LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Controle suas finanças com seu smartphone

2Comentários

Yupee

O Yupee é um aplicativo disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod touch) e Android que possui um gerenciador financeiro simples e eficiente, com ferramentas que vão além da planilha de gastos e podem lhe ajudar a organizar sua vida, deixando seu controle financeiro bem mais fácil e agradável de fazer.

Melhore seu planejamento financeiro e saiba onde e como economizar dinheiro. O Yupee Mobile permite registrar os lançamentos na hora em que acontecem. Assim seu controle financeiro torna-se muito mais prático e eficiente. Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do aplicativo

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, você possui duas maneiras de entrar no aplicativo: criar uma nova conta ou realizar o login.

Criar uma nova conta

Essa opção deve ser escolhida para os usuários que ainda não possuem uma conta. Na tela de entrada, você terá que ir em “Cadastrar” onde você será encaminhado para uma tela de cadastro que possui seis campos para você preencher: usuário, e-mail, confirme o e-mail, senha, confirme a senha e data de nascimento.

Após preencher todos os campos, basta ir ao botão “Salvar” no canto inferior direito que sua conta será criada e logo você será redirecionado para a tela de Login.

Realizar login

Já essa opção é para aqueles usuários que já possuem uma conta no aplicativo ou até mesmo no site (sim, você pode usar a mesma conta do site dentro do aplicativo). Para entrar, você precisará preencher os campos “Usuário ou E-mail” e o campo “Senha” e pressionar o botão “Entrar”.

Abaixo desses campos, você tem a opção de fazer com que o aplicativo lembre esse usuário e senha para você não precisar ficar preenchendo essas informações toda vez que for entrar no aplicativo. Além dessas duas opções, você também consegue entrar no aplicativo pelo site indo na opção “Yupee na Web” no canto inferior da tela, onde ao pressioná-lo você será redirecionado para seu navegador padrão com o site do Yupee aberto.

Após entrar no aplicativo, você irá perceber que existem cinco menus no canto inferior da tela: Organizador, YuPay, Avisos, Opções e Sair.

1 – Criando novo usuário 2 – Tela de Login 3 – Tela do Organizador

Organizador

Essa tela se encontra no canto inferior esquerdo do aplicativo e ela é onde você irá fazer a maioria das funcionalidades do aplicativo. No organizador você possui as seguintes opções: Agenda, Sonhos, Extratos, Relatórios e Configurações todos encontrados em forma de uma lista ao abrir esse menu. Iremos agora detalhar melhor o que cada opção faz.

Agenda

Ao entrar nessa opção, você encontra um cabeçalho contendo as seguintes informações: Dia, Descrição e Valor. Logo abaixo, estarão listadas todas as transações contendo essas informações citadas acima. Mais abaixo, você encontra dois campos: “Total de pagamentos no mês” e “Total de recebimentos no mês” que consistem no valor total de todas as despesas pagas durante o mês e o valor total de receita recebida durante o mês respectivamente.

Como criar uma nova transação?

Para criar uma nova transação, você deverá ir ao botão “Novo” que se encontra no canto inferior direito da tela de Agenda. Ao entrar nessa tela, você deverá preencher quatro campos: Tipo, Data, Descrição e Valor. No campo Tipo você tem opção de escolher entre Pagamento ou Recebimento. No campo Data você deverá preencher em qual dia essa transação foi feita. Logo abaixo do campo data você terá que escolher se essa transação é uma nova linha ou agrupado (detalhado posteriormente no review em “Configurações”).

Caso escolha “Nova Linha” você deverá preencher sua descrição e o valor, mas se você optar por “Agrupado” deverá escolher o grupo de despesas correspondente e seu valor. Preenchido todos os campos você ainda tem a escolha de detalhar melhor essa transação indo no canto inferior esquerdo em “Detalhar”. Nessa tela, você pode selecionar a forma de pagamento/recebimento (Dinheiro/Transf. Eletrônica, Boleto, Cartão de Crédito, Cheque, Internet, Débito Automático, Outros, DOC/TED ou Não informado), grupo de categorias e categorias.

As opções das categorias serão listadas de acordo com a escolha do grupo de categorias, como por exemplo, se eu escolhesse o grupo de categorias “Transporte”, minha lista de categorias seria: Combustível, Estacionamento, IPVA, Manutenção, Passagens, Prestação Carro/Moto, Seguro, Transporte – Outros. Na tela de detalhes, você também tem a opção de informar a freqüência dessa despesa/receita indo em “Freqüência” no canto inferior esquerdo.

A freqüência pode ser única ou recorrente. No caso do recorrente, ao selecionar essa opção irá abrir mais informações para você preencher como: Será repetido ou parcelado ou indefinido, Número de repetições (valores de 2 a 36) e Freqüência de repetição (Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual).

Como editar uma transação?

Ao selecionar uma transação, você será encaminhado para a tela de detalhes da transação (parecido com a de criar transação) onde você pode alterar a data, descrição, valor e status (não informado, agendado ou confirmado). Você também consegue excluir essa transação pressionando a imagem de uma lixeira que se encontra no canto inferior esquerdo.

Como Navegar entre os meses?

No canto inferior da tela, você encontra o mês e o ano em que você está visualizando suas transações. Para navegar entre os meses, basta você pressionar a seta esquerda para voltar um mês ou a seta direita para avançar um mês.

1 – Criando uma nova transação 2 – Lista de Transações 3 – Transação (condomínio) confirmado

Sonhos

Infelizmente dentro do aplicativo você não consegue criar sonhos, apenas visualizá-los. Ao entrar nessa opção, uma mensagem é mostrada: “Neste aplicativo o recurso “Sonhos” permite apenas a visualização dos registros. Para funcionalidades adicionais, utilize o Yupee na versão Web”. Se você já tiver algum registro criado, você consegue visualizar informações como: Descrição do Sonho, Saldo Atual, Valor Final, Mensalidade, Início, Data de realização e Prazo.

Caso queira criar novos registros entre em: www.yupee.com.br e faça o login.

1 – Aviso de apenas visualização dos Sonhos 2 – Visualizando sonhos 3 – Aviso de apenas visualização Extratos

Extratos

Infelizmente dentro do aplicativo você não consegue criar novos extratos, apenas visualizá-los. Ao entrar nessa opção, uma mensagem é mostrada: “Neste aplicativo o recurso “Extratos” permite apenas a visualização dos registros. Para funcionalidades adicionais, utilize o Yupee na versão Web.”

Caso queira criar novos registros entre em: www.yupee.com.br e faça o login.

Relatórios

Ao entrar nesse menu, você logo irá visualizar três gráficos: Recebimentos x Pagamentos, Totais por Grupo de Categorias de Pagamentos e Totais por Grupo de Categorias de Recebimentos. Todos os relatórios são dos últimos três meses. No Relatório de Recebimentos x Pagamentos, a barra azul indica o recebimento e a vermelha o pagamento, onde o eixo x ficam os meses e o eixo y fica o valor.

No Relatório de Totais por Grupo de Categorias de Pagamentos e Recebimentos, você verá um gráfico de pizza contendo diversas cores onde cada cor possui uma legenda embaixo indicando sua descrição. Ao ir no canto inferior direito em “Info” você notará que existem muitos outros relatórios disponíveis, porém apenas no aplicativo Web.

Configurações

Aqui você consegue criar e editar novas opções dentro das seguintes funcionalidades: Grupos de Despesa, Cartão de Crédito, Categorias e Centro de Custo.

Grupos de Despesa

Os grupos de despesa consistem em você adicionar valores pagos em dinheiro que normalmente não são contabilizados no dia a dia como, por exemplo, o cafezinho depois do almoço, um passe de metro quando você esquecer seu bilhete entre outros pequenos gastos.

Para criar um novo grupo, vá no canto inferior direito em “Novo”, preencha um nome para esse grupo e pressione o botão salvar.

Cartão de Crédito

qui você consegue adicionar seus cartões de crédito colocando informações básicas (nunca seu número do cartão) como: Bandeira, Descrição, Dia Limite e Dia Vencimento. Com isso, você consegue escolher qual cartão de crédito usou para determinada compra, melhorando ainda mais seu controle de gastos!

Categorias

Essa tela foi criada para aquelas pessoas que mesmo com tantas opções de categorias não conseguiu achar uma que se encaixasse na transação criada.

Para criar uma nova categoria, vá no canto inferior direito em “Novo” e preencha os seguintes campos: Tipo (pagamento ou recebimento), Grupo e o nome da nova categoria.

Como excluir uma categoria?

Você só consegue excluir categorias que você mesmo criou e não excluir categorias que já vieram no aplicativo. Para isso, pressione o botão “Delete” que se encontra no canto inferior esquerdo que todas as categorias que podem ser excluídas irão conter uma imagem de um “-“ com um fundo vermelho, onde ao selecioná-las aparecerá outro botão no lado direito “Delete” que ao clicar nele essa categoria será excluída.

Centro de Custo

Dentro dessa opção você consegue adicionar, editar e remover um centro de custo.

Adicionando um Centro de Custo

Para adicionar, vá no canto inferior direito em “Novo” e preencha as seguintes informações: Centro de Custos, Ícone na Web e se é padrão ou não. Depois disso clique em Salvar que seu centro de custo será criado.

Editando um Centro de Custo

Para editar um centro de custo, selecione um centro de custo existente, altere suas informações e pressione o botão Salvar para editá-lo.

Removendo um Centro de Custo

No canto inferior esquerdo, vá em “Delete” para excluir um centro de custo.

1 – Relatório de Totais Por Grupo 2 – Relatório de Recebimentos x Pagamentos 3 – Tela de Centro de Custo

YuPay

No YuPay você pode vincular seu usuário com as empresas que utilizam o Yupee como canal de distribuição de documentos (como por exemplo, boletos de cobrança). Infelizmente dentro do aplicativo você não consegue criar novos registros. Para saber mais informações e detalhes visite o site: www.yupee.com.br.

Avisos

Ao lado direito do menu “YuPay” você encontra o menu “Avisos”. É dentro dele que irão ficar todos os seus avisos. Por exemplo, na primeira vez que você entrar no sistema, você encontrará nessa tela um aviso que seu e-mail ainda não foi confirmado e a explicação de como fazer a confirmação.

Opções

Dentro desse menu, você consegue editar sua tela inicial, podendo definir qual será a tela inicial do Yuppe (Organizador, Agenda ou YuPay) e Login Automático para você não precisar ficar inserindo o login e senha toda vez que for entrar no aplicativo.
1 – Tela de apenas visualização YuPay 2 – Visualizando Boletos YuPay 3 – Tela de opções

Sair

Pressione nesse menu caso queira sair do aplicativo. Resumindo, esse aplicativo pode ser bem simples ou bem complexo dependendo de quanta informação você inserir. Além disso, ele possui funcionalidades que ajudam um usuário básico até um avançado como, por exemplo, um microempresário e donos de pequenas empresas. O único problema é que grande parte das funcionalidades não funcionam no aplicativo, ou seja, você consegue visualizá-las, mas não consegue criá-las como em: Sonhos, Extratos, Relatórios e YuPay.

Esse aplicativo vale muito a pena caso você consiga utilizá-lo em conjunto com o sistema Web.


Prós e contras

Aplicativo com informações bem detalhadas que serve tanto para um usuário comum como para pequenas empresas e microempresários.Interface simples, mas também consegue ser complexa para usuários que desejam detalhar mais suas transaçõesSistema de relatórios facilita a visualização de seus gastosTotalmente em portuguêsGratuito
Todas as informações são carregadas “on-the-fly”, ou seja, é tudo online. Mas não se preocupe que os desenvolvedores do aplicativo estão criando uma versão offline.Toda vez que você minimiza o aplicativo, você precisa realizar a autenticação novamente.Não possui todas as funcionalidades que existem na aplicação WEB, como por exemplo a criação de um sonho (apenas visualização é permitida no aplicativo).

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

Yupee
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular