
Curiosidade 01 Out
O Google lançou o Flutter 3.7 com mais suporte a widgets e menus do Material You. Além disso, a nova versão traz novidades para o desenvolvimento de aplicativos.
Com o Flutter SDK do Google é possível criar aplicativos para celular, desktop, web e muito mais, tudo a partir de uma única base de código Dart. Mais de 700.000 aplicativos Flutter já foram publicados em várias plataformas. A versão 3,7 inclui suporte nativo para menus macOS, novos widgets de menu em cascata e a capacidade de adicionar itens a menus de contexto.
Além dessas novidades, a equipe do Flutter está trabalhando na substituição do renderizador Skia. Atualmente apelidado de “Impeller”, o novo mecanismo de renderização do Flutter fez um progresso significativo o suficiente para agora estar pronto para os desenvolvedores testá-lo com seus aplicativos iOS. Ele deve ajudar os aplicativos a ter um desempenho melhor e mais previsível, e deve incluir shaders personalizados e o uso de ativos 3D do Blender.
O Google também está trabalhando em novas maneiras de ajudar os aplicativos Flutter a se integrarem ao sistema operacional ou plataforma subjacente. Para Android e iOS, a equipe do Flutter está reinventando como os plug-ins nativos da plataforma são criados. Em vez de precisar usar “canais de plataforma” para passar mensagens para o código nativo, os desenvolvedores iOS Flutter em breve poderão usar o FFI do Dart para chamar diretamente o código Objective-C e Swift. Da mesma forma, o Flutter no Android poderá usar o JNI para chamar o código Kotlin.
Enquanto isso, para aplicativos da Web do Flutter, uma nova biblioteca “js” facilita a chamada do código Dart do seu aplicativo a partir do código JavaScript da página externa. Da mesma forma, agora é possível incorporar uma visualização do Flutter em uma página por meio de um div HTML padrão. Ambos podem ser vistos em uma divertida página de demonstração .
O Google também avançou para compilar aplicativos Dart usando WebAssembly. A equipe Dart também começou a oferecer suporte completo para a arquitetura RISC-V, com o objetivo final de aplicativos Flutter rodando em RISC-V.
Por fim, a empresa afirmou que está avançando com seus planos de lançar a versão 3.0 da linguagem de programação Dart, na qual os aplicativos Flutter são criados. O Dart 3.0 está disponível hoje para testes alfa iniciais com foco na exigência de segurança nula sólida.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários