LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 1 como sua nova plataforma móvel top de linha

30 de novembro de 2021 26

No primeiro dia do Snapdragon Tech Summit 2021, a Qualcomm oficializou a sua nova plataforma móvel destinada a celulares tops de linha: o Snapdragon 8 Gen 1. Ela consiste em uma reformulação no nome da série de chips, esperada desde as últimas semanas.

Os destaques ficam por conta de avanços do suporte ao 5G, na compatibilidade com câmeras e no desempenho tanto para jogos como em Inteligência Artificial. Você pode conferir os detalhes a seguir.

Conectividade

Para a conectividade, a Qualcomm promete a plataforma móvel mais avançada na rede móvel de quinta geração. Isso porque a presença do modem Snapdragon X65 5G permite atingir velocidades de download que podem chegar a 10 Gigabit por segundo.

Já em relação à internet sem fio por banda larga, há o Qualcomm FastConnect 6900, o qual suporta velocidades de até 3,6 Gbps e é compatível com as tecnologias Wi-Fi 6 e 6E. A desenvolvedora do semicondutor afirma que o componente permitirá performance mais suave e fluida em apps e jogos, mesmo com vários dispositivos conectados na mesma rede.

Câmeras

A tecnologia Snapdragon Sight traz para este chipset o primeiro ISP de 18-bit criado para dispositivos móveis. Ele é capaz de capturar até 4 mil vezes mais dados pela câmera que o antecessor. Na prática, isso significa melhorias no alcance dinâmico, na cor e no contraste. A velocidade de captura ainda poderá chegar a 3,2 gigapixels por segundo.

O novo Snapdragon 8 também terá uma quarta ISP separada, com foco em permitir que a câmera rode com um baixo consumo de energia. A intenção aqui é utilizar para reconhecimento facial na hora de desbloquear a tela, por exemplo.

Em vídeos, o hardware possibilitará gravações na resolução 8K com HDR e HDR10+, a fim de carregar mais de um bilhão de cores. Outra novidade está no recurso chamado Bokeh Engine, um motor o qual fornece uma espécie de modo retrato para as filmagens.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial da plataforma é garantida pela sétima geração da Qualcomm AI Engine, para performance maior, e o processador Qualcomm Hexagon, que entrega acelerador tensor duas vezes mais rápido e uma memória compartilhada duas vezes maior na comparação com o antecessor.

Na prática, isso permitirá captura de imagens com qualidade profissional, por meio dos filtros inteligentes integrados Leica Leitz Look, além de ter uma IA baseada em processamento natural de linguagem, a fim de servir como assistente pessoal e analisar suas notificações.

A companhia também trabalhou com a Sonde Health, para acelerar modelos de Inteligência Artificial que podem analisar padrões de voz e determinar risco para problemas de saúde, como asma, depressão e até Covid-19.

Para completar, há um novo sistema sempre habilitado alimentado pela terceira geração do Sensing Hub, com a finalidade de processar mais dados transmitidos com menos energia.

Gaming

Quando o assunto é gaming, a Qualcomm inseriu mais de 50 recursos do Snapdragon Elite Gaming. Eles são responsáveis por entregar mais responsividade e fluidez, cenas com riqueza de cores e HDR, além de capacidade de desktop para rodar os jogos.

A nova GPU Adreno também promete melhorias nos games, desde 30% de boost na capacidade de renderização dos gráficos até 25% de aprimoramentos na economia de energia, se comparada com a geração anterior.

O Snapdragon 8 Gen 1 vem ainda com funcionalidades que prometem gerar duas vezes mais quadros com o mesmo gasto energético e fornecer um controle mais fino para os desenvolvedores melhorarem o desempenho de suas produções.

Som

Na parte sonora, há principalmente três tecnologias para aprimorar o áudio. A integração entre Bluetooth 5.2 e Snapdragon Sound são responsáveis por gerar tanto música quanto voz mais limpas.

Já o Qualcomm aptX Lossless Technology fornece som sem fio com qualidade de CD, ou seja, sem perda de qualidade. Este chipset será o primeiro a entregar recursos LE Audio, como transmissão, gravação estéreo e canal de retorno de voz em games.

Segurança

Outro segmento importante consiste na segurança, para manter os dados pessoais dos usuários protegidos. Uma estreia na linha consiste em um mecanismo dedicado a gerenciamento de confiança, a fim de atingir uma segurança maior, em especial nas permissões para aplicativos e serviços.

O Snapdragon 8 Gen 1 ainda será o pioneiro no Android Ready SE, um novo padrão para chaves digitais de carro e carteiras de motorista, e terá suporte para o iSIM, chip integrado de operadora para conectar à rede móvel sem precisar de um cartão SIM.

Disponibilidade

A Qualcomm ressaltou que o Snapdragon 8 Gen 1 será adotado por fabricantes globais, como Black Shark, Honor, iQOO, Motorola, Nubia, OnePlus, OPPO, realme, Redmi, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE. Os dispositivos comerciais são esperados ainda até o final de 2021.

O TudoCelular está presente diretamente do Havaí, a convite da Qualcomm, para cobrir o Snapdragon Tech Summit 2021.

E aí, quais são as suas expectativas para a nova plataforma móvel top de linha da empresa? Comente conosco!

Veja mais


26

Comentários

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 1 como sua nova plataforma móvel top de linha
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas