
Economia e mercado 01 Out
Atualização (22/10/2024) - YB
Estamos cada vez mais próximos da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e por isso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já divulgou oficialmente o Cartão de Confirmação de inscrição, que traz diversas informações necessárias para os estudantes, incluindo o local em que será realizado o exame.
É possível encontrar o cartão por meio da Página do Participante. Além do local de prova, é mostrado também o horário e a data da sua prova, assim como o número de inscrição. É possível saber por meio do documento se o estudante terá direito ao atendimento especializado ou uso de nome social.
Para saber o local da sua prova é bem simples, pois basta acessar a Página do Participante, que é onde está o cartão com as informações, e conferir antes de tudo, como normalmente é feito. Vale lembrar que é necessário fazer login por meio do Gov.br
Além disso, apesar de não ser algo obrigatório, é recomendado pelo Inep que o estudante leve seu cartão durante os dias de prova. Assim, é possível garantir que não vai se esquecer de algo importante sobre horários e locais.
As provas já estão marcadas para o dia 3 e 10 de novembro deste ano. E aí, vai fazer também? Aproveite e confira mais informações sobre.
Atualização (27/05/2024) - RS
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio abriram oficialmente nesta segunda-feira (27). Nesse sentido, os alunos que têm interesse na prova que será realizada em novembro, precisam fazer sua inscrição até o início de junho. Agora, confira como realizá-la, caso ainda não saiba como prosseguir.
Para começar, é necessário entrar no site https://enem.inep.gov.br/participante/, que é onde fica a Página do Participante. Vale lembrar que o usuário precisa pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85 até o dia 12 de junho para continuar. O pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito ou boleto.
A inscrição, enfim, é feita informando o número do CPF e a data de nascimento. Do mesmo modo, o estudante deve fornecer um endereço de e-mail válido, número de telefone fixo ou celular. Por fim, é preciso informar o estado e a cidade onde irá fazer o exame, além de selecionar a língua estrangeira de preferência. As opções são inglês e espanhol.
Outro detalhe essencial é a criação de uma senha de acesso para a Página do Participante. Para isso, o aluno precisa entrar em https://sso.acesso.gov.br/ para criar a senha e também emitir o boleto com a taxa de inscrição. O procedimento para se inscrever também conta com o anexo de uma foto atual, nítida e individual, além do preenchimento correto do Questionário Socioeconômico.
Segundo o calendário oficial, as inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de junho. A prova será realizada nos dias 3 e 10 de novembro, ambos domingos. O gabarito deve ser divulgado no dia 20 de novembro e o resultado no dia 13 de janeiro de 2025.
Veja também: a ação da Samsung realizada recentemente com os vencedores do Solve for Tomorrow e os modelos de Chromebook lançados pela Acer como opções para o setor educacional.
Matéria Original (13/05/2024)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro. As datas foram confirmadas nesta segunda-feira (13) através do Diário Oficial da União. As provas avaliam o desempenho escolar de alunos do ensino médio, e suas notas podem ser usadas para concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas.
É definido que as inscrições poderão ser feitas entre 27 de maio e 7 de junho através da Página do Participante do Inep, que pode ser acessada no endereço enem.inep.gov.br/participante. Aqueles que solicitaram a isenção da taxa do exame também podem consultar o resultado do pedido na página a partir desta segunda-feira (13).
A taxa de inscrição do Enem 2024 é de R$ 85. Cabe lembrar que, para a isenção da taxa, é necessário que o estudante a realizar as provas esteja:
Para verificar se o pedido de recurso de isenção de pagamento da taxa de inscrição foi aprovado, é necessário acessar a Página do Participante. É fundamental ressaltar que a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2024, portanto, mesmo que a isenção tenha sido aprovada, ainda é necessário realizar a inscrição por meio do mesmo site.
Para a inscrição, é necessário informar o número do CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. Também é preciso selecionar o estado e município em que o aluno deseja realizar a prova e o idioma das questões de língua estrangeira — inglês ou espanhol.
Veja o calendário do Enem 2024:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários