LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome terá recurso de melhoria de leitura criado pela Microsoft

25 de março de 2024 0

A Microsoft está ajudando o Google a desenvolver um novo método de renderização de textos que, de uma forma prática, deve ajudar a tornar a leitura no navegador Chrome mais confortável aos olhos do internauta.

A novidade requer um pouco de conhecimento técnico para ser explicada, mas ela já existe, tecnicamente falando: apelidada “ClearType Text Tuner”, ela já vem sendo distribuída em sistemas Windows (o que inclui o Edge, navegador da Microsoft) há cerca de três anos. Agora, o Chrome deve receber uma adaptação dela.

Text Tuner no Chrome: o que é e como funciona

A ClearType Text Tuner é, essencialmente, uma função que força o Edge a exibir certos tipos de fontes com um contraste e gama aprimorados. O resultado disso é a manutenção da saúde dos olhos do usuário ao exigir menos de sua visão para compreender as fontes representadas na tela. “ClearType”, inclusive, deriva de uma tipografia com esse mesmo nome.

O problema: o Chrome, do Google, utiliza um método chamado “Skia”, um formato cuja renderização é programada no código-fonte do navegador e, consequentemente, é quase impossível de ser editada ou alterada. Como resultado, textos no Chrome aparentam ser mais finos e transparentes do que no Edge, o que pode forçar a sua visão para compreendê-los.

Isso é especialmente ruim quando o discurso muda para línguas de outros formatos que não o latim – como o alfabeto cirílico da Rússia ou os ideogramas japoneses, chineses e coreanos.

O que a Microsoft quer é criar uma função que “ensine” o Chrome a “escolher” onde e quando aplicar os parâmetros da ClearType Text Tuner no formato Skia. Assim, o navegador do Google não precisa ter seu código reescrito, mas também não é forçado a abrir mão dos benefícios de um sistema diferente.

Vale citar: tanto o Microsoft Edge como o Google Chrome usam o motor Chromium em seu desenvolvimento, então colaborações do tipo são bem comuns e benéficas.

A novidade deve ser implementada na versão 124 do Chrome, que entrou em beta no último dia 20, mas ainda não tem data para um lançamento definitivo.


0

Comentários

Chrome terá recurso de melhoria de leitura criado pela Microsoft
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista