LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja como ficou: temas dinâmicos do Android 12 são replicados em ROM ProtonAOSP

23 de junho de 2021 3

O Android 12 foi anunciado em maio com grandes novidades visuais, dentre elas um novo motor de temas dinâmicos chamado "monet", que acaba de ser replicado por Danny Lin (@kdrag0n), desenvolvedor da ROM ProtonAOSP. Veja agora como isso foi possível e como a modificação ficou.

Imagem: kdrag0n

Segundo o desenvolvedor da ROM, o mecanismo da ProtonAOSP não utiliza nenhum código ou API do Android 12, permitindo então que a novidade chegue a outras versões dela, mesmo aquelas baseadas no Android 11, por exemplo.

Lin explicou que o motor de temas dinâmicos funciona da seguinte forma:

O mecanismo de temas segue alvos em cores inspiradas no Material com ajustes de cores e matiz no espaço de cores perceptual oklab da @bjornornorn. As cores resultantes são mapeadas para sRGB usando intersecção de gama no espaço Oklab.

Imagens: XDA

Ainda é possível alternar a algumas preferências do motor de temas, que utiliza 65 cores da paleta Material, mas pode ser ajustado para tornar a interface mais colorida, monocromática ou até mesmo deixar a extração de tons do papel de parede mais precisa.

Além disso, é interessante mencionar que os temas dinâmicos são baseados no código aberto licenciado pelo MIT, dessa forma outras ROMs e fabricantes podem utilizá-lo para garantir a mesma forma de personalização.

Outro ponto interessante é que o desenvolvedor da ROM já está trabalhando com bibliotecas Jetpack Compose e Flutter para levar o recurso a aplicativos feitos para o Android 11, o que permitirá que eles se integrem melhor ao sistema de temas dinâmicos.

Acima você pode ver uma mostra compartilhada por Danny Lin, onde um aplicativo muda as cores conforme o papel de parede é alternado. Para se ter uma ideia, já é possível executar aplicativos em 90 FPS neste modo, onde o motor de temas leva apenas 0,05 ms para se adaptar.

É interessante mencionar que outra ROM com o mesmo visual do Android 12 é o DotOS, mas que, por enquanto, ainda não conta com os temas dinâmicos da nova versão, embora já seja suportado por diversos aparelhos.

Saiba mais


3

Comentários

Veja como ficou: temas dinâmicos do Android 12 são replicados em ROM ProtonAOSP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista