LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores reprodutores de música

0Comentários

TuneWiki

TuneWiki consegue resolver três problemas de uma vez: a busca por letras de músicas, o aperfeiçoamento do visual e organização de um player de música. O player nativo do iOs está praticamente igual desde o lançamento do iPhone e iPod, ou seja, velho e desatualizado. Por isso que nesta semana iremos apresentar os melhores reprodutores musicais encontrados na App Store. Além de nos apresentar às letras, também conseguimos ter acesso às imagens diretamente no aplicativo, assim, não precisamos mover um dedo para pesquisar itens relacionados ao nosso álbum ou artista favorito.

E exibição das letras, por sua vez, é similar ao modo das legendas, pois é sincronizada com o momento da fala do cantor. Ele está disponível para mais de 40 idiomas, número que é impressionante se comparado aos outros apps da mesma categoria. Um destaque do TuneWiki é o espaço que ele fornece para o usuário apresentar sua opinião sobre o significado da música. Isso mostra que a desenvolvedora pensa diretamente no cliente final.

As interações com nossos amigos também são excelentes. Conseguimos ver as músicas que eles estão curtindo em tempo real, além da opção de “like” e compartilhamento. A função de mapas nos mostra as canções que estão sendo executadas perto do local onde estamos. Além disso, também podemos ver gráficos de músicas mais tocadas. As opções de compartilhamento também são mais avançadas do que outros do mesmo gênero.

Além do Facebook e Twitter, podemos compartilhar links no instagram. Uma função que foi adicionada recentemente e já é bastante satisfatória é o SHOUTcast. Com ele podemos ouvir rádios online do mundo todo. Outro ponto fortíssimo do TuneWiki é a possibilidade de identificar músicas que estão sendo reproduzidas no ambiente, ou seja, no rádio da escola ou até no iPhone de um amigo. O aplicativo está disponível para dispositivos com a versão 5.0 do iOs. Vamos começar a exploração.

Iniciando o aplicativo

A primeira coisa que é exibida é a janela de boas vindas acompanhada de um “deslize para começar”. Quando obedecemos, conseguimos ver as funções do aplicativo, como a sincronização de letras e usabilidade de imagens para falar sobre canções. Na última guia ele informa que para uma melhor utilização, devemos criar uma conta de graça para nos conectarmos com amigos.

Tela inicial / Funções

Conseguimos perceber que eles capricharam no design, me deixando até ansioso para começar a utilizar o gerenciamento musical. Após o fim da explicação, temos acesso à página de log-in. Nesta parte conseguimos nos conectar pelo Facebook, Twitter ou criar uma conta TuneWiki. Vou entrar com a conta do Facebook, pois acho muito prático a divulgação que podemos efetuar pela rede. Quando terminamos esse processo, devemos escolher um nome de usuário para prosseguir.

Depois de escolher seu usuário, já pode perceber que o aplicativo é similar ao app nativo do iOs. Mesmo com essa similaridade, o TuneWiki faz seu trabalho de nos trazer leveza e simplicidade. Conseguimos ver dois botões na barra superior e cinco opções na inferior.

Tela de log-in / Permissões para o Facebook / Temos que escolher um nome de usuário

Barra de ferramentas

A guia principal, onde começamos na primeira vez é a de artistas. Em “Artist” você pode ver todas as bandas e cantores que você possui armazenado em seu dispositivo. Os dados estão separados por ordem alfabética, mas podemos selecionar uma letra para busca na barra vertical direita. Após certo tempo de uso o aplicativo nos pede para dar uma nota pelo funcionamento, mas você pode escolher ser lembrado mais tarde ou até mesmo nunca.

Quando tocamos em qualquer artista, conseguimos ver todos os álbuns que este possui. Se houver muitos, temos acesso ao numero exato olhando para a parte inferior da tela. Em “All songs”, conseguimos ver uma lista contendo todas as músicas de todos os álbuns, mas também somos capazes de escolher um em si para ouvirmos só as músicas daquele CD.

Para retornar, devemos pressionar o botão de seta, localizado na parte superior esquerda. Voltando para a parte inicial de artistas, podemos ver a caixa de pesquisa ao deslizar o dedo para baixo, sendo uma maneira rápida e fácil de achar os itens que estamos buscando.

Interface geral do aplicativo / O aplicativo nos pede para dar uma nota / Álbuns de um artista

Na barra ferramentas, vamos acessar “Albums”. Nessa parte conseguimos ver uma lista contendo todos os álbuns armazenados no iGadget, mas a visualização é feita através do nome e imagem, ao contrário de músicas e artistas. Ao tocar em qualquer álbum, todas as músicas armazenadas no respectivo item são exibidas.

Na parte cima conseguimos ver o nome da banda e do álbum, data de lançamento, quantidade de músicas e quanto nós levaríamos para ouvir todas. Em Shuffle, na parte direita, conseguimos reproduzir todas as canções de forma embaralhada, ou seja, fugindo de uma sequência monótona. Quando voltamos a tela inicial, o botão na parte extrema superior nos leva para todas as músicas.

Guia de álbuns / Músicas que estão contidas em um álbum / Todos os itens são em ordem alfabética

No botão central da barra de ferramentas, Songs, temos acesso a uma lista com todas as músicas disponíveis em nosso aparelho. O botão superior é o mesmo Shuffle dos álbuns, que reproduz as canções de forma embaralhada. Todas as guias do TuneWiki possuem a barra de caracteres na parte direita, facilitando a busca por ordem alfabética. Na penúltima guia da barra inferior, conseguimos ter acesso a todas as playlists criadas.

Nessa mesma parte conseguimos ver as músicas adicionadas e reproduzidas recentemente e as mais tocadas. Por último, vamos ao ícone “Radio”. Nele encontramos uma interface bonita e bem organizada. Na parte de cima conseguimos ver as melhores estações e as favoritas.

Logo abaixo podemos ver os tops gêneros, como alternativo, rock, jazz, pop, eletronic, metal e etc. Para favoritar uma estação você deve pressioná-la para reproduzi-la e então tocar na pequena estrela que fica localizada no canto esquerdo.

Todas as músicas / Playlists / Função SHOUTcast para rádios

Player

Uma das coisas mais simples no aplicativo é o player em si. Na parte superior conseguimos ver o nome da banda, álbum e música. Também temos o Lyric Art no canto superior direito e o voltar no esquerdo. Logo abaixo dessa barra superior, conseguimos ver o andamento da música, a opção de repetição no canto esquerdo e no direito o botão Shuffle.

Aqui também somos capazes de visualizar a duração total da canção. Na parte central podemos ver a imagem do álbum onde a música está localizada e a letra é rapidamente encontrada e disposta na metade da tela para baixo. É impressionante como a sincronização da letra, pelo menos nas músicas testadas, é precisa.

Conforme o cantor vai pronunciando as frases, a legenda vai informando o que foi falado. Ao tocar na letra, a legenda e a imagem do álbum passam a ocupar a tela toda do dispositivo. Na parte inferior conseguimos sincronizar a letra pressionando o botão esquerdo, as opções comuns de música (pause, play, avançar e volume), que estão localizadas na parte central e o lado direito reserva um espaço para mais opções, como marcar como incorreta e selecionar o idioma.

Interface do player / Conseguimos marcar como incorreta e mudar o idioma / Idioma em português

O acervo de idioma realmente é impressionante, o português é acessado e exibido facilmente. No canto superior direito, em “Lyric Art”, conseguimos acessar uma função muito legal. Nela podemos selecionar uma imagem, ver a legenda, alterar a fonte e após tudo isso compartilhar no instagram, Facebook ou Twitter.

A sua “arte” vai parar até no site do TuneWiki. Outra coisa legal é a possibilidade de deslizar para os lados para encontrar informações. A primeira guia nos traz a comunidade, onde pessoas que estamos seguindo compartilham suas músicas, letras, fotos e comentários. A terceira guia nos traz nosso status.

Aqui podemos ver nosso grau de interação com o aplicativo, variando entre Silver, Gold e Platinum, além da exibição de quantos itens compartilhamos, gostamos e nossa atividade geral. Por fim, a quarta nos mostra as últimas fotos compartilhadas. Quando tocamos em alguma, conseguimos comentar, gostar e compartilhar.

Ferramenta Lyric Art / Comunidade / Nível de interação com o TuneWiki

Menu

No canto superior esquerdo encontramos o botão que nos dá acesso a uma barra vertical de ferramentas. Nela, podemos alternar facilmente entre identificação, populares, atividade recente, nosso perfil, adicionar amigos e configurações. O segundo botão é o de identificação, com ele podemos reconhecer músicas que estão sendo reproduzidas na casa da vizinha ou no barzinho. Nessa janela, conseguimos também procurar por nome e ver o histórico de áudios reconhecidos.

Essa função é realmente impressionante, pois com ela conseguimos identificar quase todas as canções e a legenda é automaticamente sincronizada. Quando a música é descoberta, conseguimos acessá-la pelo iTunes, onde podemos realizar a compra. O terceiro botão do menu nos leva para uma lista de imagens populares, onde conseguimos curtir, comentar e “recompartilhar”.

Na parte inferior também conseguimos acessar o “Feed”, onde conseguimos ver nossos posts e dos nossos amigos. Para compartilhar você deve tocar na seta que está na parte inferior direita do post.

Menu / Identificando músicas / Feed
O quarto ícone nos mostra as nossas atividades recentes, como compartilhamentos, curtidas e comentários. O quinto botão nos mostra nosso perfil, que é onde conseguimos ver todas as músicas que nós reproduzimos, pessoas que estamos seguindo e seguidores, canções que ouvimos recentemente, tops artistas e tops sons. No penúltimo ícone temos acesso à janela que utilizamos para seguir pessoas. Conseguimos usar o Twitter e Facebook para encontrar amigos que também usufruem do TuneWiki.
Meu perfil / Adicionando amigos / O TuneWiki nos indica pessoas para seguir

Configurações

No último botão do menu temos acesso às configurações, onde conseguimos editar nossa foto, adicionar uma mensagem pessoal, trocar nosso nome de usuário, alterar preferências de notificação, sair da conta, voltar a exibição de todos os tutoriais, remover anúncios e sobre.

As opções de notificações se resumem em: likes, comentários, novos seguidores, itens em destaque, respostas e compartilhamentos. Em “remove ads” podemos pagar em torno de 6 reais para eliminar todos os banners de marketing. Por fim, em “About” conseguimos ler sobre a política de privacidade e entrar em contato com os desenvolvedores do aplicativo.

Configurações / Ajustes de notificação / Valor de 6 reais para remover banners

Conclusão

TuneWiki é um aplicativo realmente muito completo. Conseguimos ouvir músicas e ler o que o cantor está dizendo em tempo real e a sincronização é muito boa. A separação de música é basicamente a mesma do app nativo do iOs, mas com tanta vantagens que você irá querer migrar só de ler essa conclusão. Conseguimos ler as letras em várias línguas, inclusive português e inglês. A comunidade conta com vários utilizadores que promovem as músicas que ouvem e artistas que são fãs.

Outro fator decisivo para a migração é a identificação de músicas que estão sendo reproduzidas no ambiente, como no shopping ou até mesmo no cinema. Além de reconhecer a música, o TuneWiki automaticamente exibe a legenda sincronizada com a canção que nem mesmo está sendo reproduzida em nosso dispositivo. Se quer sair do app de música do iPhone então o TuneWiki é recomendadíssimo para essa tarefa.


Prós e contras

Identificação de músicasEstações de rádioLetras sincronizadas perfeitamente40 idiomas disponíveisVárias opções de compartilhamento
Design parecido com o app nativo do iOs

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

TuneWiki
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista