM, já que o Apple Intelligence é compatível com dispositivos equipados com pelo menos 8GB.

Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, também esteve presente no The Talk Show Live From WWDC 2024 e afirmou que a empresa busca formas de levar novos recursos para aparelhos mais antigos. Entretanto, no caso dos celulares, ele afirmou que o problema tem a ver com hardware.

Seja como for, os modelos que não serão compatíveis com as funcionalidades de IA ainda poderão aproveitar os demais recursos que chegarão com o iOS 18. Inclusive, já é possível instalar a versão bela do sistema no iPhone ou iPad.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 22 de julho de 2024, às 08:36)

14

Comentários

Apple explica escolha do iPhone 15 Pro e Pro Max como requisito para recursos de IA
  • Apple users fingindo que acreditam : %uD83E%uDD21%uD83E%uDD21.

      • Já até sei a desculpa ,primeira porque os iPhones mais caro são os 15 pró e 15 pro Max , segundo porque vão lançar o iPhone 16 e vão vim com a mesma desculpa falando que é o celular mais poderoso do mundo , ninguém cai
        Mais nessa a verdade e que eles fazem isso empurrado a pessoa sempre a ter o mais novo , e como aqui no Brasil o iPhone é o mais barato do mundo . Sorte a nossa ,ano que vem mudo pro galaxy ultra , como pode um 14 pro Max receber a mesma atualização do iPhone XR vai entender %u2026 indignação total

          • obviamente que vai ter uma desculpa bem técnica e séria, nunca admitiriam que estão engmbleando ou que os produtos foram feitos sem pensar direito que memória RAM deveria ser maior. O único jeito que vejo para confiar nessa aparente desculpa seria se a Apple liberasse os recusrsos para os outros aparelhos e assim pudéssemos escolher se realmente a experiência ficaria ruim. Aposto que muitos clientes tolerantes prefeririam esperar mais tempo para obeter resultados e ter sua bateria drenada mais rápido em vez de ficar totalmente sem acesso.

              • As funções de IA consomem muita RAM mesmo, que isso sirva de lição pra Apple aumentar a quantidade dessa memória nos futuros lançamentos

                Por outro lado, melhor deixar o recuro apenas para os smarts que realmente tem capacidade de suportar do que copiar a Samsung que lançou metade deles para o Galaxy S21 e o smart não dura 4h fora da tomada após a bendita atualização.

                  • De não ficou bom nos antigos porque demora, isso deveria ser escolhido pelo cliente. Só ele sabe se quer pagar o preço de esperar mais para algo ser processado ou não. Não ter o recurso o impede de decidir e mostra sim como dito, que outras marcas com aparelhos beeeem inferiores conseguem rodar recursos avançados de IA.
                    O povo tem mania de acreditar no blábláblá de discurso pronto e de quem te lava sua grana do seu bolso.

                      • Pior que acho que ele tá sendo sincero.
                        Não na parte de que ele não quer fazer vc comprar o novo, mas sim que não ficou bom nos antigos.
                        De fato, todos iPads e MacBooks com m1 em diante receberão a IA, o que poderia ser limitado se fosse só pela novidade do produto.
                        Apple quer que a IA processe quase tudo no próprio aparelho, e aí os anos de limitação de RAM estão aí para cobrar o preço. Não acho que falte fôlego para o processador dos modelos antigos, no entanto.
                        Mas nem tô esquentando. Apesar de todos os meus devices serem elegíveis, eu sei que vai demorar anos para ter IA aceitável da Apple em PT-BR. Até lá devo ter trocado de aparelho. %uD83E%uDD21

                          • Aí vem nego dizendo que o iOS não precisa de muita ram, conversa, a verdade é que a Apple faz isso pra economizar e lucrar ainda mais.

                              • iOS comparado ao Android é infinitamente mais leve, se o iOS vai exigir mais ram por causa da IA no Android que já exige por natureza por o sistema ser virtualizado e ruim vai precisar de mais Ram ainda,

                                • A vdd é que a Aolle quer forçar o consumidor a comprar os aparelhos novos kkkk

                                    • Cai quem quer nessa conversa.

                                        • Olha, os iphones tem grande limitação em IA por causa da RAM, IA come muita ram, muito mesmo, nos smartphones eles colocam uma versão mais simplificada para não levar toda ram embora, por isso que o Windows Copilot exige 16gb de ram. Inclusive funções da Nvidia que usam IA como o broadcast, pega bastante ram e vram, coisa que a Apple sempre limitou nos iphones.

                                        • Cara, a Samsung fez mágica com um Exynos 990 adicionando funções atrás de funções com atualizações. A ilusão de que a Apple atualiza seus dispositivos mas muitas vezes até remove funções, como o 3D touch.

                                            • E por causa de tantas funções vindas em atualizações que o S20 mal sai da tomada e perdeu bastante desempenho na última versão disponível(na OneUI 2.1 com Android 10 que veio de fábrica ele tinha o dobro de autonomia e uns 50% a mais de desempenho).

                                              Economia e mercado

                                              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos