LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 855 e a promessa de grandes novidades nos smartphones de 2019

07 de dezembro de 2018 12

O mercado de dispositivos móveis esteve fraco de novidades nos últimos anos. Os smartphones topo de linha de 2016 para cá foram, praticamente, melhorias de hardware, adaptações de design e adição de sensores de câmera.

Isso está para mudar em 2019. Ao menos de acordo com o que a Qualcomm nos mostrou no Snapdragon Tech Summit 2018, que acontece no Havaí e para o qual o TudoCelular foi convidado. As novas possibilidades que a mais recente plataforma topo de linha da companhia oferecem anima para os lançamentos do ano que vem.

A seguir, vamos mostrar as novidades que nos esperam nos principais lançamentos do ano que vem, que inclui o 5G e uma nova forma de desbloqueio do smartphone.

Snapdragon 855

A Qualcomm não está para brincadeira. O Snapdragon 855 promete ser bastante poderoso. A plataforma pode ser até três vezes mais potente que a antecessor, e cerca de duas vezes melhor que a concorrente. A empresa só não especificou qual seria esse chipset concorrente.

Sendo mais específico, podemos ter performance até 45% melhor em processamento (CPU) e 20% em renderização gráfica (GPU), quando comparado ao Snapdragon 845. Já em relação a eficiência energética, a nova plataforma pode oferecer até sete vezes mais autonomia para assistir vídeos no YouTube em HDR.

É bom lembrar que um chipset não é composto apenas pelo processador e pelo chip gráfico, vai muito além. A Qualcomm explicou que o Snapdragon 855 tem nova arquitetura, com melhoria na organização dos núcleos e outros componentes. É por isso que, além de mais potente, a plataforma também é mais eficiente. Esse chip já é fabricado com o novo processo em 7 nm.

Outra melhoria dessa eficiência é que o chip consegue manter o processamento máximo por mais tempo sem estressar, o seja, dá para jogar por um período maior sem perda de desempenho. E sem precisar correr pra tomada, também.

Principais novos recursos

Mas melhorias em desempenho a gente tem visto ano após ano desde 2016, mas isso não tem se traduzido tanto em novos recursos. E é isso que está para mudar em 2019. A Qualcomm também falou em alguns novos recursos que os smartphones poderão aproveitar.

Há melhorias em jogos, com otimização da performance e novidades em todos os outros aspectos, desde o desenvolvimento até os gráficos mais poderosos e aumento da imersão. E também será possível reproduzir vídeos em HDR a até 120 fps, além de conteúdo em realidade mista com resolução 8K em 360 graus.

A câmera também tem novidades. Para quem gosta de captar vídeos, será possível aproveitar o Modo Retrato em 4K. E em tempo real, não tem nenhum tipo de processamento da imagem posteriormente. E também a captação com o uso do HDR+.

Outra mudança é a inclusão de um núcleo dedicado à captação de imagens, que deve reduzir em até quatro vezes o consumo de energia na hora de gravar vídeos.

E, por fim, a inteligência artificial. O Snapdragon 855 também tem um núcleo dedicado à IA, e deve levar o uso do aprendizado de máquina e outras funções mais complexas com performance até três vezes maior que o concorrente - possivelmente o Kirin 980.

Conectividade

E o recurso mais esperado é o 5G. O Snapdragon 855, aparentemente, vai ter duas variantes, uma com modem 4G e outra com um modem que permitirá o uso das redes 5G, que devem ser habilitadas nos Estados Unidos já no ano que vem. Para nós, brasileiros, deve demorar um pouco mais, talvez em 2020, mas provavelmente até depois.

Se você ainda não entendeu os benefícios do 5G, trata-se de uma rede móvel ainda mais veloz, mas que vai além disso. A grande questão é a baixa latência, ou seja, menos atraso na comunicação do dispositivo com a rede. É essencial, por exemplo, para você não tomar mais sustos quando joga um PUBG Mobile.

Já reparou que algumas vezes acontece de você estar atirando em um oponente e, de repente, ele pula cinco metros para a sua direita e está descarregando as balas em seu personagem? Isso é a latência, um atraso na comunicação entre seu dispositivo e o servidor. Esse é apenas um exemplo, mas que achamos bastante esclarecedor.

Enfim, a próxima geração da conectividade móvel é um dos carros-chefes do evento o Havaí, com as operadoras americanas fazendo demonstração das possiblidades do 5G. E algumas fabricantes aproveitaram para mostrar as suas soluções. A Motorola levou o Moto Z3 com o Snap especial, e a Samsung também tem um misterioso protótipo que conecta nessa rede mais veloz e com baixa latência - mas desse segundo não pudemos nos aproximar muito.

Mas não é só ao 4G ou 5G que a plataforma vai se conectar. Mesmo no WiFi a internet deve ser mais rápida, com a adição da sexta geração de conexões wireless.

Novo método de desbloqueio

A Qualcomm também apresentou um novo leitor de impressões digitais ultrassônico em 3D na tela. Não é um componente do Snapdragon 855, mas sim um sensor à parte. E é diferente daquele utilizado por empresas que já oferecem smartphones com desbloqueio digital na tela justamente pelo tipo de leitura.

Vivo, OPPO, OnePlus, Xiaomi e Huawei utilizam uma leitura ótica. O sensor da Qualcomm é ultrassônico e em três dimensões, e promete ler corretamente a sua digital mesmo que o seu dedo esteja sujo ou molhado. Porque vai ler tanto o padrão de seu dedo como avaliar a profundidade dessas marcas. Ah sim, e consome menos energia.

O que ainda não ficou claro é se a leitura ficará restrita a um ponto específico da tela ou se o reconhecimento será feito em qualquer parte do display.

Considerações finais

Um pequeno erro de tradução levou todo mundo, inclusive a própria OnePlus, a afirmar que a chinesa seria a primeira a lançar um smartphone com o Snapdragon 855. Essa informação, porém, foi corrigida nesta quinta-feira.

Surpreendentemente, a Xiaomi anunciou um aparelho com esta plataforma, já nesta quinta-feira, um dia depois de a Qualcomm oficializar o novo chipset. O Mi MIX 3 vai ganhar uma versão atualizada com o Snapdragon 855, de acordo com a própria fabricante do aparelho. E 5G habilitado, também.

A expectativa é que o próximo seja o Galaxy S10, da Samsung. Mas não podemos descartar que outra chinesa surpreenda nesses cerca de dois meses que nos separam do próximo flagship da sul-coreana. E isso se ele realmente for apresentado na MWC, claro.

Depois de alguns anos mornos na categoria de elite dos smartphones, parece que 2019 promete bastante novidades. Claro que cada fabricante também deve trazer novas propostas que vão além das responsabilidades do chipset, o que nos deixa ainda mais ansiosos pelos lançamentos do ano que vem. Você concorda? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários.


12

Comentários

Snapdragon 855 e a promessa de grandes novidades nos smartphones de 2019
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista