LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A10s vs LG K40s: hardware parecido com experiência diferente | Comparativo

22 de maio de 2020 21

Se você está buscando um celular bom e barato há algumas opções interessantes no mercado. Dos mais básicos da Samsung podemos indicar o Galaxy A10s, mas há o LG K40s que vem dando trabalho para a sua conterrânea. Qual coreana entrega um melhor custo-benefício quando o assunto é celular de entrada? É isso que vamos descobrir neste comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A10s

LG K40s

Começamos pelo design e de frente vemos que os dois são bastante parecidos com entalhe em formato de gota e borda mais larga abaixo da tela. Eles são do mesmo tamanho, mas o Samsung consegue ser mais fino e leve mesmo que tenha uma bateria maior. Além disso, as bordas são um pouco mais finas, o que faz com que o A10s entregue um pouco mais de tela.

A qualidade de construção é a mesma com corpo todo feito de plástico. Nenhum se sobressai aqui e a finalização na traseira também é similar, com plástico liso que torna o celular escorregadio. O K40s chegou ao Brasil nas opções preta e azul, também disponíveis para o A10s, porém o da Samsung também tem opção em tom vermelho mais chamativo.

75.8 x 156.9 x 7.8 mm
6.2 polegadas - 1560x720 px
73.9 x 156.3 x 8.6 mm
6.1 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

Os dois trazem leitor biométrico na traseira. O do K40s é mais ágil e falha menos. O da LG tem de extra um botão dedicado para o Google Assistente que fica na lateral. Já em termos de tecnologias não há diferenças: nenhum tem USB-C ou Wi-Fi 5 GHz.

Como nenhum chega a se destacar, daremos empate de início.

Multimídia e software

Tela e som


O A10s tem um pouco mais de tela com mesma resolução do rival coreano. Samsung economizou e adotou um painel LCD mais simples, enquanto LG escolheu uma boa tela IPS LCD para o K40s.

O Galaxy A10s até consegue atingir brilho um pouco mais alto, mas a qualidade de imagem no K40s é melhor, com contraste elevado e cores bem calibradas. No Samsung é tudo lavado e não há opção de regular as cores.

Na parte sonora temos apenas um alto-falante em cada. O som é mono, não muito potente e a qualidade é apenas mediana nos dois. O da LG é um pouco melhor nisso, já que não exagera tanto nos agudos, mas por outro lado o som do A10s dá a sensação de ser mais alto.

Os dois trazem fone de ouvido na caixa e o acessório não poderia ser mais simples. Dá para ouvir músicas? Até dá, mas é melhor investir em um fone melhor.

O K40s leva ponto por melhor tela e os dois empatam em áudio.

Software


One UI ou o Android modificado da LG: qual você prefere? Cada um tem seus diferenciais com recursos que podem ser úteis ou não, vai depender da necessidade de cada pessoa. O problema da interface da Samsung é que ela pesa mais que a da LG e vemos engasgos mais constantes no A10s.

Pelo menos Samsung é ágil nas atualizações e já começou a liberar o Android 10 para o Galaxy A10s em alguns países. E o K40s quando receberá esta atualização? Se tratando da LG pode esperar sentado. Ela é uma das fabricantes mais lerdas em updates do Android e provavelmente só veremos a atualização chegar por aqui lá para o final do ano.

Daremos mais um empate.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Mas qual entrega melhor desempenho com apps e jogos? Os dois trazem a mesma plataforma da MediaTek, o chip Helio P22, isso quer dizer que temos velocidade igual? É aqui que vemos que ter 1 GB a mais de RAM faz total diferença. Sem falar que o software da LG faz melhor uso do hardware.

Em nosso teste padronizado de velocidade o K40s foi 1 minuto e meio mais rápido na abertura e reabertura de apps. Na prática isso significa que o A10s não apenas demora mais para carregar os apps como também não consegue segurá-los em segundo plano, tornando a experiência lenta e frustrante.

Só para provar que a culpa não é do hardware, mas sim do software, os dois conseguiram pontos similares em benchmarks, incluindo o tão aclamado AnTuTu. E jogos? A PowerVR GE8320 é uma GPU básica que consegue lidar bem com jogos mais leves, mas em títulos mais pesados terá que jogar com a configuração gráfica no baixo como no PUBG ou Call of Duty.

E damos ponto ao K40s por ter desempenho melhor.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

O Galaxy tem 500 mAh a mais de bateria e isso favoreceu a autonomia a favor do A10s. Os dois conseguem entregar bateria para o dia todo, mas no da Samsung ainda sobra um pouco de carga para o dia seguinte. E se você fizer uso mais pesado com jogos e vídeos, o A10s tem mais chance de chegar até o final do dia com carga.

E a melhor parte é que ele também passa menos tempo na tomada. Claro, os dois demoram mais de 2 horas para chegar a 100%, mas pelo menos você não terá que esperar tanto com o A10s.

E com isso damos ponto duplo ao A10s por melhor bateria e menor tempo de recarga.

Câmeras

Os dois trazem câmera dupla na traseira. Samsung decidiu que um sensor de profundidade seria mais útil, enquanto a LG apostou em câmera com lente grande-angular. Qual é melhor? O K40s consegue tirar boas fotos com fundo desfocado, então você mal sentirá falta de um sensor dedicado para isso.

A câmera secundária do K40s permite capturar mais de cenários sem perda considerável de qualidade. Apenas a tonalidade das cores que mudam, mas os resultados são bons. Em locais abertos e bem iluminados os dois tiram boas fotos. Já em locais fechados e com luz mais amena é onde o K40s se destaca. Ele sofre menos com ruídos e seu foco trabalha melhor.

Fotografar à noite será igualmente frustrante nos dois. Celulares básicos sofrem com fotos muito escuras e nenhum aqui se salva disso. O da LG tem de extra IA integrada à câmera que faz algumas correções de cores e tende a dar um efeito de bronzeado à pele, o que agradará os fãs de iPhone.

Por ter melhor câmera damos ponto ao K40s.

Fotos tiradas com o Galaxy A10s

O LG tem câmera frontal com resolução superior. Isso nem sempre quer dizer que quanto mais pixels, melhores são as selfies. No entanto, neste caso é justamente o que temos. O K40s registra mais detalhes da pele, sofre menos com perda de nitidez à noite e a IA pode até ajudar a salvar a foto quando há luz muito forte de fundo, como ao fotografar no pôr do sol.

O desfoque de fundo também é melhor no LG. Há menos falhas no recorte, enquanto o Galaxy normalmente erra ao borrar ombros, orelhas ou mesmo parte do cabelo.

E o K40s leva mais um ponto em câmera.

Fotos tiradas com o LG K40s

Para vídeos não espere muito de nenhum dos dois. Ambos gravam em Full HD com qualidade similar e sofrem bastante à noite com vídeos bastante escuros. O da Samsung treme mais e tem captura de áudio inferior.

A frontal também é um pouco pior no Galaxy e treme ainda mais que a câmera traseira. É uma pena que a filmadora do K40s não seja boa como as fotos, mas no geral é um pouco melhor que a do A10s.

E encerramos a parte de câmera com mais um ponto para o da LG.

Preço

Até aqui vemos que o basicão da LG é um melhor celular no geral e o seu preço mais baixo torna a situação ainda mais complicada para o lado da Samsung. Eles chegaram ao mercado por volta de R$ 1 mil, mas atualmente o K40s está quase R$ 200 mais barato.

Dificilmente veremos o da Samsung ficar mais barato que o da LG e mesmo que o seu preço caia e ambos fiquem no mesmo valor, o da LG ainda entregará melhor custo-benefício.

E com isso damos o último ponto do comparativo ao K40s.

5.8 Hardware
4.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy A10s

Comparar Aviso de preço

Conclusão

A LG realmente acertou com a linha K e vem dando trabalho para as rivais quando o assunto é um bom celular com preço justo. E o K41s já está chegando ao Brasil, o que vai tornar a briga ainda mais interessante entre as duas coreanas.

Se você quer o melhor basicão vá de K40s. Ele tem melhor tela, desempenho muito superior e melhores câmeras. Sua bateria pode não durar tanto quanto a do A10s, mas rende o dia todo. Só falta a LG agilizar as atualizações do sistema e trazer logo o Android 10 para o K40s.

RESULTADOS

LG K40s: 9 PONTOS

  • Melhor leitor biométrico
  • Tela com melhor imagem
  • Melhor qualidade sonora
  • Software flui melhor
  • Desempenho muito melhor
  • Melhor câmera para fotos
  • Melhor para selfies
  • Filma com qualidade um pouco superior
  • Melhor custo-benefício

Samsung Galaxy A10s: 5 PONTOS

  • Bordas mais finas e mais leve
  • Som mais potente
  • Software mais atual
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga

Qual o melhor básico atualmente na sua opinião? Não esqueça de comentar abaixo.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 12:02)

21

Comentários

Galaxy A10s vs LG K40s: hardware parecido com experiência diferente | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista