LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Controle suas finanças com seu smartphone

0Comentários

Pocket Expense Personal Finance

O Pocket Expense Personal Finance é um aplicativo disponível para iOS (iPod Touch, iPhone e iPad) que ajuda você a orçar, gerenciar e acompanhar seu dinheiro tudo dentro de um mesmo lugar, para você conseguir ver onde você está gastando mais e onde você consegue economizar. Com esse aplicativo, você consegue, de um modo seguro, criar inúmeras contas, adicionar registros de empréstimos entre muitas outras funcionalidades.

Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do aplicativo
Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, podemos dividi-lo em seis setores: Overview, Accounts, Criando Transações, Transaction, Bills e Configurações.

Accounts

Antes de começar a mexer no aplicativo, a primeira coisa que você precisará fazer é criar uma nova conta dentro do aplicativo. No menu “Accounts” que se encontra do lado direito de “Overview” e do lado esquerdo de “+”, quando você abrir pela primeira vez o aplicativo você não terá nenhuma conta criada. Para criar, você deverá ir ao botão “Create New Account” e preencher os seguintes campos: Account/Nickname (Conta/Apelido), Start Balance (Balanço Inicial), Open Date (Data de criação), Type (Tipo, que possui as seguintes opções de escolha: Asset (Bens), Cash (Dinheiro), Checking (Cheque), Credit Card (Cartão de Crédito), Debit Card (Cartão de Débito), Investing/Retirement (Investimento/Aposentadoria), Loan (empréstimo) e Savings(Poupança)), Reconcile (Reconciliável) e Auto-clear (Limpar automático). Após preencher, basta ir em “Save” que se encontra no canto superior direito.

Você pode criar quantas contas quiser e seus tipos podem repetir sem nenhuma regra. Por exemplo, existe a possibilidade de você adicionar três contas de cartão de crédito que não vai ter nenhum problema! Todas as contas criadas pelo aplicativo ficarão listadas ao entrar nessa opção. No canto superior da tela, você consegue realizar buscas por transações específicas entre todas as contas criadas.

Como editar/excluir uma conta?

Para editar uma conta, você deverá entrar na conta que deseja editar (selecionando a conta na lista de contas) e ir ao canto superior direito para editá-la. Nela, você poderá alterar todos os seus dados e também poderá excluir essa conta indo ao canto inferior no botão “Delete Account”.

Outra maneira de excluir uma conta é na própria tela de listagem de contas. Na conta que deseja excluir, você precisará deslizar seu dedo da esquerda para direita até aparecer o botão “Delete” na conta selecionada. Após apertar esse botão, sua conta será excluída do aplicativo.

1 – Carregando o aplicativo 2 – Tela de Contas 3 – Buscando transações

Overview

Ao abrir o aplicativo, você será redirecionado para esta tela que se você desejar acessá-la pelo menu ela se encontra no canto inferior esquerdo em uma imagem de gráfico de pizza. Nessa tela, você possui uma visão geral de todas as suas despesas, receitas e um balanço geral de sua conta. No topo da tela logo abaixo do título “Overview”, você encontra o submenu “Budgets” (em português: Orçamento). Logo abaixo, você visualizará o valor total de suas despesas (em vermelho) na esquerda, o valor total de receitas (em verde) no centro e o balanço final (em preto) de sua conta no mês atual.

Do meio da tela para baixo, você encontra a lista de todas as suas transações (receitas e despesas, sendo as receitas na cor verde e as despesas na cor vermelha) onde você pode navegar entre os dias anteriores ou posteriores podendo utilizar o calendário (no lado direito) ou as setas “>” e “<” para mudar o dia.

Budgets

Nessa funcionalidade, você consegue adicionar um orçamento de quanto você pode gastar para cada categoria específica. Por exemplo, durante o mês de abril, eu tenho “reservado” R$500,00 para gastar somente em gasolina para meu carro. Você consegue visualizar todos seus orçamentos durante apenas um mês. Para alterar o mês de visualização, você pode apertar o botão “>” para avançar um mês ou o botão “<” para retroceder um mês.

Cadastrando um novo orçamento

Para cadastrar um novo orçamento, você precisa clicar no canto superior direito em “Setup”.

Após entrar em “Setup”, você irá para a tela de cadastro de “Budgets”, onde você deverá escolher primeiro as categorias desse orçamento que logo abaixo irão aparecer as categorias escolhidas do lado esquerdo e do lado direito o valor que você deseja registrar para cada uma delas. Após escolher uma ou várias categorias e inserir seus valores, para salvar esse orçamento você terá que ia ao canto superior direito em “Save”.

Editando um orçamento

Na tela principal de “Budgets” você encontrará a lista de todos os orçamentos que você criou, ordenados em ordem alfabética. Para editar um orçamento, você precisa selecionar o orçamento desejado e pressionar o botão “>” que se encontra no lado direito da categoria, onde você poderá editar o valor (campo “Amount”) desse orçamento.

Como funciona o orçamento?

Tudo bem, você já conseguiu criar, editar um orçamento... Mas agora como você sabe ver se seu orçamento está dentro do esperado ou não? Para isso é simples: para toda transação de despesa que você criou você teve que escolher uma categoria para ela e para todo orçamento você também teve que escolher uma categoria. Com isso, todas as transações que são de uma categoria que já existe um orçamento criado, o aplicativo tira o valor da transação do valor total do orçamento para aquela categoria.

Para entender melhor, o aplicativo cria para cada categoria uma barra verde que significa que nenhuma transação/despesa foi utilizada dentro dessa categoria. Quando uma transação for adicionada e tiver dentro de uma categoria criada no orçamento, uma barra azul começará a aparecer da esquerda para direita, indicando o quanto do orçamento (barra verde) ainda está disponível. Além disso, você também consegue visualizar no lado direito o valor total do orçamento (em preto) e o valor que você ainda pode gastar (em azul) dentro desse orçamento. Quando você estourar o valor total de um orçamento, a barra ficará totalmente vermelha.

Você também consegue visualizar todas as transações referentes a cada categoria: basta selecionar no nome da categoria dentro de “Budgets” para você ser redirecionado para uma tela onde você visualizará todas as transações (daquele mês) contendo informações de cada transação como: Descrição, valor gasto (em vermelho) e data da transação. Também existe a opção de você adicionar uma nova transação dentro dessa categoria indo ao canto superior direito no botão “+” (porém iremos detalhar melhor como criar uma transação no menu abaixo “Criando Transações”.

Como transferir valores de um orçamento para outro?

Nos casos que você desejar transferir um valor de um orçamento que está sobrando para um orçamento que está praticamente com o limite estourado, existe a possibilidade de você realizar transferência de valores entre orçamentos. No canto inferior direito do menu “Budgets” você encontrará uma pequena imagem contendo uma seta para direita e outra para esquerda, onde ao selecioná-la você será encaminhado para a tela de “Budget Transfer” (Transferências de orçamentos). Nessa tela, você visualizar os seguintes campos: From Budget/To Budget (De Orçamento/Para Orçamento), um select de todas as categorias que possuem um orçamento, o total disponível para transferência (“available”) e por último no canto inferior o campo “Amount” que significa o valor que você deseja transferir de um orçamento para outro.

Como excluir um orçamento?

Para excluir um orçamento, você deverá fazer igual quando você deseja excluir uma nota em seu iPhone: no orçamento em que deseja excluir, você deverá deslizar seu dedo da esquerda para direita até aparecer um botão no canto direito chamado “Delete” onde quando você pressioná-lo esse orçamento será excluído.

Como gerar um relatório?

Ainda dentro da tela “Overview” no canto superior direito existe uma opção onde você consegue extrair relatórios de seus gastos. Na verdade, dentro dessa tela de “Report” (Relatórios) existem quatro tipos diferentes de extração de relatórios: Expense (Gastos), Cash Flow (Andamento do Caixa), Bill (Contas a pagar) e Budget (Orçamentos) porém na versão gratuita você consegue utilizar apenas a primeira opção: Expense.

Ao selecionar o tipo de relatório “Expense”, você será encaminhado para outra tela onde deverá preencher alguns filtros de como você deseja gerar esse relatório: Type (tipo: todos, despesas ou receitas), Accounts (Contas), Category (Categoria), Date Range (Intervalo de Datas), Sort By (Ordenado por) e Transfer (Transferência). Após preencher todos os filtros, vá em “Run Report” no canto inferior para gerar seu relatório.

Com o relatório gerado, você pode apenas visualizá-lo na tela mesmo ou também tem a opção de enviar esse relatório por email, indo no canto superior direito no botão “Mail”, onde você será redirecionado para a tela de envio de emails.

1 – Tela de Overview 2 – Tela de Orçamentos 3 – Exportando um relatório

Criando Transações

Para criar uma nova transação, você deverá ir ao botão azul “+” que se encontra no canto inferior do aplicativo. Dentro dessa tela, existem três tipos de transações que você pode criar: Despesas, Receitas e Transferências.

Criando Despesas/Receitas

Como criar uma despesa é bem similar ao criar uma receita, iremos detalhar os dois nesse mesmo tópico. Você deverá preencher os seguintes campos: Payee (Beneficiário), Tipo da Transação (Despesa ou Receita que estão indicadas pelo símbolo $ com “+” para receita e “–“ para despesa), Data da Transação, Valor da Transação, Categoria, Conta e Descrição. Apenas com essas informações já bastariam para você criar uma nova transação. Caso você queira inserir informações extras, você deverá ir em “More” que se encontra no canto inferior esquerdo dessa tela. Na verdade, essa tela que irá abrir possui quase os mesmos campos, porém de uma forma mais organizada e com um campo a mais: Cleared. Depois de preencher todas as informações, basta ia ao canto superior direito no botão “Save” para inserir a transação.

Criando Transferências

A criação de transações de transferências é bem parecida também com a de despesas/receitas, porém na hora que você escolhe o tipo da transação “Transfer”, o campo “Account” e “Category” somem e aparecem dois campos: “From Account” (Conta de Origem) e “To Account” (Conta de Destino). Todo o restante dos campos são iguais.

O que é Payee e para o que serve?

O campo “Payee” significa beneficiário, ou seja, é um campo onde você consegue, por exemplo, identificar para quem você está realizando um pagamento de despesa. A vantagem de você cadastrar os beneficiários antes de criar as transações é que ao criar um beneficiário ele serve como um atalho para o preenchimento de uma transação, pois você preencherá dados que uma transação utiliza.

Como criar um Payee?

Na hora de você criar uma transação, você pode ir no canto superior direito, em “Payee” e pressionar o botão “+” para visualizar todos os beneficiários já registrados no sistema. Para adicionar um novo “Payee” você deverá ir ao botão “+” que se encontra novamente no canto superior direito.

Na tela de cadastro de beneficiário, você deverá preencher as seguintes informações: Type (Tipo), Name (Nome), Category (Categoria), Memo (Descrição), Amount (Valor) e Clear. Após preenchimento desses campos, vá ao canto superior direito em “Save” para salvar esse novo beneficiário.

1 – Criando uma transação 2 – Detalhes da Transação 3 – Tela de Categorias

Transaction

Este menu se encontra ao lado direito do menu de adicionar transações. Nele, você consegue visualizar de uma maneira bem intuitiva todos os seus gastos e rendas por período.

Como selecionar diferentes períodos (por semana, mês ou ano)?

Para isso, você precisa ir ao canto superior esquerdo que ao selecionar o botão, uma janela irá abrir contendo três opções de visualização: Week (Semana), Month (Mês) ou Year (Ano).

Como navegar entre os períodos selecionados?

Ao lado direito da opção de selecionar diferentes períodos, você encontra uma seta para esquerda e outra para direita onde você pode navegar para trás e para frente, respectivamente, no período indicado. Por exemplo se eu selecionei por semana, se eu pressionar a seta para direita eu irei avançar uma semana e se eu pressionar a seta para esquerda irei retroceder uma semana.

Como visualizar as transações por beneficiários?

Para ter acesso à essa opção você deve pressionar o botão que se encontra no canto superior direito que você será redirecionado para uma tela contendo uma lista de todos os beneficiários e quanto você gastou em cada um deles. Caso você não tenha preenchido o beneficiário (Payee), a transação irá constar como um “-“ e logo abaixo você consegue ver a categoria em que ela pertence.

Como visualizar as transações por categorias?

Essa é a opção padrão que você verá ao entrar nesse menu. No gráfico de pizza você consegue distinguir todas as suas transações por cores, podendo ver apenas suas despesas (selecionando “Expenses”) ou apenas suas receitas (selecionando “Income”). Logo abaixo ficam todas as categorias com suas cores correspondentes ao gráfico, indicando o valor total gasto por categoria e qual a porcentagem ela representa desse total.

Como detalhar as transações de uma mesma categoria?

Para isso, basta você selecionar a categoria desejada na listagem no canto inferior para ser encaminhado para a tela de detalhes de transações dessa categoria. Nela, você encontra outro gráfico de pizza detalhando todas as transações feitas dentro dessa categoria, com a porcentagem e valores correspondentes.

1 – Tela de Transações 2 – Tela de Transações por Beneficiários 3 – Selecionando o filtro de data

Bills

Esse último menu que se encontra no canto inferior direito serve para você criar registros e alertas de contas a pagar e salários a receber. São transações que ainda não foram devidamente efetivadas, mas que servem para você não esquecê-las de registrá-las.

Como criar uma conta a pagar?

Para criar uma conta a pagar, clique no botão que se encontra no canto superior direito e selecione a opção “Bill”. Na tela que abrirá, você deverá preencher as seguintes informações: Name (Nome), Amount (valor), Payee (Beneficiário), Category (Categoria), Dute Date (Data de Expiração), Set Recurring (Configurar recorrência – porém não funciona na versão gratuita), Reminder (Lembrete) e Notes (Notas). Após preenchimento, clique no botão “Save” que se encontra no canto superior direito para salvar essa conta a pagar.

Como criar uma conta a receber?

Para criar uma conta a receber é bem parecido ao da conta a pagar, porém você precisará escolher a opção “Income Reminder” ao pressionar o botão que se encontra no canto superior direito. Na tela de cadastro, todas as colunas são iguais, porém nesse você deverá preencher um campo a mais que é sua conta (“Account”).

Como editar e excluir uma conta?

Na listagem de todas as contas, você consegue editá-las ao selecionar a seta para direita (“>”) que se encontra ao lado direito de cada conta. Você será encaminhado para a tela de edição de contas onde poderá alterar todos os dados dela e também poderá excluí-la apertando o botão vermelho “Delete Bill” que se encontra no canto inferior da tela.

Como visualizar se uma conta está paga/recebida ou não?

Na tela inicial você verá uma lista contendo todas essas contas criadas separadas por duas linhas: “Unpaid” (Não pagas) e “Paid” (Pagas). Todas as contas não pagas ficarão embaixo de “Unpaid” e todas as contas pagas ficarão embaixo de “Paid”.

Como pagar uma conta?

Em todas as contas que estão embaixo de “Unpaid”, você tem a opção de realizar o pagamento delas. Para isso, basta selecionar a conta que deseja pagar, que você será encaminhado para a tela de pagamento de contas. Nela, você deverá preencher os campos: Amount (Valor), Account (Conta) e Payement date (Data de pagamento). Caso você não queira realizar o pagamento no valor integral, você pode realizar pagamentos parciais, onde você consegue visualizá-las na listagem das contas pagas (embaixo do valor de cada conta, existem bolas cheias coloridas (pagas totalmente) e bolas com a cor branca no meio que são as pagas parcialmente).

Na tela de cada conta, você também consegue ver dados detalhados para saber se essa conta está totalmente paga ou não, nos campos “Total amount” (Valor Total), Already paid (Valor já pago) e Left to pay (Valor que falta a pagar).

1 – Tela de Detalhes De uma Categoria 2 – Tela de Bills 3 – Tela com contas parcialmente e totalmente pagas

Configurações

Por último, iremos falar sobre a tela de configurações do aplicativo. Para entrar nele, você deverá ir na tela de “Overview” e selecionar a imagem de uma engrenagem que se encontra no canto superior esquerdo.

Dentro dele, podemos dividi-lo em: General, Payee, Category, Backup & Restore e Export Transactions.

General

Dentro dessa opção, você consegue:

- adicionar uma senha de segurança de quatro dígitos para deixar o aplicativo mais seguro
- alterar a moeda
- habilitar ou desabilitar as notificações de aviso quando tiver uma transação agendada
- salvar campos automaticamente do beneficiário (Payee)

Payee

Aqui você encontra a lista de todos os beneficiários já cadastrados. Dentro dessa tela você consegue também consegue adicionar um beneficiário indo ao canto superior direito no botão “+”. Por último, você pode alterar os beneficiários já cadastros selecionando seu nome para editá-lo.

Category

Por ser uma versão gratuita, dentro dessa tela você consegue apenas visualizar todas as categorias existentes no aplicativo. Caso queira editar, adicionar ou até apagar categorias, você necessita comprar a versão paga do aplicativo, que custa $4,99 na appStore.

Backup & Restore

Você não consegue fazer o backup e nem a restauração diretamente de seu aparelho celular. Você precisa seguir as instruções indicadas nessa tela.

Export Transactions

Dentro dessa opção você pode exportar todas as suas transações, podendo filtrá-las por categorias, intervalo de datas e contas. Você também tem a opção de escolher o formato do email que deseja exportar (CSV, HTML ou QIF).

1 – Tela de Configurações 2 – Tela Geral 3 – Tela de instruções para Backup e restauração

Conclusão

Resumindo, esse aplicativo é um dos melhores que testamos porque possui todas as melhores e mais conhecidas funcionalidades e também outras funcionalidades que diferenciam o aplicativo. Por ser a versão gratuita, ela não possui todas as funções habilitadas no aplicativo, porém ele ainda é muito bom e de fácil utilização. Vale lembrar que o aplicativo não possui uma versão em português o que pode dificultar o uso das pessoas que não entendem a língua.

Prós e contras

Não é necessário criar uma contaInterface simples e de fácil utilizaçãoPossui sistema de backup e restauração
Aplicativo em inglêsNa versão gratuita você não consegue configurar a recorrência de contas a pagar e a receber; editar nem excluir categorias das transações; não consegue exportar todos os tipos de relatórios; possui muitas propagandas durante quase todas as telas do aplicativo (versão paga custa $4,99)

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Pocket Expense Personal Finance
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista