LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps agregadores de notícias para iOS

0Comentários

Flipboard

O Flipboard é um aplicativo disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), Android, Kindle Fire e Nook que serve como uma revista personalizada, onde você consegue adicionar e criar suas próprias revistas, ou seja, todo o conteúdo dos diversos assuntos disponíveis é você que escolhe para ler apenas o que gosta na hora que você quiser! Além disso, você também consegue conectar todas as suas redes sociais em apenas um lugar: Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr para conseguir ver as atualizações sociais em formato de revista! Com a atualização para o iOS 7, o aplicativo agora consegue proporcionar uma imersão maior na visualização de capas de revistas utilizando a nova tecnologia Parallax.

Bom, vamos começar a explorar detalhe por detalhe desse aplicativo! O ícone do aplicativo vai ser igual à imagem abaixo:

1 – Ícone do Aplicativo

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, você possui a opção de criar uma conta dentro do Flipboard. Como iremos detalhar todas as funcionalidades do aplicativo, aconselhamos a criação da conta para não termos nenhuma funcionalidade bloqueada.

Criando uma conta

Para criar uma nova conta, você deverá passar por uma pequena explicação passo a passo de como funciona o aplicativo: No canto inferior da tela inicial, você deve seguir conforme a mensagem explica “Passe o dedo para cima para continua...”. Assim que o fizer, você será encaminhado para uma próxima tela contendo vários quadrados onde cada quadrado representa uma categoria diferente: Twitter, Facebook, Notícias, Tecnologia, Flipboard Picks, Design, Fotografica, Negócios e Esportes. Caso não queira escolher uma categoria no momento, continue deslizando seu dedo no sentido de baixo para cima da tela para continuar. Na próxima tela que abrir, você encontra mais categorias: Moda, Viagem, Política, Gastronomia, Música, Cinema, Jogos, Auto e Ciência. Para criar sua conta, você deverá ir ao botão “Crie Seu Flipboard” que se localiza no canto inferior da tela.

Na tela que você for redirecionado, um pequeno resumo e tutorial é apresentado onde você pode passar de uma página para outra selecionando o botão “Próximo” que se localiza no canto superior direito ou simplesmente arrastar seu dedo da direita para esquerda. Na última página, você finalmente irá encontrar o botão para criar sua conta (“Criar uma Conta”).

Na tela de cadastro de contas, você deverá preencher seu Email, Nome do usuário, Senha, Nome Completo (opcional) e uma Imagem (opcional). Após preencher todos os dados, vá em “Cadastre-se” que se localiza no canto superior direito.

Autenticando uma conta existente

Na tela inicial do aplicativo, você encontra um texto em seu topo: “Já possui uma conta?” e logo abaixo “Toque na tela para fazer login”. Ao clicar na tela, você será encaminhado para a tela de autenticação de usuário, onde você deverá preencher o nome do usuário e senha. Depois de preenchido, vá em “Entrar” que se localiza no canto superior direito da tela.

1 – Selecionando categoria 2 – Carregando o aplicativo 3 – Tela Inicial

Navegando dentro do aplicativo

Depois de criada a conta, iremos começar a explorar todas as funcionalidades disponíveis dentro do aplicativo.
Quando você começar a mexer dentro dele, você perceberá que o aplicativo utiliza bastante o deslizamento de seu dedo para diversas funcionalidades, por exemplo: de cima para baixo você atualiza sua página inicial para buscar informações mais recentes; de baixo para cima você muda de uma página para outra e da direita para esquerda você abre um menu lateral chamado “Conteúdo” (que também pode ser acessado ao pressionar a fita vermelha localizada no canto superior direito do aplicativo).

Com um design arrojado, a princípio você pode ficar meio confuso ao navegar pelo aplicativo. Na tela principal, mais de sua metade é ocupada pela categoria “Notícias da Capa” (única categoria onde você não consegue remover) e mais abaixo outras categorias nas quais o aplicativo adiciona como exemplo para você visualizar.


Como visualizar uma categoria?

Para visualizar uma categoria, você precisa clicar sobre a imagem da categoria escolhida para ser encaminhado para a tela dessa categoria. No topo da tela que abrirá você encontra no título o nome da categoria, onde duas novas opções irão aparecer quando você selecionar esse título (Mais seções para ler e Você também pode gostar). No meio da tela, você encontra as informações do artigo como: seu título, site de onde foi tirada essa notícia e uma breve descrição.
No canto inferior da tela, é onde fica toda a integração das redes sociais com o artigo correspondente. Dependendo de onde foi tirada essa notícia (Facebook, Twitter, etc), você consegue curtir, colocar como favorito, retuitar, compartilhar entre outras inúmeras funcionalidades distintas de cada rede social.

Visualizando um artigo

Dentro de uma categoria, você deverá selecionar um artigo específico para conseguir visualizá-lo integralmente. A tela de visualização do artigo nada mais é que a própria página de origem da notícia (por exemplo, ao entrar em um artigo publicado pelo Olhar Digital, quando eu selecioná-lo, o aplicativo irá me redirecionar para o site do Olhar Digital no artigo selecionado). Por causa disso, o tipo de formatação não segue um padrão. A única parte em comum dentro de todos os artigos é uma barra localizada no canto superior da tela, onde você consegue (por ordem da esquerda para direita): compartilhar o artigo pelo Twitter, colocar o artigo como Favorito dentro do Twitter, botão de opções (Compartilhar Link, Enviar Link por e-mail, Ler Mais Tarde, Ver na Web e Sinalizar como Impróprio), ver a publicação original e adicionar o artigo dentro de uma revista própria ou criar uma revista.

Vale comentar que essa barra de opções mencionadas acima foi no caso de um artigo publicado pelo Twitter. Caso o artigo tenha sido publicado pelo Facebook, a opção de “Curtir” substitui os dois primeiros itens do Twitter (Compartilhar o artigo pelo Twitter e colocar o artigo como Favorito dentro do Twitter).

Como pesquisar por artigos específicos?

Dentro do menu “Conteúdo”, você pode realizar buscas pela barra de pesquisas que se encontra no topo da tela (com uma imagem de uma lupa no canto esquerdo). A pesquisa já é realizada enquanto você digita sua palavra e uma lista de possíveis resultados aparece na parte inferior da tela, separadas por redes sociais e também pelo próprio Flipboard.

E se eu não tiver nenhum artigo específico em mente? O aplicativo me ajuda a achar artigos por categorias?

Exato! Caso você não tenha idéia do que deseja ler no momento, você pode ir na coluna “Descubra Mais” que fica dentro do menu “Conteúdo”. Ele está dividido em quinze categorias: Novidades e Destaques, Dos Nossos Leitores (setor bastante interessante devido ao fato de que você consegue visualizar todas as revistas criadas e publicadas pelos próprios leitores), Notícias, Negócios, Tecno & Ciência, Esportes, Foto & Design, Artes & Cultura, Vida & Estilo, Viagem, Moda, Música, Livros, Guia de Cidades e Conteúdo em Inglês. Agora basta você escolher uma categoria e navegar dentro dela até achar um artigo de seu gosto!

Quais são as redes sociais que consigo integrar? E como devo fazer?

Atualmente existe quatorze redes sociais nas quais você consegue integrar com o Flipboard: Twitter, Facebook, Google+, Google Reader, Linkedin, Instagram, Flickr, Tumblr, 500px, Sina Weibo, Renren, SoundCloud, Youtube e New York Times.
Para integrar, você deverá ter uma conta na rede social que deseja realizar essa integração e quando selecionar dentro do aplicativo, preencher todos os campos necessários (normalmente eles só pedem o email de cadastro e sua senha da rede social).

Quais são as vantagens de integração das redes sociais?

O aplicativo foi desenhado e desenvolvido para funcionar junto com as redes sociais. As vantagens são muitas: consolidar todas as suas redes sociais em apenas um lugar (ao adicionar essas redes sociais, você consegue visualizar todas as suas atualizações em formato de revista, notícias compartilhadas por amigos, fotos compartilhadas, etc), tudo que você comentar, curtir ou adicionar como favorito no Flipboard será sincronizado de forma automática com a rede social de sua escolha, facilitando assim sua interação com seus amigos.

1 – Integração com Redes Sociais 2 – Visualizando um artigo 3 – Opções dentro de um artigo

Como criar minha própria revista?

No canto inferior direito de cada artigo, você encontra um botão “+”. Ao pressionar ele que você consegue criar sua própria revista.

Na primeira vez que você ir nesse botão, o aplicativo irá pedir para que você crie sua primeira revista, preenchendo os seguintes campos: “Nome da Revista”, “Descrição da Revista” (opcional), “Categoria” (é aconselhável escolher uma categoria para sua revista para que as outras pessoas consigam procurar e achar sua revista) e por último “Permitir que todos vejam a minha revista” com a opção de habilitar ou desabilitar essa função. Ao terminar de preencher todos esses dados vá em “Criar” que se encontra no canto superior direito para criar sua revista.

Nas próximas vezes que você for adicionar um artigo, você consegue adicioná-lo em uma revista já criada ou criar uma nova revista. Para isso, basta você selecionar a revista em que você deseja adicionar o artigo ou selecione a opção “Criar Revista” para criar uma nova revista com esse artigo.

Como encontrar minhas revistas?

Para encontrar suas revistas criadas, você deverá ir ao canto superior direito para ser direcionado para a tela de “Conteúdo”. Dentro dele, vá em “Meu Flipboard” e você conseguirá visualizar todas as suas revistas embaixo de “Minhas Revistas”. Basta selecionar uma revista para visualizar seu conteúdo.

Como editar minhas revistas?

Você precisa ir em “Editar Revistas” que se encontra sempre no último item da lista de todas suas revistas. Ao entrar nela, você encontra no canto esquerdo um botão de excluir para cada revista listada nessa tela, onde ao selecioná-lo, outro botão vermelho “Remover” irá aparecer no canto direito da tela, tendo que pressioná-lo também para remover definitivamente a revista de seu aplicativo.

1 – Criando uma Revista 2 – Adicionando dados para criação da revista 3 – Teste no novo iOS 7

Como remover e adicionar novas categorias nessa minha tela principal?

Aproveitando que estamos detalhando sobre a tela de “Meu Flipboard”, no canto inferior você consegue gerenciar todas as suas assinaturas/categorias dentro de seu aplicativo. Para você remover essas categorias, você pode selecionar o botão “Editar” que se encontra no canto direito ao lado do título “Minhas Assinaturas” e apertar o “x” que se encontra no canto superior esquerdo de cada categoria que deseja excluir.

ara adicionar uma categoria, você tem duas maneiras distintas de fazê-lo: dentro de “Minhas Revistas” e navegando pelos artigos.

Dentro de “Minhas Revistas”

Na opção anteriormente explicada, você também pode fazer uma assinatura de suas próprias revistas. Para fazer isso, na tela de “Editar Revistas”, você deverá ir em “OK” no canto superior direito para sair do modo de exclusão das revistas. Você irá perceber que no canto direito de cada revista apareceu um laço branco, onde ao selecioná-los, você estará automaticamente assinando essa revista.

Navegando pelos artigos

Quando você estiver navegando pelos artigos, você percebe que ao lado esquerdo do título do artigo existe o mesmo laço branco comentado acima. Para adicionar esse artigo em sua tela principal basta você clicar nesse laço.

1 – Excluindo uma revista 2 – Minhas Revistas 3 – Minhas Assinaturas

Configurações e Editar Perfil

Dentro de “Meu Flipboard” ao pressionar a imagem de uma engrenagem no canto superior direito, um novo submenu irá abrir no canto inferior da tela contendo três opções: Configurações, Editar Perfil e Sair.

Configurações

Ao entrar nessa tela, você encontra uma lista de funcionalidades na qual você consegue gerenciar: Ler Mais Tarde, Edição do Guia de Conteúdo, Tamanho do Texto, Notificações Push, Autores Silenciado.

Ler Mais Tarde

Aqui dentro você consegue realizar a integração de redes sociais como: Instapaper, Pocket e Readability para utilizar a funcionalidade de ler os artigos mais tarde.

Edição do Guia de Conteúdo

Dentro dessa opção você consegue mudar o seu país de origem.

Tamanho do Texto

Existem três tamanhos de texto: Normal, Grande e Extra Grande.

Notificações Push

Aqui são configuráveis as seguintes notificações: Curtidas, Comentários, Reflips, Menções, Assinaturas e Recomendações de Conteúdo.

Autores Silenciados

Dentro dessa tela você consegue desativar os autores que você havia silenciado anteriormente.

Editar Perfil

Nessa tela você consegue alterar seus dados de sua conta do Flipboard, como: nome completo, perfil, imagem, alterar senha, alterar email, recuperar senha, recuperar nome do usuário, excluir conta e reenviar confirmação por email.

Conclusão

Resumindo, esse aplicativo é excelente, pois é muito fácil de utilizar e seu modo de adequar tudo como se fosse uma revista consegue facilitar a vida do usuário para conectar diversas redes sociais e acessar as informações, atualizações entre tantas outras funcionalidades tudo dentro do mesmo aplicativo. Além disso, a disponibilização dos artigos é bem feito, não deixando nem muito pequeno e nem muito grande o tamanho da letra para leitura. Ainda mais agora com a nova atualização e compatibilidade com o iOS 7, percebe-se que o Flipboard não quer perder seus leitores e também deseja atrair novos usuários com funcionalidades exclusivas como a utilização do Parallax ao visualizar uma capa de revista.


Prós e contras

Aplicativo totalmente em portuguêsFuncionalidade de pesquisas de artigosGratuitoIntegração com redes sociaisCapacidade de criar sua própria revistaAssinar e seguir revistas criadas por usuáriosSuporte ao novo iOS 7Funcionalidade exclusiva para o iOS 7: Uso do Parallax nas capas de revista
Por possuir muitas funcionalidades e integrar muitas redes sociais, as vezes o aplicativo fica um pouco confusoNão existe modo de visualização horizontal, apenas vertical

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Flipboard
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular